pessoal qual a função que limpa caracters especiais de uma string
to validanndo um cnpj
pessoal qual a função que limpa caracters especiais de uma string
to validanndo um cnpj
String cnpj= JOptionPane.showInputDialog( ... ... );
//Remove tudo que não for letra a-zA-Z
cnpj = cnpj.replaceAll("\W", "");
//Remove tudo que não for digito 1-9
cnpj = cnpj.replaceAll("\D", "");
[edit, complementando]
De uma olhada em http://download.oracle.com/javase/tutorial/essential/regex/intro.html, sobre Regex, talvez possa te ajudar melhor 
[/edit]
vc pode fazer
String s = ".,<>!@#$%*()";
s.replaceAll("[^QWERTYUIOPASDFGHJKLZXCVBNM1234567890]", "");
Nao sei se eh exatamente isso q vc queria.
pessoal estou jsp tem alguma diferença ?
não, pode usar tranquilo (apesar de ser desaconselhavel ficar escrevendo códigos java dentro da jsp…
mas porque voce quer manipular um campo na jsp??
se for pra ‘‘limpar’’ dinamicamente, a medida que o usuario for digitando, pesquise sobre mascaras em jquery, javascript 
drigo.angelo
obrigador por responder
nao gosto de fazer validações no lado cliente prefiro no servidor
não, pode usar tranquilo (apesar de ser desaconselhavel ficar escrevendo códigos java dentro da jsp…
mas porque voce quer manipular um campo na jsp??
qual a forma mais aconselhavel de validar este campo por jsp
Concordo que a validação no lado do servidor é bem mais importante que a do lado do cliente =]
Manipular a String na jsp quebra um pouco a estrutura MVC em que as jsp’s ficam apenas para visualização, tipo assim:
Voce tem uma página jsp com um formulário de cadastro de um cliente, nela o usuario vai informar os dados (cnpj, nome, end, etc etc…)
A jsp vai enviar esses dados para um servlet que vai mandar para as classes de modelo, e nessa classe de modelo que você faz a validação 
Acho que assim fica mais separado, mas também depende de como está o projeto, quais padrões, tecnologias são utilizadas, etc…
drigo.angelo
eu gostaria de esta fazendo desta forma a estrutura, so que nao tenho conhecimento para isto ainda, estou abituado com php ja li muito java estou colocando a mao na massa so estou meio perdido quando a forma de estruturar este projetinho para estudo pessoal
o que eu tenho e uma tabela em html e outra em jsp para validar os campos e cadastro no banco de dados
vo postar o codigo aqui por favor me oriente, nao mande eu ler aquela apostila da caelum (caelum-java-web-fj21) que deixa eu mas confuso ainda.
sei que o forum e para tirar duvidas :oops:
vamos la
vo colocar so um pedaço do html
<td width="55">CNPJ:</td>
<td colspan="5"><input type="text" name="cnpj" id="cnpj"/></td>
</tr>
<tr>
<td>Nome:</td>
<td colspan="5"><input name="nome" type="text" id="nome" size="92" /></td>
jsp que recebe do form
<%
//recebe o valor digitado no campo usuario
String cnpj = request.getParameter("cnpj");
String nome = request.getParameter("nome");
//validar cnpj
%>
Ahh muito mais simples :P
Como é só para estudo pessoal, não tem problema, nos seus próximos projetos tente fazer algo mais estruturado em camadas, que aí você vai acostumando e pegando o jeito :!:
Mas então, aquele código que eu coloquei é da classe String mesmo, o que significa que você pode colocar diretamente na sua jsp, dentro do scriptlet (o código java)..
Daí vai depender do que você quer tirar/validar da sua String, por exemplo, como é um cnpj, se sua aplicação for trabalhar com cnpj somente números, você pode facilmente remover tudo que não for número da String, ex:
<%
//recebe o valor digitado no campo usuario
String cnpj = request.getParameter("cnpj");
String nome = request.getParameter("nome");
//validar cnpj
cnpj = cnpj.replaceAll("\D", ""); //Remove tudo que não for números
%>
nome = <%= nome %>
cnpj validado = <%= cnpj %>
mas se você quiser exibir uma mensagem de erro, caso existam letras, por exemplo, você vai ter que estudar regex, é a maneira mais fácil de fazer isso, e tem no link que eu pus no primeiro post (tá em inglês, se você não souber inglês, coloca no google tradutor [url]http://translate.google.com.br/[/url] daí você clica no link que aparecer que ele traduz a página inteira ;D )