Liberar código criado pelo netbeans

Gente, eu gosto de usar as ferramentas visuais para aprender a mexer com componentes. Apesar de te uma boa experiência com web, eu nunca precisei e nunca programei com swing. Porém, agora eu preciso programar com swing. Perfeito, só que o netbeans bloqueia o código fonte.
Mas bloqueia em partes. Como ele possui a opção de personalizar código fonte quando se clica com botão direito do mouse em cima de algum componente, eu acredito que deve ter alguma configuração que já me libere para mexer no código.

Alguém conhece?

Ah, eu estou usando o netbeans6

Olha… acredito que não existe esta funcionalidade…

O Netbeans precisa dessa integridade para trabalhar com os componentes visuais. Ta certo que isso é como xingar a gente de burro, mas é uma preocupação em não fazer feio se alguma alteração for feita equivocadamente.

As vezes abro pelo bloco de notas e altero. Isso funciona, desde que tenha certeza de que não está afetando diretamente um componente.

Se souber como fazer isso pelo netbeans, poste aqui pra galera! :stuck_out_tongue:

valeu

[quote=Psycopata]Gente, eu gosto de usar as ferramentas visuais para aprender a mexer com componentes. Apesar de te uma boa experiência com web, eu nunca precisei e nunca programei com swing. Porém, agora eu preciso programar com swing. Perfeito, só que o netbeans bloqueia o código fonte.
Mas bloqueia em partes. Como ele possui a opção de personalizar código fonte quando se clica com botão direito do mouse em cima de algum componente, eu acredito que deve ter alguma configuração que já me libere para mexer no código.

Alguém conhece?

Ah, eu estou usando o netbeans6[/quote]

A proposta do NetBeans é: Se foi gerado pelo Editor Visual, deve ser alterado pelo mesmo.

Esse codigo azul, que vc nao consegue alterar “codificando”, pode ser alterado pela paleta.
Procure ai que todas as propriedades podem ser alteradas.

Guarde seus dedos pra codificar fora da UI.

Não. A IDE trabalha assim ( e do meu pto de vista, trabalha bem ). Se quer meter a mão em codigo de UI use outra IDE. Extenda os componentes, e adicione-os na paleta do NB pra nao ter retrabalho. Isso no que diz respeito a caracteristicas de componentes visuais. Qto à logica, nem deveria estar na UI.

Ou seja: Produtividade 0.

Hoje em dia, quase não desenvolvo componentes gráficos.
Meu foco é desenvolvimento web.

Mas, quando raramente tenho que desenvolver algum componente visual, recorro ao editor do NetBeans.
A nível de produtividade, não é a melhor opção… Mas faço toda a view da aplicação no NetBeans, sem me preocupar com a lógica de negócio, e depois levo para seguir o desenvolvimento no eclipse.

O MVC me permite fazer isso sem ter muito impacto na produtividade.

Abraços a todos.

heehehe…

Se for analisar por produtividade vc tem toda razão mesmo! O Netbeans é ótimo com exceção de lavar roupas e fazer ligações.

Mas se for analisar pelos bugs que o netbeans achou em uma borda de um field q ele mesmo gerou, ai não é mais produtividade é alternativa. Perdi alguns dias pesquisando até que perdi a paciencia e alterei na mão.

:stuck_out_tongue:

Amigo o NB nao vai deixar vc mecher no codigo gerado…

Agora tb não entendi pq vc quer mecher no código…

Oçlha, eu tenho que preencher uma tabela. Mas, adivinhe, os dados não veem do banco. Veem de outro método que estou reaproveitando e é esse método que faz a consulta ao banco.
Porém, esse método me retorna um array de objetos. Esse array de objetos é que deve ser exibido na tabela.
Então,
não vou fazer nenhuma pesquisa ao banco novamente. A pesquisa que o método faz não é um simples select, ele faz a pesquis e aplica regras de negócio, ou seja, nada de refazer pesquisas ou persistências. TEM DE REAPROVEITAR O QUE ESTÀ PRONTO.

É por isso que ue estou querendo mexer no código.

Para o que não entede para que mexer no código, é o seguinte, eu uso essas IDE como se usa o Dreamwaever: eu DESENHO a tela, e codifico o comportamento.

Agora, se realmente não der para fazer nada, eu vou desenhar a tela e colocar o código gerado em outro projeto, assim eu codifico da forma que bem enteder

Nossa, eu simplesmente não consigo trabalhar com esse componete no netbeans.

Porra, pq o netbeans é assim?

pesquisa sobre JTable.

cria a sua propria JTable na mão, configura ela belezinha e dpois atribui ela a JTable que você criou no editor.

na paleta Code --> no campo “Custom Create Code” vc coloca

depois vc seta o modelo atual da sua tabela apartir do metodo setModel().

por aqui vai ser complicado explicar! Tem um artigo mto bom na Java Magazine que mostra um exemplo parecido. O Artigo é do Fernando Lozano.

pesquisa tbm no google “How to use JTable” e tbm é claro no netbeans.org

Descobri como fazer isso funcionar

Pois é, eu vi vc falando desse artigo. Vc sabe qual revista da java magazine ele foi publicado?

Tipo, eu descobri como fazer, como já tinha dito, mas naõ concordei muito. Depois eu vou dar uma estuada para fazer as minhas interfaces na mão mesmo. Esses editores tem hora que mais atrapalha que ajuda.

Cara eu tenho a solução para o teu problema.
vai na pasta “src” e procura o bloco de texto da classe que tu quer alterar e faz isso manualmente.
Eu uso o Sublime mas tu faz como quiser.
Eu faço isso para mudar a minha barra de menu e adicionar imagem no JDesktopPanel

Existe sim …
1- no botão que vc colocou clica com botão direito
2- vai em personalizar codigo
3- abre uma janela
4- tem dois botões do lado esquerdo clica no de baixo “codigo default” e troca pra "propriedade personalisada " apartir dai vc ja pode mecher no codigo do lado da janela aberta

5- pronto