Alguém tem alguma opnião sobre esse assunto?
fcmartins escreveu:
Ê tópico ruim, já passou da hora de trancar. Programador Delphi cada vez mais se parece com os Clipeiros de alguns anos atrás.Uma aplicação Java tem que rodar em várias plataformas, e os componentes da tela (botões, labels, caixas de texto, radios, etc.) usam fontes diferentes, têm altura e largura diferentes, espaçamentos diferentes, etc. Como posicionar os componentes absolutamente, em grades, no estilo do Delphi e VB, nessa situação? Simplesmente não dá.
Para resolver esse tipo de problema é que existe o conceito de gerenciadores de layout (conceito que existe em outras plataformas, além do Java). Usando um layout manager, você dá “dicas” de como os componentes vão ser dispostos na tela e o gerenciador se encarrega de posicionar os componentes na tela, cuidando de dimensionar e espaçar os componentes de acordo com o que prega o Look&feel usado.
Funciona perfeito? Claro que não, é por isso que existem vários layouts disponíveis no Java, ao longo dos anos foram sendo criados layouts para atender às necessidades de criação de diferentes tipos de telas e à necessida de facilitar o trabalho do programador. E o suporte aos Look&feels sempre foi sofrível (a eterna discussão do “não nativo o suficiente”), com bugs, gerando inclusive Look & feels de terceiros, como o Winlaf e o Quaqua, dedicados a corrigir os pontos em que a implementação fornecida com a JRE implementa de forma incorreta os padrões esperados.
A última evolução é o GroupLayout, incluído no Java 6, que posiciona os componentes relativos uns aos outros, ao longo de eixos, que é mais intuitivo e natural para o programador, porque é muito semelhante a usar o sistema de grades do Delphi e do VB, mas mantendo o suporte a múltiplas plataformas.
Você escreveu isso em tópico, gostei muito da explicação. Percebe-se que você é um programador experiente.
Seguinte, minha duvido enquanto aos Layouts…
Aprendi Flow,Border,Card,Grid e GridBagLayout na faculdade, mas não de uma forma ampla, mas eu fui mais a fundo e aprendi mais sobres esses layouts…Nao domino o GridBagLayout, mas é o layout que eu uso geralmente porque me deixa posicionar melhor os componentes.
E agora vejo que existe o GroupLayout e pelo que eu li em alguns tutorias me parece melhor, ate mais fácil ou não tanto complicado quanto ao GridBag.
E lendo os tutorias vejo que o NetBeans 5.5 desenha de uma forma muito fácil esse layout no container, eu vi um demo e não acreditei na facilidade.Mas a minha pergunta é, não devo perder tempo em programar em “baixo nível” e devo usar NetBeans GUI Building e não praticar o programação do layout e me concentrar em outros coisas do meu projeto.
Eu tenho o livro do Deitel 6ª edição, voce sabe se já tem algum livro falando sobre o Java 6?
Você tem alguma dica, conselho, curso, sugestão, para me tornar um programador melhor?
Obrigado,
Rafael.