Lei de incentivo a aplicativos nacionais entra em vigor

Smartphones produzidos no Brasil passaram a receber a partir desta quinta-feira isenção do imposto PIS/Cofins. O benefício é válido, no entanto, apenas para aparelhos que saírem de fábrica com um pacote de pelo menos cinco aplicativos brasileiros. Esta cota deve aumentar gradualmente ao longo de 2014, chegando a 50 até dezembro do próximo ano.

O objetivo da lei é dar visibilidade aos sistemas nacionais e também beneficiar todo o setor.

? Hoje quando a gente entra numa loja dessas de aplicativos, raramente aparecem opções nacionais. Quando muito, há sistemas desenvolvidos no exterior e traduzidos para o português ? explicou o diretor de Indústria, Ciência e Tecnologia do Ministério das Comunicações, José Gontijo.

De acordo com O Estado de São Paulo, o incentivo só é válido para aparelhos com preços inferiores a R$ 1,5 mil. Samsung, Motorola, Sony, Nokia e LG, consideradas as maiores em solo brasileiro, possuem aparelhos incluídos no programa. Ao todo, 136 smartphones recebem o benefício.

A portaria do Ministério das Comunicações orienta que os aplicativos deverão ser disponibilizados em língua portuguesa e possuir indicação livre. Além disso, devem abranger diferentes categorias como, por exemplo, educação, saúde, esportes e jogos. O governo também poderá indicar a inclusão de outros apps.

fonte: http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/economia/tecnologia/noticia/2013/10/lei-de-incentivo-a-aplicativos-nacionais-entra-em-vigor-4297537.html

Sinto cheiro de bloatware tupiniquim.

Sinceramente, não gostei.

Primeiro que não gosto de comprar um celular que vem com aplicativos que vão além do básico. E que muitas vezes não podemos excluir. (Tudo bem, podemos rootear e fazer o que quisermos, mas estou falando da população geral).

Segundo que não gostei muito do favoritismo, posso estar errado por pensar assim, mas fazer o que… Eu uso o aplicativo porque é bom, tenho aplicativos nacionais e internacionais no meu aparelho. Se o nacional for melhor, fico com ele, senão não.

Tem várias coisas que não gosto aí:

  • A primeira é mais intervenção do estado - o que vai representar um custo adicional de personalização para as fabricas e, consequentemente, um repasse direto do custo para o consumidor;
  • A segunda, é que alguém terá que manter essa loja no ar. E esse alguém não é especificado na lei, mas provavelmente, será o próprio governo ao custo dos nossos impostos;
  • Terceiro, é que isso me cheira a armação. Parente de alguém no governo está montando uma software house e resolveu criar demanda para si mesmo. Uma vez que os softwares são obrigatórios, e que é o governo que indica o que entra e o que não entra, já dá até para ver o jogo de cartas marcadas.
  • Finalmente, por que não vejo no que essa lei vá ajudar. Aplicativos deveriam estar nas lojas dos celulares por serem bons, não por serem nacionais. Se o governo queira aumentar nossa presença nas lojas, era preferível melhorar as linhas de financiamento, desburocratizar o empresariado da área e reduzir impostos. Agora, criar uma lei que cria uma loja a parte e impõe produtos só por serem brasileiros, é uma idiotice tão grande quanto o que fizeram por anos com os maravilhosos filmes nacionais que ninguém quer assistir.

Mais um retrocesso desse governo que não resolve porra nenhuma, mas que quer “criar a ilusão” de que ta solucionando o problema.

Êita… mais maquiagem do governo!

[quote=ViniGodoy]

  • Terceiro, é que isso me cheira a armação. Parente de alguém no governo está montando uma software house e resolveu criar demanda para si mesmo. Uma vez que os softwares são obrigatórios, e que é o governo que indica o que entra e o que não entra, já dá até para ver o jogo de cartas marcadas.
    /quote]

Mas… mas o governo existe pra nos proteger, já pensou se os aplicativos estrangeiros são maioria!!

<sarcasmo/>

Incentivo seria se fossem incentivos fiscais pra abertura de empresas nacionais voltadas a criação de apps.

Isso não tem nada de incentivo, é obrigação ao consumidor e mais gasto pras empresas que vão ter que adequar a cadeia produtiva e de distribuição pra poder atender essa Lei.

Concordo com o ViniGodoy, isso deve ser jogada de alguma empresa de apps com influência política.

E dá pra notar que o Governo tá bem por fora, ou melhor, se fazendo de cego. Tá cheio de softhouses no Brasil, com qualidade. Na Google Play tem uma lista grande de apps e jogos brasileiros, a maioria com qualidade acima da expectativa.

Realmente, quem quer trabalhar sério tem que sair desse país ou só toma nas costas.

Meu caro eu tb não tenho idéia por que o meu dinheiro está pagando uma pessoa pra ter esse tipo de idéia. As pessoas do país não tem educação e saúde e o cara ta pensando em como melhorar loja de app pra smartphone?

Em princípio, acho a ideia interessante. É claro que devemos aguardar os futuros acontecimentos, mas já que o governo vai dar incentivo fiscal para as fabricantes de celulares, a contrapartida é dar opções de aplicativos desenvolvidos no Brasil.
Sai ganhando o usuário pois o celular deve sair mais barato, o aplicativo vai estar numa loja, então não vai ser obrigatório, e deve aumentar a demanda por desenvolvedores.
Se a credibilidade dos governos anda baixa, já é outra questão.

sempre começa com beneficio, depois passa a ser fiscalizado, depois se torna obrigatório.

e cade o capitalismo?

A pergunta é quem do governo está ganhando o quê?, será esta mais uma boquinha para financiamentos de campanhas?
Lei exdrúxula similar foi a obrigatoriedade de conteúdo nacional em canais de TV por assinatura, qual o próximo passo? certamente os canais de filmes em stream na net como netflix, NetMovies, Crackle e etc.
É a desculpa para o estado manter controle em presas de mídia privadas. Não canso em falar, bem-vindo a ditadura comunista.

O problema disso aí é receber um monte de aplicações talvez de baixa qualidade e ser forçado a consumí-las sem poder removê-las como aplicações de operadoras(inclusive sendo obrigado a pagar por elas).
Daí o pessoal passa a optar por roms customizadas no caso do android ou symbian.

[quote=juliocbq]O problema disso aí é receber um monte de aplicações talvez de baixa qualidade e ser forçado a consumí-las sem poder removê-las como aplicações de operadoras(inclusive sendo obrigado a pagar por elas).
Daí o pessoal passa a optar por roms customizadas no caso do android ou symbian.[/quote]

Pelo menos esse problema não é o caso. As aplicações não virão deverão estar apenas disponíveis, tipo uma vitrine de aplicativos nacionais. Caso a empresa não queira colocar ou considere que o custo disso seja maior que a isenção fiscal, basta continuar do jeito que está.

Mas também não concordo com a política, existem outras formas de ajudar os desenvolvedores de software nacionais.

[quote=douglaskd]sempre começa com beneficio, depois passa a ser fiscalizado, depois se torna obrigatório.

e cade o capitalismo?[/quote]

Obviamente, quando são os gestores de uma empresa privada visando apenas o lucro imediato os socialistas criticam o “capitalismo cruel” e clamam por intervenção de O Governo, mas quando são gestores do próprio governo pensando em capitalizar para a próxima eleição, aí eles são pessoas sérias e as decisões são sempre acertadas e benéficas para toda a sociedade. :smiley:

Esse é o pensamento socialista, tudo que o governo faz é benéfico para a sociedade, mesmo quando o pensamento adotado é o mesmo de curto prazo adotado pelas empresas privadas.

Eu só não concordo com a dedução de que por ser nacional os aplicativos serão de baixa qualidade, acredito que as empresas não escolherão de modo aleatório os app.

Brasileiro tem complexo de inferioridade, os filmes nacionais, por exemplo, estão cada vez melhores, não é pq é feito aqui que é de baixa qualidade.

[quote=A H Gusukuma]Em princípio, acho a ideia interessante. É claro que devemos aguardar os futuros acontecimentos, mas já que o governo vai dar incentivo fiscal para as fabricantes de celulares, a contrapartida é dar opções de aplicativos desenvolvidos no Brasil.
Sai ganhando o usuário pois o celular deve sair mais barato, o aplicativo vai estar numa loja, então não vai ser obrigatório, e deve aumentar a demanda por desenvolvedores.
Se a credibilidade dos governos anda baixa, já é outra questão.[/quote]

A lei não dá incentivos fiscais extras. Essa é uma condição para manter os incentivos existentes. As empresas já possuiam esses incentivos por estarem no Brasil, por usarem seiláquantos porcento de peças nacionais.

[quote=ViniGodoy]
A lei não dá incentivos fiscais extras. Essa é uma condição para manter os incentivos existentes. As empresas já possuiam esses incentivos por estarem no Brasil, por usarem seiláquantos porcento de peças nacionais.[/quote]
Na notícia está:

[quote]Smartphones produzidos no Brasil passaram a receber a partir desta quinta-feira isenção do imposto PIS/Cofins.
…[/quote]
Não sei como isso vai evoluir, mas, deve aumentar a exposição de aplicativos desenvolvidos aqui. Como para desenvolver basta um, se não deturparem a ideia, pode melhorar o mercado para os desenvolvedores.

[quote=kmunga]Eu só não concordo com a dedução de que por ser nacional os aplicativos serão de baixa qualidade, acredito que as empresas não escolherão de modo aleatório os app.

Brasileiro tem complexo de inferioridade, os filmes nacionais, por exemplo, estão cada vez melhores, não é pq é feito aqui que é de baixa qualidade.[/quote]
No meu caso não deduzi isso. Eu não quero que meu aparelho venha repleto de aplicativos, sejam eles nacionais ou não. Muito menos se forem daqueles que não podem ser excluídos

[quote=Rodrigo Sasaki][quote=kmunga]Eu só não concordo com a dedução de que por ser nacional os aplicativos serão de baixa qualidade, acredito que as empresas não escolherão de modo aleatório os app.

Brasileiro tem complexo de inferioridade, os filmes nacionais, por exemplo, estão cada vez melhores, não é pq é feito aqui que é de baixa qualidade.[/quote]
No meu caso não deduzi isso. Eu não quero que meu aparelho venha repleto de aplicativos, sejam eles nacionais ou não. Muito menos se forem daqueles que não podem ser excluídos[/quote]
Os aplicativos estarão em lojas dos fabricantes, então isso não deve acontecer.