"Latência" BRA x USA

alguém tem algum material comparando a latência de um sistema hospedado aqui em comparação com um sistema hospedado nos estados unidos?

todo mundo sabe que sistemas hospedados aqui tendem a responder mais rápido; assim como todo mundo sabe que a diferença é pequena, milisegundos. mas, alguém tem números disso?

Cara, pq q tu nao usa ping / tracert pra testar? Eu fiz isso aqui, e da pra dizer que eh maior sim. E tambem, eh meio “obvio” do porque q eh maior. Papers sobre isso eu desconheço msm…

[]'s!

na verdade eu não preciso de ‘paper’ pra isso. já sei que a latência é maior! queria só ter ‘algum número’, sabe?

Na primeira vez que fiz testes os resultados foram bem próximos, mas eu tinha uma amostra pequena de dados.

Estava com um servidor no Canada e estava achando a aplicação muito lenta fiz um teste em um servidor Brasileiro a aplicação ficou 3x mais rápida apenas pelo fato de mudar o servidor oO (está certo que após uma conversa com o Edson Gonçalves, acreditamos que tenha algum problema com as conexões da Oi aqui no RS porque a diferença não deveria ser tão grande).

No entanto, vem outro problema não há datacenter brasileiro confiável!!

Troquei o servidor Canadense da Integrator pelo Cloud da UOL dobro do valor… e qualidade muito inferior…
Para ter uma ideia, houve um problema no storage quinta-feira às 21h e o problema ainda não foi resolvido hoje segunda-feira a noite.
Infelizmente, a qualidade dos datacenters brasileiros está muito aquém a dos estrangeiros.

Vamos esperar que a Amazon chegue logo =)

:arrow: http://blog.hostdime.com.br/tecnologia/eua-ou-brasil-onde-hospedar

:arrow: http://blog.kinghost.com.br/2009/07/hospedagem-de-sites-no-brasil-ou-nos-estados-unidos

ao que tudo indica, quando o assunto é latência, não tem jeito: o melhor é hospedar o sistema no brasil… ou não?

O site do GUJ é hospedado nos EUA, não no Brasil, e acho que o desempenho dele é tolerável. Muita gente costuma fazer o seguinte: pagar hospedagens separadas para a parte “dinâmica” e “estática” do site. A parte estática pode ser hospedada em algum provedor internacional que tenha o compromisso de disponibilizar com a menor latência possível (por exemplo, eles podem ter servidores em vários países, com cópia do mesmo conteúdo, mas isso é completamente transparente para você). A parte dinâmica pode ser hospedada em um provedor que seja confiável. Se ele fica na sua casa, ou se fica num provedor brasileiro, americano, sul-coreano ou alemão, aí fica de acordo com sua experiência.

penso que não é uma questão de ‘experiência’, e sim de ‘infra-estrutura’…

estamos debatendo ‘latência’… um sistema hospedado na coréia do sul tem uma latência muito maior do que hospedado por aqui…

o desafio é encontrar um provedor confiável nas bandas de cá… :roll:

A latência de um cliente aqui no Sudeste do Brasil em relação a um servidor hospedado aqui no Sudeste obviamente vai ser menor que um hospedado na Gringolândia.
Para ter uma idéia, você pode fazer umas continhas com a velocidade da luz.
Suponha que o cliente em Brasília esteja a 1000 km do servidor em São Paulo, e que este responda em 0 nanossegundos, e que os dois sejam ligados diretamente por uma fibra óptica. Nesse caso, a menor latência possível é dada pela velocidade da luz. Ou seja: 2000km / 300000 km/seg = 6,7 ms.
Suponha agora que o cliente em Brasília esteja a 8500 km do servidor em Chicago “em linha reta”, e nas mesmas condições (haver uma fibra óptica perfeitamente reta entre as duas cidades). A distância é de 8500 km, portanto a menor latência possível é de 17000km / / 300000 km/seg = 57 ms.
Como você deve ter percebido, os tempos reais são bem maiores, porque:
a) Obviamente não há uma simples fibra entre Brasília e Chicago e sim vários cabos submarinos, repetidores etc. que irão deixar esse tempo maior (é claro que isso também ocorre entre Brasília e São Paulo :slight_smile: );
b) Pode ser até que, por um problema de conectividade, a rota que o seu pacote faça passe por um link de satélite. Aí o tempo vai aumentar horrores. Isso porque satélites geoestacionários ficam a 35 800 km acima da Terra. Portanto, só o tempo de o seu dado ir para o satélite e voltar dá 2 x 35 800 km / 300000 km/seg = 239 ms. Imagine então o tempo gasto em terra até chegar à estação que transmite para o satélite e a que recebe do satélite.

Os dados corretos, no entanto, você tem de procurá-los na Internet. Só fiz uma avaliação do tempo absolutamente mínimo que pode ser esperado e supondo condições bem irreais (propagação na velocidade da luz e em linha reta, sem gastar tempo em roteamentos e com o servidor tendo 0 ms de latência.

Hum… será que esse atraso de 100 ou 200ms realmente afeta a utilização do serviço?
Não seria mais uma questão da velocidade e qualidade do link de internet do provedor, independente de onde ele esteja?

dependendo do serviço, sim!

naturalmente, para um ‘sisteminha’ ou para um ‘sitezinho’, nada muda…

porém, para certos serviços um ‘atraso’ desse tipo pode definir ‘morte’ e ‘vida’…

A NOSSA infraestrutura atrapalha demais tambem.
Recentemente tive problemas de latencia e era um roteador da embratel no meio do caminho trabalhando no talo.

estava pensando, cá com meus botões: site de leilões. servidor nos eua. clientes, no brasil. todos. apesar da ‘alta latência’ bra x usa, se todos os clientes estão aqui e o servidor lá, todos estão ‘em pé de igualdade’, não? alguém discorda? :roll: