Lei para regulamentação da área de TI, em votação no senado

Essa tabela é definida em lei, regulamentada e decretada pelo conselho dos advogados?
Você de verdade acredita que uma lei criaria tal ‘tabela’ de valores para nossa área?

[Não sei se eu que to no país errado ou o pessoal que não tem vivido no Brasil utlimamente][/quote]
Ja devo ter lido em algum lugar, que na area de medica existe um orgao AMB - Associação Médica Brasileira, que estabelece alguns valores por procedimento… seria mesma ideia ?? haha :roll:
Acabei encontrando um exemplo:

http://www.amb.org.br/cbhpm_abre.php?w_id=59

Vou mudar de area… hHAHa rs

imagina nossos serviços possuirem preços tabelados??

vai parecer Padaria…

(valores “zoados”)
Analista R$3.000,00
Analista com Fritas R$3.800,00
Engenheiro R$5.000,00
X-Engenheiro R$6.000,00
X-Tudo (Analista,Engenheiro,Queijo,Salada) R$8.000,00

Não sei por onde você andou nos últimos 500 anos.
Caso não tenha sido no Brasil, o que vai impedir de uma empresa continuar contratando o ‘moleque’ pelas mesmas 250 pila, e pagar pra um ‘regulamentado’ assinar o projeto?[/quote]

O fato do Brasil ter um cultura de resistência a leis não significa que não deva haver leis.

"

Evitar a desvalorização dos serviços de TI causado pela falta de regularização da área (o exemplo do moleque de 250 pila…).[/quote]

Concordo
Alguém já precisou fazer inventário? É horrível e você dificilmente vai conseguir fazer um sem advogado, eles têm uma tabela onde podem cobrar de 10 a 20% do valor dos seus bens + as custas com o processo. Não adianta em quantos você vá eles sempre te dão praticamente o mesmo valor, dizem que não podem fazer por menos por ser uma questão de ética com os outros colegas de profissão.
Quantas vezes nós já vimos isso aqui no GUJ “Quanto cobrar por projeto XXX”. Por que não pode haver também um padrão para os serviços de TI?[/quote]

Porque, antes de tudo, uma das coisas que é muito discutido na nossa área é: Desenvolver software está mais para algo “humano” ou “exato”? Além disso, ese “padrão de serviços” de TI é muito abstrato, quanto você cobraria para corrigir um link? E pra gerenciar um servidor JBoss? E um Geronimo? E um Weblogic? E pra fazer um componente ajax-enabled? Imagina a comédia: Os caras vão ter que atualizar essa tabela TODO SANTO DIA, cada framework novo, cada ferramenta nova e cada processo novo vão exigir um preço diferente e, além do mais, vai influenciar nos outros.

Desenvolver software não é contruir uma casa, fazer um pastel ou montar um carro. Se fosse algo realmente exato, até poderia se pensar nisso, mas há milhares de maneiras, com diferentes ferramentas e tecnologias de se desenvolver um software. Além disso, geralmente software possui mudanças de requisitos durante o seu desenvolvimento (a não ser que você seja uma analista que, vai lá e pega a assinatura do cliente MUAHMUAHMUAH YOUR SOUL IS MINE!) e, dessa maneira o software vai sofrer alterações. Cada pessoa desenvolver de um jeito, vai usar patterns ou não, vai mais ou menos bugs, vai ser rápido ou não. Caramba, o tanto de variantes que há! Diantes de milhares de variantas, você acha que uma tabelinha vai poder proporcionar algum tipo de solução nesse sentido? Na minha opinião não.

Nem mesmo a própria mensuração que é usada no mercado é exata (ponto de função, linha de código, caso de uso etc), quem dera criar uma “tabelinha”. Vai ser a maior piada do mundo de TI. “Olha, como eu fiz usando Java no Jboss, vai ser TANTO, mas como eu fiz o meu proprio container JEE com meu próprio driver com o meu próprio banco de dados, vai ser valor Y”

É isso ai Leozin.

Ok, antes de nada, eu NÃO sugeri criar uma tabela com valores para os serviços, somente usei como exemplo o pessoal do direito.
Quando falei padrão, somente sugeri que houvesse um piso para esses serviços e não é necessário esmiuçar todos os serviços aqui por favor, todos sabemos que são muitos e todos possuem suas particularidades. Como fazer isso? Realmente eu não sei, mas deve haver um jeito.
Tinha esquecido que aqui no GUJ é necessário escrever explicitamente o que se está pensando senão o assunto desvia totalmente!

"

Será ? Hoje sou contratado como CLT, mas estou tentando mudar para PJ… pois é muito desconto num unico salario…

e você acha que isso é possível ?
isso seria tão bizarro quanto a aprovação desse projeto de lei…
se esta tabela fosse criada, grande parte dos meus problemas iriam ser resolvidos:
coloco uma atendente ao telefone, o cliente faz o pedido do que quer e ela mesmo
passa valor do projeto, apenas consultando a tabela que os espertões lá de brasília vão me mandar…
uma tabela, e pronto, tudo resolvido…!!! :shock:

tenho curso superior e não tenho nada contra a educação formal…
mas novamente tem gente que não entende nada de TI, criando leis em brasília…

[quote=alucardeck][quote]Art. 31. Constituem infrações disciplinares, além de outras:

V - deixar de pagar, na data prevista, as contribuições devidas ao Conselho Regional de Informática de sua jurisdição.

Art. 32. As infrações disciplinares estão sujeitas à aplicação das seguintes penas:

I - advertência;

II - multa;
[/quote]

Bra$il $il $il $illl !

bem feito pra quem é a favor da lei…
se Engenharia da Computação não faz parte disso… eu to fora dessa lei porcaria =)
e vcs q receberão menor ajuste salarial, com a desculpa de que as empresas agora precisam gastar mais verba com a Taxa…
igual ao CREA =)[/quote]

Não sou nem contra nem a favor da lei…mas oras, se quisesse ser Analista de Sistemas pq não fez aqueles cursos relacionados na lei?? Não que os 3 cursos que a lei citou sejam pré-requisitos pra ser um analista de sistemas, mas é o mais coerente…quem faz Engenharia da Computação é Engenheiro…independente da grade que vc tem…é uma pena que esta lei servirá só pra criar mais um Orgão pra receber $$ e sumir com ele e não para, em muitos casos, organizar essa bagunça que a profissão é hoje. Engenheiro querendo ser analista…é phoooda! :smiley: :twisted:

ate mais…

Aham, vai nessa.

Conheci um cara que programava em assembly, pra circuitos embarcados e trabalhava com uma porrada de processador diferente - um gênio da eletrõnica -advinha o curso? Administração.

Conheci outro cidadão que trabalhava fodasticamente com delphi. Advinha o curso? Artes plásticas.

Cada um faz o que quer de faculdade, não é bom julgar isso.

O foda e o tempo po 5 anos de trampo e foda… deveria ser no maximo 1 ano… pois isto iria tirar muita gente do mercado… esta lei deveria valer para os novos no mercado e não para os que ja estão… e com certeza com esta lei iria sobrar emprego e faltar mão de obra e com isto aumentaria o salario do profissional… tdos sabem como é complexo e arduo uma faculdade de Ciencia da Computação ou Engenharia da Computação… todos sabem a dificuldade a grana que vc gasta e os anos de estudo para se formar… nos primeiros periodos sempre tem bastante gente mas chegando aos ultimos o numero começa a diminuir drasticamente… uma turma que começa com 50 alunos no final so se formam 5… pois estes cursos são os mais dificeis que existem… não é qualquer um q chega ate o fim… com uma lei dessa se a demanda de TI acompanha-se o ritimo de formação de proficionais na area… ele iria ter muito serviço para pouquissima mão de obra e mão de obra cara… valorizando assim o mercado de TI… mas esta lei tenque ser revista e alterada de tal forma que seja usada para o bem do profissional e não o mal… pagar estas merdas??? pra que? pra que encher o C*** do governo de dinheiro sendo que eles ja nos arrancam dinheiro suficiente? e não usam este dinheiro para a corrupção e não para o povo??? e alem do mais… o Brasil ja tem muito desemprego e muitos desempregados sera que compensa almentar o indice de desempregados com uma lei mal formulada??? ao menos diminuir este tempo de serviço seria algo mais justo… se querem por uma lei que coloquem para aqueles que ainda não estão no mercado e não tirem aqueles que ja estão…

ora essa… engenharia de comp. aprende praticamente 90% da grade de ciencia…
fora as materias da engenharia e etc…

q historia é essa de não poder atuar como Analista agora ? ¬¬[/quote]
Engenheiro da computação não é cientista da computação.

Se eles aprendem a programar não aprendem a fundo conceitos que estão no coração da ciência da computação, como engenharia de software e teoria dos autômatos!

Esse é o principal erro da ATI, eles puseram os engenheiros da computação que criaram a placa para desenvolver os drivers da mesma, e o resultado são drivers não-otimizados que não utilizam 100% do poder da placa, não são atualizados, inexistem em diversas plataformas ou apresentam sérias incompatibilidades. Muito diferente da NVidia, que tem uma OUTRA equipe de cientistas da computação só pra desenvolver o driver, e o resultado é um driver constantemente atualizado, existente para todas as plataformas, auto-compilável no linux, etc… etc…

Faz diferença sim e eu acho muito bom isso ser reconhecido!

Engenheiro tem mania de se achar o top da tecnologia. Até concordo, enquanto eles estão na área deles!

E já ajudando ao conselhos de acordo com o Art. 9 e 15

  1. Toda empresa deverá ter um analista de sistemas graduado para cara 20 computadores em suas dependências.

  2. Softwares só poderão ser vendidos a usuários em lojas credenciadas e com receita assinada e carimbada por um analista responsável que garantirá que o software é apropriado para o uso.

  3. Toda criança deverá ser levada a uma consulta com um analista devidamente credenciada a cada 250 horas de uso de internet para que esse verifique se a criança está usando devidamente a web.

  4. Quando um usuário montar seu computador em casa ou trocá-lo de cômodo um analista credenciado deverá assinar a obra.

  5. Todo usuário que desenvolver uma macro no seu Excell ou Word deverá antes de usá-lo solicitar a aprovação deste por um analista credenciado.

  6. A instalação por parte de usuário de software anti-virus ou firewall ou mesmo atualização de seu Windows deverá ser monitorada por analista credenciado. Caso contrário ocorrerá crime de Exercício ilegal da profissão.

  7. Livros de programação só podem ser vendidos a analistas credenciados. Toda revista de informática deverá ser antes revisada por analista credenciado. A leitura de livros de programação por não formados é Excercício ilegal da profissão.

[Não sei quem escreveu os itens acima, recebi por email]

E ótimo que os proprios profissionais irão regularizar, ainda mais se forem que nem alguns professores que tive na faculdade, será muito bom, aí poderemos ter coisas lindas assim, rs.

  1. Será vetado o uso de metodologias ágeis de desenvolvimento

  2. De acordo com a última reunião, declara-se que c# é melhor do que java.

Com destaque para: “mercado fique um pouco mais justo”

Se é o mercado, SEMPRE é justo. Se tu acha ele injusto, o problema é contigo, e não com o mercado.

Tomara que aprovem essa lei, para ninguém mais se preocupar com ela, e continuar tudo igual.

[/quote]
Acho que você não entendeu o meu ponto de vista, eu me quero dizer q talvez a valorizaçao do profissional da area de ti aumente agora[/quote]
Não existe relação nenhuma em valorização de um profissional e uma lei como essa.

O que a Lei diz é:
:arrow: Agora você tem que pagar uma taxa em um concelho de informática que vai sumir com seu dinheiro.
:arrow: As empresas tem que demitir todo mundo que não tem faculdade nem curso técnico, e contratar só quem tiver os cursos.

Obvio que somente uma dessas duas situações vai acontecer de verdade. E é justamente aquela que tu vai ter que pagar.

:)[/quote]
Na minha opinião formação é muito importante, e essa lei vai exigir que as pessoas a partir de agora tenham essa formação para atuar na área.

Inclusive tem muito engenheiro, advogado, pessoal de administração, marketing, etc, etc, roubando vagas da gente que se dedicou à área, eu acho muito bom essa festa acabar…

Senão fica fácil, toda vez que uma área começar a dar grana é só eu começar a atuar levianamente nessa área e pronto!

Isso explica a má qualidade de muitos sistemas atuais!

Apoio a lei!

"

E no brasil existe poracaso emprego para engenheiro da computação ou cientista da computação e que ganhe o quanto deveria ganhar?

ate agora não vi nenhum emprego com este tipo de cargo…

so para analistas, desenvolvedores e etc…
um cientista ou um engenheiro são obrigados a serem analistas, desenvolvedores, etc… por simplismente não existir mercado no brasil para eles…

Isso ainda está sendo discutido, muita gente reclamou. Eles estão propondo baixar pra 2. Quanto a esse negócio de tabelar valores, não é pra isso que vai servir. Novamente, quem vai definir isso são profissionais da área e não o governo. Se vai ser bom ou não, depende do que o pessoal vai propor.[/quote]
Espero sinceramente que não reduzam esse tempo!

Veja se tem cabimento eu entrar em uma sala de cirurgia e operar alguém sem ter formação em medicina!

Então por que teria cabimento a pessoa entrar em um ambiente de desenvolvimento e mexer em um sistema só porque faz isso há dois anos, mesmo sem ter formação?

[quote=Sergio Figueras]

Cada um faz o que quer de faculdade, não é bom julgar isso.[/quote]

Interessante como isso não se aplica pra todas as profissões não é?
Eu sou apaixonada por medicina, infelizmente não pude cursar Medicina, na teoria eu sei muita coisa sobre leituras de exames, doenças , sintomas, farmacologia.
Recentemente fui diagnosticada com um problema de saúde que poucos médicos conhecem, ora diziam uma coisa, ora diziam outra, eu que sugeri que poderia ser XXX e solicitei para o médico me prescrever determinado exame, ele ficou bravo comigo, resultado era exatamente o que eu achava. Mas mesmo assim não posso clinicar.
Mesmo um conselho que regulamente a profissão não exclui um profissional ruim.