Licença Sql Server 5 Usuarios

Tenho uma dúvida sobre a questão das licencas do Sql server…

A empresa possui o software com licenca para 5 usuarios, minha dúvida concentra-se no seguinte

Se eu possuir 10 usuarios e em determinado momento eles acessarem o banco ao mesmo tempo, neste caso seriam 10 conexoes certo?

Só que todos acessam normalmente, sem que nenhum usuario seja bloqueado.

Qual a utilidade desta licenca entaum?

Você precisa consultar um vendedor da Microsoft para saber exatamente os detalhes, ou então consultar esta página:

http://www.microsoft.com/sql/howtobuy/licensing.mspx

Quando você compra uma “licença para 5 usuários”, você não está comprando um “SQL Server que foi limitado para 5 conexões”. Nem um “SQL Server que só pode se conectar simultaneamente a 5 IPs diferentes”. Você se compromete a fiscalizar o uso de forma que no máximo 5 pessoas (gente - pessoas que batem o cartão e recebem salário) estejam usando simultaneamente o software, direta ou indiretamente (usualmente com programas cliente-servidor).

Se você vai pôr a aplicação na Internet usando MS SQL Server, você precisa usar um outro modo de licenciamento (por processador). É que a aplicação pode atender potencialmente a milhares de usuários.
Se não me engano, é por chip na verdade, não por processador lógico. Por exemplo, se você tem uma máquina com um Xeon com núcleo quádruplo, então você só paga uma licença.

Vlw pela dica do site thingol!

Mas ainda tenho uma dúvida, irei comecar um projeto stand-alone de grande porte (terá uns 250 usuários e muitas telas) para termos performance estou pensando em naum utilizar nenhum framework para acessos ao banco (seria loucura?), e ter a aplicação completamente “desconectada” do banco…

Logo os usuários somente conectariam no banco por alguns instantes (CRUD)… e caso necessário aumentaríamos o numero de usuarios da licenca do BD…

Estou + ou - no caminho certo?

• Sempre use um framework profissional para acessos ao banco, como o Hibernate. Fazer as coisas na unha nem sempre é legal.
  • Aplicação “desconectada” do banco é coisa de quem programa em ADO.NET, não Java.
  • Se um vendedor da Microsoft souber que você está querendo fazer isso, vai lhe cobrar o preço da licença por processador, não por número de usuários. Lembre-se, ele não está vendendo capacidade de processamento, e sim quantidade de usuários potencialmente servidos.
  • 250 usuários é pouco; dá para fazer as coisas com um SQL Server Express ou um Oracle Express (ou então um MySQL, oras!) se você puder conviver com as limitações de memória/disco/processador que esses produtos (em sua versão gratuita) têm.
  • Sempre use um framework profissional para acessos ao banco, como o Hibernate. Fazer as coisas na unha nem sempre é legal.]
    Imaginei msm…

• Aplicação “desconectada” do banco é coisa de quem programa em ADO.NET, não Java.
    Pareceu preconceito… rsrs, mas convenhamos prq eu tenho que ficar pendurado no servidor de BD se o usuario naum esta fazendo nada…

• Se um vendedor da Microsoft souber que você está querendo fazer isso, vai lhe cobrar o preço da licença por processador, não por número de usuários. Lembre-se, ele não está vendendo capacidade de processamento, e sim quantidade de usuários potencialmente servidos.
    Tem como se livrar disso? uma maneira mais barata?

• 250 usuários é pouco; dá para fazer as coisas com um SQL Server Express ou um Oracle Express (ou então um MySQL, oras!) se você puder conviver com as limitações de memória/disco/processador que esses produtos (em sua versão gratuita) têm.
    Não posso ter estas limitações… infelizmente… e o bd tem que ser este msm.

Cara tenho pouca experiencia em desenvolvimento stand-alone, fiz aplicações simples (pqno porte) e estou procurando informações sobre usar ou não frameworks… qual usar, padroes, estruturas enfim…

Poderíamos continuar a discutir o assunto? assim outros poderiam compartilhar a informação…

ps=sei q vc tem “mais o que fazer” mas estou precisando de alguns conselhos…