Quando você compra uma “licença para 5 usuários”, você não está comprando um “SQL Server que foi limitado para 5 conexões”. Nem um “SQL Server que só pode se conectar simultaneamente a 5 IPs diferentes”. Você se compromete a fiscalizar o uso de forma que no máximo 5 pessoas (gente - pessoas que batem o cartão e recebem salário) estejam usando simultaneamente o software, direta ou indiretamente (usualmente com programas cliente-servidor).
Se você vai pôr a aplicação na Internet usando MS SQL Server, você precisa usar um outro modo de licenciamento (por processador). É que a aplicação pode atender potencialmente a milhares de usuários.
Se não me engano, é por chip na verdade, não por processador lógico. Por exemplo, se você tem uma máquina com um Xeon com núcleo quádruplo, então você só paga uma licença.
A
andrericarte
Vlw pela dica do site thingol!
Mas ainda tenho uma dúvida, irei comecar um projeto stand-alone de grande porte (terá uns 250 usuários e muitas telas) para termos performance estou pensando em naum utilizar nenhum framework para acessos ao banco (seria loucura?), e ter a aplicação completamente “desconectada” do banco…
Logo os usuários somente conectariam no banco por alguns instantes (CRUD)… e caso necessário aumentaríamos o numero de usuarios da licenca do BD…
Estou + ou - no caminho certo?
T
thingol
Sempre use um framework profissional para acessos ao banco, como o Hibernate. Fazer as coisas na unha nem sempre é legal.
Aplicação “desconectada” do banco é coisa de quem programa em ADO.NET, não Java.
Se um vendedor da Microsoft souber que você está querendo fazer isso, vai lhe cobrar o preço da licença por processador, não por número de usuários. Lembre-se, ele não está vendendo capacidade de processamento, e sim quantidade de usuários potencialmente servidos.
250 usuários é pouco; dá para fazer as coisas com um SQL Server Express ou um Oracle Express (ou então um MySQL, oras!) se você puder conviver com as limitações de memória/disco/processador que esses produtos (em sua versão gratuita) têm.
A
andrericarte
Sempre use um framework profissional para acessos ao banco, como o Hibernate. Fazer as coisas na unha nem sempre é legal.]
Imaginei msm…
Aplicação “desconectada” do banco é coisa de quem programa em ADO.NET, não Java.
Pareceu preconceito… rsrs, mas convenhamos prq eu tenho que ficar pendurado no servidor de BD se o usuario naum esta fazendo nada…
Se um vendedor da Microsoft souber que você está querendo fazer isso, vai lhe cobrar o preço da licença por processador, não por número de usuários. Lembre-se, ele não está vendendo capacidade de processamento, e sim quantidade de usuários potencialmente servidos.
Tem como se livrar disso? uma maneira mais barata?
250 usuários é pouco; dá para fazer as coisas com um SQL Server Express ou um Oracle Express (ou então um MySQL, oras!) se você puder conviver com as limitações de memória/disco/processador que esses produtos (em sua versão gratuita) têm.
Não posso ter estas limitações… infelizmente… e o bd tem que ser este msm.
Cara tenho pouca experiencia em desenvolvimento stand-alone, fiz aplicações simples (pqno porte) e estou procurando informações sobre usar ou não frameworks… qual usar, padroes, estruturas enfim…
Poderíamos continuar a discutir o assunto? assim outros poderiam compartilhar a informação…
ps=sei q vc tem “mais o que fazer” mas estou precisando de alguns conselhos…