Legibilidade de codigo

5 respostas
V

AE ALGUEM TEM ALGUMAS DICAS BOAS PRA DEIXAR O CODIGO MAIS LEGIVEL??

OBRIGADO

5 Respostas

_

Olá,

Eu mesmo utilizo alguns implementos para deixar o codigo mais legivel, mas a maioria depende mas de como voce entenderia…

1- Sempre utilizo identacao, para cada bloco de codigo;

2- Utilizo espacos entre os sinais de operaçoes, tipo v = 1 + 2;

3- Sempre crio variaveis temporarias e descarto logo depois (acho chato aquela história de variavel1 = variavel2.metodo1(variavel3.metodo2(variavel4.metodo3(meuValor))));

4- Sempre uilize a sintaxe padrao de Java (aquela de maiusculas e minusculas para objetos, variaveis, etc.);

5- E o mais importante: SEMPRE DEIXO COMENTARIOS E DOCUMENTACAO DO MEU CODIGO (OLHAR CODIGO DOS OUTROS, OU ATE O SEU PROPRIO, SEM COMENTARIOS É UM SACO)

Bom, tá ai algumas dicas para deixar teu codigo mais legivel, qualquer dúvida, post aqui!

()'s

M

se tu tens acesso ao livro dos Deitel, nos capítulos iniciais tem uma super introdução sobre isso, muito bom… a minha identação é a mesma dos deitel heaheh :lol:

R

acho que quem leu Deitel se adaptou com identação dele hehehe

M

acho q isso vai mto do estilo de cada um…
concordo com td q foi dito na primeira resposta, e ainda acrescento algo q eu costumo fazer…
evite ao máximo linhas tão grandes que nao caibam na tela.
se por exemplo eu tenho um if com mtas condições combinadas, eu costumo quebra-las, ex:

if (((idade >= 18) && (sexo = 'M')) || (cabelos.equals("ondulados") && (sexo = 'F'))) { ... }
eu faria:

if (
    ((idade >= 18) && (sexo = 'M')) ||
     (cabelos.equals("ondulados") && (sexo = 'F'))
   ) {
...
}

mas depende mto de cada caso.
tb costumo quebrar linhas de comentarios que ultrapassem a largura da tela.

J

Hum, algumas dicas são:

1. Siga a code conventions da Sun que trata de identação, nomenclatura de variaveis e outras coisas;
  2. Usar linhas em branco ajuda um absurdo;
  3. Não crie metodos muito grandes, em geral, maiores que 50 linhas já denota algum problema;
  4. Dê nomes que façam sentido;
  5. Use ferramentas de inspeção de codigo que lhe ajudem a aprender boas praticas.

valeuz…

Criado 21 de janeiro de 2005
Ultima resposta 21 de jan. de 2005
Respostas 5
Participantes 6