Lei para regulamentação da área de TI, em votação no senado

Esteriotipação demonstra medo e pouca compreensão da situação no geral, afinal era isto que os nazistas sentinham quando esteriotipavam judeus que estavam tomando a economia deles :twisted:

exatamente essa a ideia a qual eu me referia

E Com esta regulamentação provavelmente não teriamos caras como o infeliz que abriu este tópico falando besteira http://www.guj.com.br/posts/list/97016.java :lol:

Exatamente o contrário, qualquer acéfalo vai ser protegido pela lei e poderá atuar por que tem o tal do diploma.

Olha, se você perde emprego pra um moleque que fez um curso fundo de quintal, lhe sugiro a procurar uma outra área, algo do tipo Turismo e Hotelaria, Moda, História e assim por diante, porque na área de informática, tu tem pouca (ou nenhuma) vocação.

Na nossa área, quem é mané fica pra trás, quem acha que só porque tem um diploma merece um salário digno, merece realmente perder emprego pra um moleque desses. Quem sabe assim cria vergonha na cara e começa a estudar e se dedicar de verdade e tentar ser um bom profissional. Conhecimento é uma coisa, ter um papel que “comprova” (hahaha) algo, é outra.

Tá, nesse caso eu concordo contigo hahahahaha :stuck_out_tongue:

EDIT

é, mas se um cara como esse é formado, vai poder atuar. Imagina ele no teu lado “CARA SOFTWARE É REQUISITO!” hahaha :stuck_out_tongue:

Mais pelo que eu entendi será como o esquema da OAB ou do CRM(Conselho Regional de Medicina) voce tem que fazer uma prova e panz

Pessoal, falando sério:

1º: Profissionais ruins vão continuar existindo com lei ou sem lei.

2º: A lei é igual tanto para profissionais bons quanto para ruins, não beneficiando nem discriminando nem um nem outro.

Se vocês querem debater a lei pelo menos saiam desse lugar comum para que haja alguma chance de sair algo significante do tópico. :roll:

Prova? Não achei nada sobre isso no texto da lei.

Olha, se você perde emprego pra um moleque que fez um curso fundo de quintal, lhe sugiro a procurar uma outra área, algo do tipo Turismo e Hotelaria, Moda, História e assim por diante, porque na área de informática, tu tem pouca (ou nenhuma) vocação.

Na nossa área, quem é mané fica pra trás, quem acha que só porque tem um diploma merece um salário digno, merece realmente perder emprego pra um moleque desses. Quem sabe assim cria vergonha na cara e começa a estudar e se dedicar de verdade e tentar ser um bom profissional. Conhecimento é uma coisa, ter um papel que “comprova” (hahaha) algo, é outra.[/quote]

Amigo voce esta muito enganado…veja bem a situação…
voce ganha 700 reais por mês em uma cidade pequena cheia de cursos de portinha…
chega um moleque que diz poder fazer o mesmo que voce faz por 250 conto…

eu nunca perdi o emprego nesta situação…já perdi por chefe individado com agiota xD

mais tenho amigos que são otimos profissionais e ja perderam empregos assim…

Agora acho que você deveria ser comediante ou estar em um lugar chamado Centro da Mãe diná por que além de tudo voce deve achar que tem dons de adivinhação…

trabalhei 3 anos com hardware…depois que perdi meu primeiro emprego pq meu patrão taa individado ateh as calças eu não conseguia como técnico, mesmo com experiência, especializações e tudo mais, por que tem gente que faz mais barato e muitas vezes sem conhecer…

Antes de ofender veja bem …

hoje eu sou programador, estou estagiando em um CPD devido a faculdade que me abriu novos horizontes e portas, por que eu sou esforçado…
sei lá eu acho que eu tenho talento sim, a julgar pela idade que eu comecei a trabalhar nesta área com 13 anos, mais se você se acha muito foda perdão ai…

eu to nesta área por que é o que eu tenho talênto e por que eu batalhei…mais queria ver você nas situações que eu passei pra achar emprego champz :lol:

Legal pela iniciativa do governo, mas com tantos problemas mais importantes a resolver no Brasil, esse pessoal do governo fica criando essas leis para arrecadar mais grana…
Já basta o que a gente ja paga… mais isso ainda… :shock:

flw

Sera que alguem que realmente leu essa lei, se informou sobre o assunto, conversou com outros profissionais “regulamentedados” ainda assim é a favor dessa lei?

Esse assuto ja foi discutido N vezes por aqui, os argumentos são sempre os mesmos.

IMHO, o mercado sempre é justo. Quem tem competencia sempre se estabelece. se alguem tirar minha vaga, é pq teve mais meritos do que eu.
Essa historia de dizer “vem um moleque não formado e faz por uma ninharia” não existe.
O que impede um cara formado de fazer o mesmo? Isso ja não acontece hj em dia? Tem muita gente que não sabe valorizar o seu trabalho.

Ja estamos na pagina 3…

[]´s

[quote=Jeanioz]
Se vocês querem debater a lei pelo menos saiam desse lugar comum para que haja alguma chance de sair algo significante do tópico. :roll: [/quote]

Ok, comecemos então definindo qual a necessidade e utilidade desta lei para nossa área sendo que existimos até agora sem ela.

Evitar a desvalorização dos serviços de TI causado pela falta de regularização da área (o exemplo do moleque de 250 pila…).

Não sei por onde você andou nos últimos 500 anos.
Caso não tenha sido no Brasil, o que vai impedir de uma empresa continuar contratando o ‘moleque’ pelas mesmas 250 pila, e pagar pra um ‘regulamentado’ assinar o projeto?

Ps: Na realidade que vivo em SP, ao menos, essa história de subvalorizar, ou moleque de 250 pilas é completamente sem cabimento. O que falta é gente competente e qualificada

Ps2: Já existe falta de mão de obra na nossa área mesmo sem regulamentação.

Evitar a desvalorização dos serviços de TI causado pela falta de regularização da área (o exemplo do moleque de 250 pila…).[/quote]

Concordo
Alguém já precisou fazer inventário? É horrível e você dificilmente vai conseguir fazer um sem advogado, eles têm uma tabela onde podem cobrar de 10 a 20% do valor dos seus bens + as custas com o processo. Não adianta em quantos você vá eles sempre te dão praticamente o mesmo valor, dizem que não podem fazer por menos por ser uma questão de ética com os outros colegas de profissão.
Quantas vezes nós já vimos isso aqui no GUJ “Quanto cobrar por projeto XXX”. Por que não pode haver também um padrão para os serviços de TI?

Evitar a desvalorização dos serviços de TI causado pela falta de regularização da área (o exemplo do moleque de 250 pila…).[/quote]

Concordo
Alguém já precisou fazer inventário? É horrível e você dificilmente vai conseguir fazer um sem advogado, eles têm uma tabela onde podem cobrar de 10 a 20% do valor dos seus bens + as custas com o processo. Não adianta em quantos você vá eles sempre te dão praticamente o mesmo valor, dizem que não podem fazer por menos por ser uma questão de ética com os outros colegas de profissão.
Quantas vezes nós já vimos isso aqui no GUJ “Quanto cobrar por projeto XXX”. Por que não pode haver também um padrão para os serviços de TI?[/quote]

E qual metrica se usaria para criar ums lista de valores, considerando o tamanho da nossa area, as inumeras possibildades de se fazer a mesma coisa de N maneiras e que todas as abordagens que ja se tentou usar para mensurar esforço na nossa area falharam?

[]´s

Evitar a desvalorização dos serviços de TI causado pela falta de regularização da área (o exemplo do moleque de 250 pila…).[/quote]

Concordo
Alguém já precisou fazer inventário? É horrível e você dificilmente vai conseguir fazer um sem advogado, eles têm uma tabela onde podem cobrar de 10 a 20% do valor dos seus bens + as custas com o processo. Não adianta em quantos você vá eles sempre te dão praticamente o mesmo valor, dizem que não podem fazer por menos por ser uma questão de ética com os outros colegas de profissão.
Quantas vezes nós já vimos isso aqui no GUJ “Quanto cobrar por projeto XXX”. Por que não pode haver também um padrão para os serviços de TI?[/quote]
O detalhe que na area de TI, tudo vai depender das caracteristicas do projeto. Acho que nao tem como estabelecer um padrao, pois tudo vai depender da complexidade, dos requisitos,… essas coisas de gerencia de projetos.
O padrao vai ser o valor da hora cobrada. 8)

Essa tabela é definida em lei, regulamentada e decretada pelo conselho dos advogados?
Você de verdade acredita que uma lei criaria tal ‘tabela’ de valores para nossa área?

[Não sei se eu que to no país errado ou o pessoal que não tem vivido no Brasil utlimamente]

Seria complicado estabelecer valores na nossa área.
Como o renanpto disse, o esforço de cada profissional é diferente, tb tem a questão da tecnologica aplicada no projeto, dentre tantos outros fatores.