Ligando 2 classes para serem usadas por um só objeto

2 respostas
X

Não sei se fiz bem a pergunta, mas como fazer com que uma classe que tenha o atributo nome seja ligada a uma que possui um outro atributo necessário ?

E oq faz:

Existe a classe Cliente, na classe Pessoa está escrito

Cliente cliente;

Alguém sabe me dizer ?

2 Respostas

D

E ai Jovem. Tudo bem?

Cara... sua pergunta ficou um tanto confusa, mas só te colocar um atributo do tipo da outra classe você já está lingando-as. Ex.:

public class Cliente {
     private int codigo;
     private String nome;

private Empresa empresa;

//Gets e Sets
}

public class Empresa {
     private int codigo;
     private String razaoSocial;

private List<Cliente> clientes;
}

O cliente já está vinculado a empresa. "Não" tem como atribuir um objeto de outro tipo que não Empresa ao atributo empresa, entende?

A mesma coisa acontece na classe Empresa. "Não" há como eu atribuir objetos que não da classe Cliente à lista clientes.

Ps.: O "Generics" (o <Cliente>) é um recurso que está disponível somente nas versões de java 1.5 acima. Um recurso muito bom para ajudar a criar este tipo de restrição.

Espero ter ajudado. Até.

D

E ai Jovem. Tudo bem?

Cara... sua pergunta ficou um tanto confusa, mas só te colocar um atributo do tipo da outra classe você já está lingando-as. Ex.:

public class Cliente {
     private int codigo;
     private String nome;

private Empresa empresa;

//Gets e Sets
}

public class Empresa {
     private int codigo;
     private String razaoSocial;

private List<Cliente> clientes;
}

O cliente já está vinculado a empresa. "Não" tem como atribuir um objeto de outro tipo que não Empresa ao atributo empresa, entende?

A mesma coisa acontece na classe Empresa. "Não" há como eu atribuir objetos que não da classe Cliente à lista clientes.

Ps.: O "Generics" (o <Cliente>) é um recurso que está disponível somente nas versões de java 1.5 acima. Um recurso muito bom para ajudar a criar este tipo de restrição.

Espero ter ajudado. Até.

Criado 20 de setembro de 2007
Ultima resposta 20 de set. de 2007
Respostas 2
Participantes 2