Andei dando uma olhada no Lazlo, já que aqui muitos parecem gostar desta ferramenta. Pelos comentários também vi que ele é muito pesado, e os exemplos que rodei rodaram na web dentro do brownser! Até aqui beleza!
Sem dúvida nenhuma o Lazlo é muito bonito e interessante.
A minha dúvida é a seguinte. É possível criar aplicações desktop com o Lazlo assim como posso fazer em Swing? E quanto aos componentes que o lazlo possui? São tão avançados quanto no caso do Swing!
Ou seja, em produção, quais são os critérios para escolher Swing ou Lazlo!
Afinal, agradar o cliente com uma tela bonita igual a dos Lazlo seria maravilhoso… mas até onde eu posso ir com o Lazlo… quais são as limitações!
Eu confesso que não pudi ler muito a respeito, mas li os posts colocado aqui no guj e dei uma passada nas documentações e exemplos na documentação.
Para aqueles que ficarem curioso quanto ao Lazlo, vou colocar abaixo alguns links interessantes para orientá-los!
Laszlo permite sim aplicações desktop, mas num nível básico ainda: estas aplicações não podem fazer requisições remotas. Na próxima versão será possível.
Sobre componentes, ele permite a criação de coisas bastante avançadas, como você pode perceber no tutorial básico; contudo ainda não permite algumas coisa muito simples, como um campo formatado de maneira correta.
Então o Lazlo é indicaedo apenas para alguns softwares de pequeno porte?
Também li que você precisa iniciar um servidor! Daí surge uma outra dúvida. Se o cliente for usar o Lazlo como aplicação desktop, ele deverá obrigatoriamente iniciar o servidor???
Ele aguenta uma carga grande de dados se é isso que você está perguntando. O problema atual é a necessidade de ter um servidor bastante potente para distribuir a aplicação para todas as requisições sem causar lentidão.
E sobre aplicação no cliente, basta distribuir o .swf que o Laszlo gera. Como eu disse, esse swf não será capaz de fazer nenhuma requisição remota; mas se sua aplicação precisa guardar poucos dados, um xml local pode resolver.
XUL: Extensible User Interface Language
XUL: XML User Interface Language
Então, resumidamente, qualquer interface gráfica que você declara num documento XML.
Cara, se for mesmo começar a desenvolver com Laszlo, tenha certeza que seu micro tem no mínimo 512 de ram. Recomendável 1gb.
E Laszlo não é algo específico para flash. O que acontece é que no atual momento eles só geram bytecode para o flash player, mas está sim no plano deles ter opção para outros players.
Esquisito… Os exemplos mostrados na documentação rodam rapidinho!!! Esquisito o fato dele ser lento e exigir 1gb, não é?
Bom… Então me indiquem uma opção ao Lazlo que seja legal para mim dar uma olhada, como por exemplo o Thinlet.
Li matérias do Daniel sobre thinlet, e achei muito louco, mas vi também que além do thinlet tem uma renca de outras opções. Daí fica difícil definir em qual dar uma olhada mais a fundo!
Outra curiosidade é a seguinte! Vi comentários de que o código fonte do thinlet não é lá aquelas coisas! Sendo assim, o que vocÊs acham? o Thinlet terá um longo tempo de vida? Ou pode acabar? Ou opções muito melhores surgirão??
Para rodar os swf gerados não precisa de muita máquina, mas para compilar os arquivos em tempo de desenvolvimento com 256 de ram vai sofrer bastante.
E cara, como você pretende que ajudemos a escolher uma tecnologia se não falou nem um bocadinho sobre as requisições do software que precisa desenvolver?
Estou estudando hibernate, e para aproveitar queria ver alguma coisa como laslo e juntar as duas soluções em um sisteminha besta.
Por exemplo, cadastro de alunos, sala de aula e professores. Só para colocar em prática as boas dias de programação que vejo aqui no GUJ, além de colocar em prática o que tenho estudado no hibernate.
Mas se eu crio alguma Interface gráfica bonitona, meu sisteminha ia ficar muito mais lega, além do conhecimento que posso obter.
Criei esse post exatamente porque me identifico com Swing, mas acho legal termos mais opções, e vi algumas outras discussões no fórum sobre o assunto que me dispertaram muita curiosidade, além da matéria sobre thinlet que o Daniel escreveu!