Linguagem em alta

Galera estudo java (iniciante), gostaria de saber
qual outra linguagem esta em alta no mercado?
e que traria retorno no futuro proximo?

Grato.
Diogo :smiley:

java ,java , java , C# , java ,java , java , asp , java , java ^^

Java concordo, mas asp, eca, ta loco.

C# tem bastante mercado. Ruby mais nas desenvolvedoras de vanguarda, mas esqueça dela e das outras nas 3 letrinhas, aí só Java, C#, Delphi e outras mais ligadas à ferramentas, Genexus, Microsiga AdvPL, o que enfiarem…

geralmente a microsoft consegue manter a sua linguagem principal em alta… hoje ainda não é diferente, o .net é o grande concorrente do java, uns dizem que é mais usado e outros dizem que não… dentro do .net a linguagem mais usada é o c#… acredito que java e c# sejam as 2 linguagens mais usadas hoje em dia…

a algum tempo eu tava vendo cobol em alta… não ando vendo mto cobol por ai ultimamente…

Hoje as 2 posições mais altas do ranking são JAVA e C#, Ruby é uma boa linguagem, e se depender do marketing em torno da Linguagem, em breve ruby vai fazer parte do ranking.

Neste link tem informações interessantes: http://www.tiobe.com/index.php/content/paperinfo/tpci/index.html

Se seu mercado é ligado a hardware ou jogos, não esqueçam também do C++ ou até mesmo o bom e velho C.

O índice Tiobe não pode ser usado para avaliar o mercado. Ele é baseado em buscas feitas em mecanismos de busca e, geralmente, vai dar notas mais altas para que é ensinado na escola. Ele é só um indicador e, como o próprio site diz, não pode ser usado para fins estatísticos.

"

Tudo depende de para que/quem você irá destinar seus serviços futuramente.

Como disse nosso amigo ViniGodoy o C++ é uma alternativa muito forte para o desenvolvimento de jogos, e pelo que tenho observado para a área acadêmica também. Estude o que você se sentir mais a vontade, pois irá existir os que te incentivem a estudar Java, os que prefiram C#, Ruby, Python, PHP, etc. Para tudo há oportunidades, até para Cobol que é uma linguagem bem “velhinha”.

Cara, já vai fazer mais de 10 anos que estou na área de programação, quando tinha entrado em Ciência da Computação estavam começando com as linguagens de Internet.

Primeiro aprendi de cara linguagem C… com aquele livrinho verde ou marron que todo mundo conhece…
Depois aprendi C++… com aquele livro clássico da Viviane…
Depois Delphi… VB…
Depois tive que aprender linguagens que só se usam em cursos de Ciência da Computação… Prolog, Lisp…

Depois que estava começando a onda de Internet… aprendi Asp(VBScript), Html, CGI(usando C), JavaScript, DHTML, XML, VRML, Applets(nessa época Applets gravavam e escreviam arquivos na máquina se habilitasse no Browser), Java e etc…

Quando comecei a trabalhar profissionalmente, comecei a aprender coisas de mercado… Borland C++ Builder, Visual C++ 6.0, Sql Server, Assembly, gcc/g++, Visual Source Safe, svn(poucas pessoas usavam o subversion nessa época e estavamos migrando para ele)… e eu sempre trabalhava com o back end, desde implementando criptografias similares ao RSA do zero até implementações de JNI para o JAVA(pois nessa época tudo que o Java não fazia era implementado com JNI, hoje já existe quase tudo para Java).

Depois resolvi sair da área legal(pesquisa e desenvolvimento na área de segurança) da computação e ir para a área chata… pois a área legal da computação paga mal… e a área chata(sistemas comerciais) paga bem…

Desde então implemento tanto a parte batch de sistemas quanto a parte online… geralmente batch com C/C++/Unix e online com Java(Servlets/JSP/Weblogic/EJB/Struts)… e soluções paliativas como PL/SQL, ShellScripts…

Também estou estudando Oracle… na parte de tunning e modelagem…

[i]Resumindo:

Se eu estive começando hoje, aprenderia alguma “linguagem de mercado”(Java) e outra com expectativa futura(Ruby)… e alguma que possa ficar legada(C/C++)…

Na época que comecei a programar(10 anos atrás), a linguagem de mercado era Delphi/VB… a futura era Java… e a que podia ficar legada era Cobol…

Nesta época, eu investi em C/C++… depois o Java dominou… e hoje, vejo que o mercado de C/C++ está melhor que o de Java… pois apesar de ter menos vagas em C/C++ do que Java… a relação profissionais/vagas está melhor para o C/C++… e vale lembrar que 2 anos atrás a relação profissionais/vagas era bem melhor para o Java.

Também vale lembrar que a linguagem propriamente dita não vale muita coisa… e sim quais tecnologias vocês está usando com ela… exemplo: Um programador C/C++ que usa VisualC++/API Win32/Winsock/implementações de DLLs/MFC/Sql Server/ATL não vai ser nada útil para atuar com POSIX/Unix/OCCI/Oracle/Makefiles/g++/implementações de .so/semáforos/memória compartilhada/processos ou pthreads…[/i]

Até aprender COBOL para certos segmentos não é uma má ideia…