Licensas Open Source

DEUS SEJA LOUVADO!

Pessoal, eu fui no SourceForge abrir uma conta pra um pequeno projetinho meu e me foi solicitado escolher uma entre várias licensas OpenSource. como não tenho experiência nesta área, gostaria de saber qual é a melhor licensa opensource.

De todas lá a única que já vi é a GNU Public License…

Qual é a melhor licensa?

[]s

Com certeza nao existe uma licensa “melhor”. Eh muito relativo.
As duas principais licensas sao a GPL e a LGPL (less gpl)…
Ja que voce ja conhecea GPL, a LGPL eh mais ou menos a mesma coisa, mas costuma ser utilizada por algumas bibliotecas de codigo para que aplicativos comerciais nao open source possam ser lancados no mercado sem ter que se preocupar em pedir autorizacao previa, uma vez que com a gpl isso eh necessario.

creio que seja essa a diferenca basica entre as duas.
publicar um produto em LGPL eh uma coisa engracada pq libera o intermediario de pegar seu produto, gravar um cd e vender, sem pedir autorizacao…

gui

Eu tenho um projeto, a LibCGI ( http://libcgi.sourceforge.net ), e inicialmente ela era em GPL, porem agora esta em LGPL. A razao eh relativamente simples: Algumas pessoas entraraem em contato comigo e disseram "olha, o teu projeto eh mto bom blabla, mas devido a gpl nao podemos usar em nossa empresa… "… Isso, para mim, eh pessimo, ja que quero que o pessoal use e ajude com a lib, tao bem como qto mais gente usar, mais famoso eu fico :mrgreen: . Bom, outra coisa eh que vi que EU ficaria mto restrito tmb, ja que os meus programas CGI teriam que ter o codigo fonte aberto, e nem sempre isso eh bom.

Resumindo, pra mim nao faz diferenca se peguem o codigo fonte e vendam, a licensa ao menos diz que os meus creditos tem que estar presentes, mesmo que nao me paguem. De qq maneira, estou pensando em mudar para a MIT, que eh menos restritiva ainda ( ou a BSD, nao sei ao certo ).

Na pagina do GNU.prg ( ou opensource.org, nao lembro ), tem uma secao que so fala ads licencas, e suas diferencas. Basicamente falando uma eh mais ou menos restritiva que a outra em certos pontos.

[]'s
Rafael Steil

entao, tudo bem de liberar um poco a pressao usando a LGPL para as empresas usarem a biblioteca. mas quanto a produtos fica ainda um tanto quanto estranho eu acho…

de qq jeito esse ponto ainda eh muito importante, pq as empresas recusaram aceitar produtos GPL? (no teu caso a tua biblioteca)
eu sei que costumam nao GOSTAR (nao entanda como recusar) pois pode demorar para obter uma permissao de uso no produto delas… uma vez que nao adianta soh receber um email, mas sim assinar um contrato que libera o uso.

gui

LICENÇA PÚBLICA GERAL GNU
Versão 2

está é unica open source.