Antes de mais nada, já li alguns tópicos do fórum em busca de uma resposta sobre minha pergunta de licenças, mas queria uma resposta mais direta.
Estou abrindo uma empresa e essas questões de licenças são bastante confusas.
Minha dúvida é a seguinte:
Será que eu posso usar icones (glp, lgpl), ou componentes(gpl,lgpl), no aplicativo que estou desenvolvendo e depois vende-lo ?
Tipo, se eu usar alguns ícones la do gnome-art e colocar em uma aplicação e vender a aplicação ( não o ícone) estarei violando alguma licença, ou mesma coisa pra um componente, como JCalendar, que é um LGPL
Vender é diferente de fechar o código, o que exatamente vc quis se referir?
Mas LGPL pelo que eu lembro, depois vc verifica isso no iste oficial, pode ser incorporado em software de código fechado, só não lembro se esses componente precisam ter os fontes distriuídos juntos.
Veja bem, código aberto não significa gratuito, tu podes ter uma aplicação GPL e vendê-la tranquilamente.
Mas os fontes tem que acompanhar o aplicativo.
Aproveitando o tópico, caso fosse adotado que a distribuição seria baseado em GPL (nem sei se é assim que se fala), o aplicativo teria que ser registrado em algum lugar, é isso?? Se sim, onde isso deveria ser feito?
Então , por exemplo, se eu estiver usando o liquid laf… que pelo que vi é LGPL, eu teria que distribuir todo o código fonte da minha aplicação, ou somente do liquid laf?
Lembrando que na GPL não existe “licença de uso intransferível”.
Cawink, se você usar código GPL no seu programa, terá que vender ele como GPL, o que é inútil, já que depois de adquirir o produto, o usuário poderá replicar o software à vontade. O que você pode fazer é vender a comodidade de ter o produto numa caixa bonitinha com manual, e focar a fonte de lucros nos serviços de suporte, o que também não dará muito certo caso esse suporte não seja uma coisa de alguma forma inerente ao que o software faz.
Se eu fosse você criaria uma propícia para seu software. Agora se for usar componentes de outros, procure pelos LGPL’s. Estude essa licença, se não estou enganado, lhe permite fechar o código e vender, DESDE QUE ele continue sendo um LGPL e você diga em algum lugar EXPLICITAMENTE que está utilizando componente X, Y e Z
Software Livre não está relacionado ao fato de ser gratuito, muito pelo contrário. O termo “Livre” está relacionando às 4 liberdades básicas:
Liberdade e estudo e aprendizado.
Implementar novas funcionalidades e melhorias.
Distribuir / compartilhar o código com a comunidade.
Alterar o código fonte da aplicação e aprender como o sistema funciona.
[quote=Marcio_Nogueira]Software Livre não está relacionado ao fato de ser gratuito, muito pelo contrário. O termo “Livre” está relacionando às 4 liberdades básicas:
Liberdade e estudo e aprendizado.
Implementar novas funcionalidades e melhorias.
Distribuir / compartilhar o código com a comunidade.
Alterar o código fonte da aplicação e aprender como o sistema funciona.
Um abraço. [/quote]
Mas GPL ou LGPL também não significam software livre. Software livre e software aberto também não são sinônimos.
Se eu quiser vender meu software com codigo fechado que use alguns frameworks como hibernate e apis como JFreeChart por exemplo posso vende-lo e especificar na documentação que meu software usa determinados frameworks e apis?
E se eu fizer um software e durante a instalação deixar a cargo do cliente usar um driver pra DB que seja GPL, LGPL ou que ele quizer, terei que disponibilizar o código fonte também ?
Nesse caso vc tem que observar o seguinte: uma coisa é permitir um driver GPL, outra coisa é distribuir o seu software com esse driver.
Se vc deixar a cargo do usuario baixar esse driver e fazer uso ele mesmo, se não me engano não há problema, o mesmo ocorre se vc fornecer um script que faz o download desse driver e instale-o automagicamente.
Agor se vc redistribui um driver na sua aplicação é bom ler a licença toda e ter um bom advogado