A empresa onde trabalho fornece software proprietário e cobra de seus clientes para armazenar arquivos e outros dados, alguns arquivos são armazenados usando o MongoDB.
Sobre a licença do MongoDB Comunity, em algumas partes diz que quando modifico os fontes dele ou integro um programa a ele, devo fornecer meus códigos fontes usando a licença AGPLv3 do mesmo modo. Mas não entendo como seria essa integração para que seja válido o que está na licença.
Por exemplo, atualmente a conexão é feita através de driver fornecido pelo próprio Delphi Berlim. Isso entra de acordo com a regra da licença da AGPLv3 ou ainda assim é possível cobrar pelo serviço, mesmo utilizando um software free(MongoDB)?
A parte sobre liberar as modificações que você fizer no MongoDB é compreensível, sendo o Mongo um software GPL. Mas não achei nada na licença sobre liberar os fontes de um software que esteja integrado ao Mongo. Como você chegou a essa conclusão?
De todo modo, na página do link há a opção de mandar um e-mail a departamento legal deles, caso você tenha mais dúvidas.
Na AGPLv3, 7b e art. 13, Aparentemente dizem que eu devo tornar publico o código fonte de modo que se torne comunitário(Já que esta licença trata exatamente disso, compartilhar conhecimento).
No FAQ, tem uma parte que fica um pouco estranha que faz um aviso sobre essa parte do 7b da AGPLv3
Nota: como dizem por aí, eu não sou advogado. Não considere qualquer orientação aqui como válida legalmente e, na dúvida, consulte um especialista.
Salvo engano, toda a parte da GPL (e da AGPL, LGPL e afins, por consequência) sobre fornecer o código fonte se refere à modificações no software que está sob essa licença: o MongoDB, nesse caso. Se você não pretende fazer modificações no MongoDB, não há modificações a compartilhar. Seu software, que está fazendo uso do MongoDB, não precisa ter o fonte disponibilizado (fosse assim, não só que usa MongoDB teria de fazer o mesmo, mas quem usa MySQL também, dependendo da versão).
Note também que a página que você citou diz que os drivers de conexão do MongoDB estão sob a licença Apache 2, que é bem menos restritiva e não é “contaminante” como a GPL. A Embarcadero provavelmente se valeu disso para embutir os drivers do MongoDB no seu produto sem ter dores de cabeça. Deve haver, nas pastas do Delphi, algum readme com os termos da licença do Mongo.
Mas repetindo: se está na dúvida, tente contatá-los. Explique que você:
criou um software que faz uso dos drivers do MongoDB, e que este driver foi fornecido por terceiros (Embarcadero);
não fez nenhuma modificação no MongoDB ou no driver fornecido.
Isso deve ser suficiente para que eles esclareçam suas dúvidas.