Legibilidade de codigo

AE ALGUEM TEM ALGUMAS DICAS BOAS PRA DEIXAR O CODIGO MAIS LEGIVEL??

OBRIGADO

Olá,

Eu mesmo utilizo alguns implementos para deixar o codigo mais legivel, mas a maioria depende mas de como voce entenderia…

1- Sempre utilizo identacao, para cada bloco de codigo;
2- Utilizo espacos entre os sinais de operaçoes, tipo v = 1 + 2;
3- Sempre crio variaveis temporarias e descarto logo depois (acho chato aquela história de variavel1 = variavel2.metodo1(variavel3.metodo2(variavel4.metodo3(meuValor))));
4- Sempre uilize a sintaxe padrao de Java (aquela de maiusculas e minusculas para objetos, variaveis, etc.);

5- E o mais importante: SEMPRE DEIXO COMENTARIOS E DOCUMENTACAO DO MEU CODIGO (OLHAR CODIGO DOS OUTROS, OU ATE O SEU PROPRIO, SEM COMENTARIOS É UM SACO)

Bom, tá ai algumas dicas para deixar teu codigo mais legivel, qualquer dúvida, post aqui!

()'s

se tu tens acesso ao livro dos Deitel, nos capítulos iniciais tem uma super introdução sobre isso, muito bom… a minha identação é a mesma dos deitel heaheh :lol:

acho que quem leu Deitel se adaptou com identação dele hehehe

acho q isso vai mto do estilo de cada um…
concordo com td q foi dito na primeira resposta, e ainda acrescento algo q eu costumo fazer…
evite ao máximo linhas tão grandes que nao caibam na tela.
se por exemplo eu tenho um if com mtas condições combinadas, eu costumo quebra-las, ex:

if (((idade >= 18) && (sexo = 'M')) || (cabelos.equals("ondulados") && (sexo = 'F'))) { ... }
eu faria:

if (
    ((idade >= 18) && (sexo = 'M')) ||
     (cabelos.equals("ondulados") && (sexo = 'F'))
   ) {
...
}

mas depende mto de cada caso.
tb costumo quebrar linhas de comentarios que ultrapassem a largura da tela.

Hum, algumas dicas são:

  1. Siga a code conventions da Sun que trata de identação, nomenclatura de variaveis e outras coisas;
  2. Usar linhas em branco ajuda um absurdo;
  3. Não crie metodos muito grandes, em geral, maiores que 50 linhas já denota algum problema;
  4. Dê nomes que façam sentido;
  5. Use ferramentas de inspeção de codigo que lhe ajudem a aprender boas praticas.

valeuz…