[quote=Thiagosc]
Isso é um erro comum. No Brasil não há a perspectiva de se ganhar dinheiro com tecnologia, pelo menos para a maioria das pessoas, portanto elas vêem apenas o que querem ver. [/quote]
Não só no Brasil Thiago, no resto do mundo são pouquíssimos que fazem dinheiro com tecnologia, caso contrário teríamos boa parte da população mundial hoje milionária.
Claro, você acha que vence numa argumentação com o papo de “as pessoas vêem o que querem ver”, mas novament é falacioso. Eu vejo uma parede em minha frente, se correr em direção a ela, por mais que a nega, acabarei dando de cara com ela.
Agora, continuando pra pontos mais sólidos
Esta é uma visão incrívelmente simplista das coisas Thiago. Primeiro porque as empresas não simplesmente pegam seu produto e o distribuem como se fossem delas. Tal como já mencionei, querendo ou não, seu nome vai junto, e com isto vêm de novo a publicidade gigante relacionada a ele. Mesmo que o seu concorrente lucre mais com o seu trabalho que você, de qualquer maneira você está ganhando como indivíduo pois na área técnica, no mínimo seu nome fica mais conhecido.
E também, convenhamos: se alguém está fazendo muito dinheiro alterando o seu trabalho, e ainda por cima menciona seu nome, que mal há nisto? Invejinha? Não acredito que todo o dinheiro tenha de ficar apenas com o criador original do trabalho. Quanto maior o ecosistema ao redor, melhor pra quem iniciou o projeto.
Ninguém disse isto. No entanto, é fato que empresas que vendem software proprietário focam-se mais na venda de licenças que serviços, enquanto que as que se baseiam em opensource se baseiam, basicamente em serviços. E é fato: o serviço oferecido pelas empresas que trabalham com código aberto é muito superior. Basta comparar suas experiências com Borland, Oracle e Microsoft vs MySQL, RedHat e outros pra ver a diferença. É nítida.
Voltando agora ao papo de que “somente uma minoria faz dinheiro com tecnologia”, acho que aqui convém por o pé no chão: com a Internet atualmente, QUERENDO ou não, a melhor maneira de divulgar o seu trabalho de maneira rápida é com opensource. Se você é um cara pequeno e sem recursos, muitas vezes é o ÚNICO caminho. Neste sentido, sinceramente, dizer que é um modelo de negócios inviável ou mesmo suicidio profissional é querer negar a realidade Thiago.
E isto é fácil de provar: o que é mais fácil: conseguir investimentos para o seu projeto de código fechado, proprietário e de código fonte ultra secreto OU distribui-lo gratuitamente, de maneira correta com o código fonte aberto cobrando apenas pelos serviços? 90% não vão te pagar nunca? Com certeza. Mas os 10% restantes vão e, ainda mais importante, volto a frisar: pra quem está começando, estará mostrando seu nome e captando mais serviços de uma maneira bem mais viável.
Mesmo porquê, esta história de “vou esconder o meu código fonte”, todo mundo sabe: é furada desde a criação do primeiro compilador.
001 /**
002 * As Gregor Samsa awoke one morning from uneasy dreams he found himself
003 * transformed in his bed into a gigantic insect. He was lying on his hard,
004 * as it were armour plated, back, and if he lifted his head a little he
005 * could see his big, brown belly divided into stiff, arched segments, on
006 * top of which the bed quilt could hardly keep in position and was about
007 * to slide off completely. His numerous legs, which were pitifully thin
008 * compared to the rest of his bulk, waved helplessly before his eyes.
009 * "What has happened to me
010 */
011 protected final static String DEFAULT_TRANSLET_NAME = “GregorSamsa”;
Concordo. As pessoas, na verdade, querem pagar. Isso não invalida o OpenSource, entretanto.
Não há? Engraçado, conheço gente que ficou rica através de tecnologia. São, na maioria, administradores e donos de empresa. Acho que dizer que num país, seja ele qual for, não existe espaço para ficar rico com tecnologia é uma bobagem. E não creio que em qualquer outro país tecnologia vá fazer “a maioria das pessoas ganhar dinheiro”.
A profissão de informática está com bons salários também.
Devemos assumir que você fez uma faculdade de administração? Ou sua argumentação leva a crer que você também não tem a menor noção de negócios e empreendedorismo? Assim como você citou diversas empresas que se deram bem no modelo fechado, podemos citar outras tantas no modelo aberto. Como a própria Sun, por exemplo.
é difícil para um empresário sacar a idéia do open source mesmo cercado de caras da área explicando como funciona… e quando isso cai numa conversa de portas fechadas na empresa… aí ferrou mesmo!
mas uma coisa é certa, se pensarmos como um cliente, ter acesso ao código fonte sempre é melhor!
[quote=kicolobo][quote=Thiagosc]
Isso é um erro comum. No Brasil não há a perspectiva de se ganhar dinheiro com tecnologia, pelo menos para a maioria das pessoas, portanto elas vêem apenas o que querem ver. [/quote]
Não só no Brasil Thiago, no resto do mundo são pouquíssimos que fazem dinheiro com tecnologia, caso contrário teríamos boa parte da população mundial hoje milionária.
Claro, você acha que vence numa argumentação com o papo de “as pessoas vêem o que querem ver”, mas novament é falacioso. Eu vejo uma parede em minha frente, se correr em direção a ela, por mais que a nega, acabarei dando de cara com ela.
[/quote]
Pouquíssimos apenas no mundo opensource, onde é impossível ganhar dinheiro com tecnologia. Qualquer engenheiro ou cientista da computação pode ganhar muito dinheiro com o seu conhecimento. E existem diversos exemplos disso, como por exemplo as pessoas que fundaram a NVidia ou a Id. Todos ficaram ricos única e exclusivamente por causa da tecnologia.
Tecnologia foi o que faz o homem mais rico do mundo, rico. Tecnologia é o que manteve a IBM viva todo esse tempo, e existem diversos outros exemplos.
[quote]What they want is tons of free technology they can hide from investors. They want that technology all run by people who didn?t write any of the software so that these employees can?t claim ownership later.
This nearsighted management, combined with limited funding at the start, means that these companies exploit open source. They will use it, make their money, and then run off when they?re done. [/quote]
Se você estiver passando necessidade ou vendo seu negócio ser prejudicado, há muito mal nisso.
[quote=kicolobo]
Ninguém disse isto. No entanto, é fato que empresas que vendem software proprietário focam-se mais na venda de licenças que serviços, enquanto que as que se baseiam em opensource se baseiam, basicamente em serviços. E é fato: o serviço oferecido pelas empresas que trabalham com código aberto é muito superior. Basta comparar suas experiências com Borland, Oracle e Microsoft vs MySQL, RedHat e outros pra ver a diferença. É nítida.[/quote]
Superior baseado em quê? Achômetro? Se o serviço da Microsoft ou da IBM fosse um lixo os clientes já teriam desistido faz tempo.
[quote=kicolobo]
Voltando agora ao papo de que “somente uma minoria faz dinheiro com tecnologia”, acho que aqui convém por o pé no chão: com a Internet atualmente, QUERENDO ou não, a melhor maneira de divulgar o seu trabalho de maneira rápida é com opensource. Se você é um cara pequeno e sem recursos, muitas vezes é o ÚNICO caminho. Neste sentido, sinceramente, dizer que é um modelo de negócios inviável ou mesmo suicidio profissional é querer negar a realidade Thiago.
E isto é fácil de provar: o que é mais fácil: conseguir investimentos para o seu projeto de código fechado, proprietário e de código fonte ultra secreto OU distribui-lo gratuitamente, de maneira correta com o código fonte aberto cobrando apenas pelos serviços? 90% não vão te pagar nunca? Com certeza. Mas os 10% restantes vão e, ainda mais importante, volto a frisar: pra quem está começando, estará mostrando seu nome e captando mais serviços de uma maneira bem mais viável.
Mesmo porquê, esta história de “vou esconder o meu código fonte”, todo mundo sabe: é furada desde a criação do primeiro compilador.[/quote]
Mais fácil é colocá-lo na internet, visto que qualquer porcaria serve para isso. A maioria dos softwares opensource é inacabado e não produtos completos. Se buscar abrir um negócio, será necessário vender um produto completo. Isso não tem nada a ver com o que é melhor, mas apenas uma questão de competência.
[quote=ViniGodoy]Não há? Engraçado, conheço gente que ficou rica através de tecnologia. São, na maioria, administradores e donos de empresa. Acho que dizer que num país, seja ele qual for, não existe espaço para ficar rico com tecnologia é uma bobagem. E não creio que em qualquer outro país tecnologia vá fazer “a maioria das pessoas ganhar dinheiro”.
A profissão de informática está com bons salários também. [/quote]
Só se for onde você trabalha. Os salários por aí afora são baixos (por exemplo, R$ 3000,00 é baixo). No máximo que você vai conseguir com um salário desses é morar em um apertamento e ter um carro popular financiado em um milhão de vezes. Isso se economizar.
Quando disse “ganhar dinheiro com tecnologia”, me referi a desenvolver algo que o deixe rico e não montar uma empresa de manutenção de computadores e ganhar dinheiro explorando técnico em informática de 18 anos de idade que ganha 700 reais por mês.
[quote=ViniGodoy]
Devemos assumir que você fez uma faculdade de administração? Ou sua argumentação leva a crer que você também não tem a menor noção de negócios e empreendedorismo? Assim como você citou diversas empresas que se deram bem no modelo fechado, podemos citar outras tantas no modelo aberto. Como a própria Sun, por exemplo.[/quote]
A Sun já era. Só não faliu porque foi comprada pela Oracle e é apenas um total exemplo do fracasso que é opensource.
Não, fiz Ciência da Computação, mas o que me irrita é sabe como desenvolvedores são ignorantes e muitas vezes dão tiro no próprio pé com maus negócios. É por causa dessa alienação que os salários são tão baixos.
[quote=jcneto]O que vale mais, o código ou o conhecimento para faze-lo?
Apertar o parafuso ou saber qual parafuso apertar?[/quote]
Ambos, se você sabe como “qual parafuso apertar” então sente em frente ao computador e aperte-o por algumas centenas ou milhares de horas. Por que deveria entregar o meu trabalho de graça?
[quote=jcneto]
Se você precisa de uma forma de prender o seu cliente que não seja a qualidade e/ou vantagens do seus serviços/produtos, significa que você ou sua empresa é medíocre e não se garante no mercado, tem medo da concorrência.[/quote]
Existem tantos fatores no mundo dos negócios que não estão relacionados à capacidade do indivíduo que essa sua frase chega a ser um atestado de burrice completo.
Por um acaso a Microsoft é o que é porque foi a “mais inteligente” de todas as empresas? Não, eles simplesmente aproveitaram as oportunidades que tiveram.
Existe venture capital e outros fatores que podem influenciar o seu negócio ou o dos seus concorrentes para melhor ou para pior.
Só nerds introvertidos acham que o mundo é “de quem tem conhecimento”. O mundo é de quem sabe usar o conhecimento, mesmo que o conhecimento não lhe pertença.
Sim, gostaria de ouvir a quantas anda o seu negócio? Ganhando por hora como um mero empregado?
[quote=Thiagosc][quote=jcneto]O que vale mais, o código ou o conhecimento para faze-lo?
Ambos, se você sabe como “qual parafuso apertar” então sente em frente ao computador e aperte-o por algumas centenas ou milhares de horas. Por que deveria entregar o meu trabalho de graça?[/quote]
Se você não entendeu a metáfora, um abraço…
[quote=Thiagosc][quote=jcneto]
Se você precisa de uma forma de prender o seu cliente que não seja a qualidade e/ou vantagens do seus serviços/produtos, significa que você ou sua empresa é medíocre e não se garante no mercado, tem medo da concorrência.[/quote]
Existem tantos fatores no mundo dos negócios que não estão relacionados à capacidade do indivíduo que essa sua frase chega a ser um atestado de burrice completo.
[/quote]
Burro pra mim é quem ouve dezenas de pessoas falando que uma coisa é de um jeito mas continua pensando que é de outro, e ainda abre tópicos e responde a outros só pra tumultar o forum e gerar flames, vide vc mesmo!!
Na época em que ela se tornou a maior empresa da área ela era sim a empresa mais inteligente, justamente por saber aproveitar as oportunidades onde ninguém mais o fez, é que eles provam isso.
Sua mãe nunca mandou você estudar para ter um futuro? :roll:
[quote=Thiagosc]
Sim, gostaria de ouvir a quantas anda o seu negócio? Ganhando por hora como um mero empregado?[/quote]
Ganho por hora pois sou um empregado :lol:
Alias, seus pais ficariam muito tristes de verem você rebaixando os “empregados” desse jeito, eles são pessoas como você, e aliás, duvido muito que você nunca tenha sido um também…
E você a quantas anda o seu negócio? pelo jeito deve ter falido por causa das empresas de open source né?
Afinal de onde sairia todo esse amor?
Ps: Estuda menino! Se não vc não vai ter futuro! :lol:
[quote=jcneto][quote=Thiagosc][quote=jcneto]O que vale mais, o código ou o conhecimento para faze-lo?
Ambos, se você sabe como “qual parafuso apertar” então sente em frente ao computador e aperte-o por algumas centenas ou milhares de horas. Por que deveria entregar o meu trabalho de graça?[/quote]
[/quote]
Você tem sérios problemas de interpretação de texto e do mundo a sua volta.
Burro pra mim é quem ouve dezenas de pessoas falando que uma coisa é de um jeito mas continua pensando que é de outro, e ainda abre tópicos e responde a outros só pra tumultar o forum e gerar flames, vide vc mesmo!![/quote]
O que vocês dizem não fazem sentido algum. A verdade não é uma média de todas as opiniões. Não é apenas porque papagaios repetem o que ouviram sem refletir a respeito que algo se torna real.
E o que isso tem a ver? Apenas pessoas com visão conseguem utilizar o conhecimento adquirido de uma forma inteligente. Conhecimento somente não garante nada, e todos aqui deveriam estar carecas de saber disso pois afinal de contas nas empresas quem se dá bem não é aquele faz tudo perfeito, mas sim aquele que é amigo do chefe ou faz trabalho braçal.
[quote=jcneto]
Isso só demonstra que você não sabe nada sobre modelo de negócios ou o que quer que seja. Está apenas vomitando besteiras que ouviu em algum lugar sem saber de fato o que significam.
Pior que eu tô… huahauahuahauaauauauaauauaau… mas o que me consola é que tenho conhecidos bem próximos que estão indo muito bem com Open Source (a nível de andarem até de BMW já)…
Mesmo ainda sendo um empregado, tudo indica que essa maré vai mudar de sentido em breve…
[quote=Thiagosc][quote=jcneto][quote=Thiagosc][quote=jcneto]O que vale mais, o código ou o conhecimento para faze-lo?
[/quote]
Você tem sérios problemas de interpretação de texto e do mundo a sua volta.
Burro pra mim é quem ouve dezenas de pessoas falando que uma coisa é de um jeito mas continua pensando que é de outro, e ainda abre tópicos e responde a outros só pra tumultar o forum e gerar flames, vide vc mesmo!![/quote]
O que vocês dizem não fazem sentido algum. A verdade não é uma média de todas as opiniões. Não é apenas porque papagaios repetem o que ouviram sem refletir a respeito que algo se torna real.
E o que isso tem a ver? Apenas pessoas com visão conseguem utilizar o conhecimento adquirido de uma forma inteligente. Conhecimento somente não garante nada, e todos aqui deveriam estar carecas de saber disso pois afinal de contas nas empresas quem se dá bem não é aquele faz tudo perfeito, mas sim aquele que é amigo do chefe ou faz trabalho braçal.
[quote=jcneto]
Isso só demonstra que você não sabe nada sobre modelo de negócios ou o que quer que seja. Está apenas vomitando besteiras que ouviu em algum lugar sem saber de fato o que significam.[/quote]
Denovo, você não entendeu uma palavra do que eu escrevi né?
Sinceramente, você é o cara mais cabeça fechada com o qual já discuti, não vou mais perder meu tempo com os seus comentários.
Como diria Aslam:
“-É incrível como os homens são bons em não houvir aquilo que faz bem a eles…”
Ps: Você não respondeu as minhas perguntas.
Ps2: Sua mãe ficaria brava de ver você ofendendo outras pessoas de graça assim.
[quote=kicolobo]por que será que as pessoas sempre confundem discussão com agressão?
Será que é porque as palavras rimam? :)[/quote]
Boa pergunta.
Onde foi que eu falei em manutenção de computadores? Ou em explorar técnicos de 18 anos?
A SouthLogic, recentemente adquirida pela Ubisoft, é um exemplo de empresa de tecnologia nacional comprada por uma empresa estrangeira. Chamaram a atenção através do desenvolvimento de um framework para games, chamando Aspen Engine. Trabalho de qualidade. Ela foi fundada por um grupo de amigos.
O setor onde eu trabalho, de tecnologia educacional, da positivo, contribui com 4% do faturamento de todo o grupo Positivo. Se isso não é ganhar dinheiro com tecnologia, amigo, não sei o que é.
E, devo citar a MicroSiga? Acho que os administradores dela não estão reclamando…
Faça algo realmente inovador, e que chame a atenção e você vai ficar rico. Claro, exigirá de você saber distribuir e comercializar esse produto, seja na forma do open source ou não. Mas fazer algo assim é difícil.
Ok, a Sun tem passado um momento infeliz. Mas podemos citar outras empresas, como o grupo SpringSource, o próprio Linux, ou mesmo empresas que crescem em torno do PostGre. Fora que também podemos citar diversas empresas enormes, de código fechado, que estão falindo, como é o caso da Siemens, na área de telecomunicações.
Isto muito me surpreende! Acho que se você escrever alguma coisa sobre isto revolucionará o mercado porque na prática ocorre justamente o contrário.
Ficando só no Java, muita gente vive e muito bem só desenvolvendo software open source. O pessoal da Apache não está nada triste. A turma do Lucene vive muito bem e até criaram a LucidImagination. Poderia citar um monte como Mule, IONA, etc. E ainda poderia citar os casos em que os caras lavam a égua quando vendem as empresas. O Marc Fleury vive hoje nababescamente com o que lucrou com a venda do JBoss para a Red Hat. O Rod Johnson, que não era nenhum pobretão com o que ganhou com o Spring, agora está embolsando mais de 300 milhões de dólares com a venda da Spring-source para a VM Ware. O MySQL foi vendido para a Sun por 1 bi. E a Oracle comprou a Sun principalmente pelo Java.
Para mim o kikoloco disse tudo.
É possível que alguma empresa pegue seu software open source e empacote dentro de seus próprios produtos como o JCompany por exemplo. Mas a maioria só usa e o autor ganha muito mais vendendo serviços do que vendendo software fechado.