Tenho uma aplicação Java que utiliza RXTX para ler uma porta serial (no Windows já funciona), porém no Linux Ubuntu 9.04, alterei de COM1 para /dev/ttyS0 que é a localização da porta serial nesse sistema e a porta serial é aberta e a leitura iniciada, porém a RXTX exibe o alerta que preciso liberar o lock do arquivo /var/lock/tty…S0, pesquisando na documentação descobri que preciso adicionar o meu usuário no grupo uud ou lock, porém na minha instalação (instalação default do Ubuntu) não consta nenhum desses grupos.
Alguém aqui com mais experiência em Linux sabe me explicar como posso fazer para liberar o lock da porta serial?
será que esse lock está que esta sendo retornado não é porque o usuario não tem poderes administrativos (sudo ou su)?
não sei, é um palpite.
mude para usuário root e dê permissão ao software com chmod
http://www.vivaolinux.com.br/artigo/Entendento-o-comando-chmod/
Já executei a aplicação como administrador (su e sudo) porém quando a leitura na serial é iniciada é criado o arquivo e no final ele é apagado.
E a RXTX exibe a mensagem do tipo warning no console avisando que precisa liberar o lock.
Na documentação da RXTX é indicado adicionar o usuário nos grupos lock e/ou uucd só que no Ubuntu não consegui achar esses grupos.
Eu já usei essa RXTX e apanhei na época. Tente dar um CHMOD 777 (libera tudo para todo mundo) no arquivo que representa a COM1 (ttyS0)… e em relação aos grupos que vc nao encontrou, tente criar eles. Boa sorte e abraços.
Pessoal, já dei cmod 777 na porta e encontrei os grupos e adicionei os usuários e nada de funcionar.
Eita coisa complicada.
Pessoal, estou com o mesmo problema, só que o linux que estou usando é o Debian, já tentei de tudo e mesmo assim fica um lock p/ o ttyS0 “LCK…ttyS0”, se alguem conseguir resolver, coloca a solução por favor, caso eu consiga vou postar a solução, continuo tentando…
Obs: O exemplo que estou testando funciona perfeitamente no Windows.
Att: Reynaldo.
[quote=petter]Pessoal, já dei cmod 777 na porta e encontrei os grupos e adicionei os usuários e nada de funcionar.
Eita coisa complicada.[/quote]
Use o chmod no software. No class que você compilou. Assim ele terá as permissões necessárias para executar.
Bom dia a todos! Nao sei se o colega ja resolveu seu problema, mas caso nao o tenha resolvido, deixo aki a solucao mais certa para o caso(pelomenos ao meu modo de ver). E importante salientar que como linux, trabalho com UBUNTU, sempre ultima versao. Quando esbarrei neste problema, minha primeira atitude foi criar um lancador no desktop apontando para minha aplicacao e isso realmente funcionava, porem todas as vezes que o usuario ia abrir o sistema, alem da senha de acesso, tinha que digitar a senha de SU, se isso pra vc nao for um problema, basta colocar no lancador: xterm sudo java -jar /caminhodoaplicativo/arquivo.jar.
A outra solucao e uma solucao definitiva, que nao tem que ficar digitando senha de sudo:
Na tela principal, digite ALT+F2, abrindo a caixinha de comando, ponha: gksudo gedit /etc/udev/rules.d/40-permissions.rules
No arquivo que vai abrir, procure o grupo que trata das portas, vou colocar no exemplo as portas LP:
SUBSYSTEM==“printer”,GROUP=“lp”,MODE=“0777”
SUBSYSTEM==“ppdev”,GROUP=“lp”,MODE=“0777”
SUBSYSTEM==“usb”,KERNEL==“lp[0-9]*”,GROUP=“lp”,MODE=“0777”
Salve o arquivo e pra evitar mais comandos e enchecoes de saco, reinicie o computador. Sei que nao e ruindows, mas as vezes e o caminho mais curto. rsrs
Abracos e espero que isto ajude a mais pessoas. Confesso que quando precisei foi um parto para achar, juntar pedacos e chegar a isso.
Bons codigos!
Mas fazendo isso você estará liberando todas as portas para todos os usuários do sistema (ou na menos pior das hipóteses, liberando uma porta para todos os usuários). No fundo, é uma quebra de segurança!
Acho que a melhor forma (e a correta, que utilizei uma vez) é a descrita neste link:
http://rxtx.qbang.org/wiki/index.php/Trouble_shooting#How_can_I_use_Lock_Files_with_rxtx.3F
BOA NOITE!!!
estou começando a aprender por conta aprender microcontroladores e gostaria de saber se existe algum simulador que simula o microcontrolador para linux ubuntu ou windows.
obrigado a todos que tentaram ajudar!!!