Estou construindo um projeto de pesquisa e gostaria de saber o pessoal daqui quais as linguagens de programação ensinadas
nas faculdades publicas aqui do estado, principalmente UNICAMP, USP, UNESP, FATEC?
Alguém que tenha cursado ou está cursando o ensino superior eu gostaria de saber quais limguagens de programação você tiveram?
Depende do curso e da matéria.
Na FATEC que eu estudo, tem python, java e c.
Uma coisa é certa, Estrutura de Dados necessariamente tem que ser passada em C, se for passada em java ou outra coisa, curso é lixo.
Ciência da computação na unicamp não possui(pelo menos possuía) uma disciplina focada em uma linguagem de programação. Você escolhia uma linguagem a gosto e a utilizava para resolver os problemas e estudos do curso.
A Instituição que me formei ensinava c, mas a maioria dos problemas eu resolvi com Object Pascal e lazarus na época. Não tinha enfoque digamos assim, uma disciplina. Você usava a que gostasse. Acho que é o correto.
Eu também não entendi essa, mas não quis comentar. Pelo menos podia ter explicado porque seria lixo não implementar algoritmos de estrutura em uma linguagem que não fosse c.
Eu também não entendi essa, mas não quis comentar. Pelo menos podia ter explicado porque seria lixo não implementar algoritmos de estrutura em uma linguagem que não fosse c. [/quote]
Pois é… pensei o mesmo.
Dependendo do professor pode até ser um lixo mesmo…
Odeio quando pego códigos em Java que foram desenvolvidos como se estivessem programando em C. Vontade de cortar as mãos dos caras que fazem isso… Por isso sempre penso que deveriam aprender a programar OO primeiro…
Eu também não entendi essa, mas não quis comentar. Pelo menos podia ter explicado porque seria lixo não implementar algoritmos de estrutura em uma linguagem que não fosse c. [/quote]
Pois é… pensei o mesmo.
Dependendo do professor pode até ser um lixo mesmo…
Odeio quando pego códigos em Java que foram desenvolvidos como se estivessem programando em C. Vontade de cortar as mãos dos caras que fazem isso… Por isso sempre penso que deveriam aprender a programar OO primeiro…[/quote]
Desculpe ae, mas esse papo de OO também não tem nada haver. Linguagem serve para expressar algoritmos, seja ela qual for.
Eu sou professor e defendo uma postura um tanto incômoda no meio. A de que um professor é responsável por uns 60% da motivação da turma. E que, se uma turma inteira vai mal, a culpa é provavelmente dele, ou da escola.
Eu realmente não acredito que até os alunos CDFs possam ir mal numa matéria, sem que isso seja culpa do professor (ou da ementa).
tbm acho que estrutura de dados tem que ser em C… pois em java ja tem todas ou quase todas prontas na api… e mesmo se não usar a api, com java é bem mais facil pois não se esquenta a cabeça com ponteiros e gerenciamento de memoria… para quem ta aprendendo é bom fazer a coisa na unha… depois quando ja souber da coisa dai é outra historia… acho q em qualquer facul deveriam ensinar C como base…
Somente penso que haveria um ganho ao aprender estrutura de dados em uma liguagem Orientada a Objetos, não em uma linguagem estruturada…
Pelo menos na grade da universidade que me formei nos dois primeiros anos não vi nada de OO, isso é tempo suficiente para pegar vários vicios e dificultar o aprendizado de OO durante a transição para uma linguagem como Java. Muitos tem dificuldade em pensar OO depois de programar em C.
Já o inverso, começar aprendendo estrutura de dados em Java para depois ir para uma linguagem estruturada ou homogenea, acho que não haveriam perdas. Pelo menos o sujeito já iria se familiarizando com alguns conceitos de OO…
Enfim, eu preferiria ter aprendido estrutura de dados em Java, desde que o professor manjasse de Java, claro.
Estrutura de dados tem e pode ser implementada em qualquer linguagem. Quem não sabe implementar uma pilha, fila ou árvore tem que voltar para escola.
Todo framework de qualquer linguagem tem essas estruturas prontas, mas mesmo assim, você precisa saber como implementar, porque é essencial na vida de quem trabalha com software.
Na USP foi basicamente Java e C. acho legal estrutura de dados ser numa linguagem mais baixo nível, requer que a pessoa aprenda de verdade como funcionam as estruturas. Mas lá nós temos primeiro Programação OO e depois Estrutura de dados, no máximo os dois rolando juntos.
Mas a representação de uma estrutura é simples, por isso a necessidade de linguagem de baixo ou alto nível não se aplica. A fila, pilha e árvore são as mesmas em qualquer linguagem. Afinal é o algoritmo que manda.
é, pode até ser. é que como essa é uma matéria de “entrada” da faculdade, eu acho que os alunos ainda não tem o feeling necessário pra fazer isso em java.
vou dar um exemplo :
[code]
class Pilha{
private Object[] valores;
private int indice;
public Pilha(int tamanho){
valores = new Object[tamanho];
indice = 0;
}
public void push(Object objeto){
valores[indice] = objeto;
indice++;
}
public Object pop(){
Object retorno = valores[indice -1];
indice--; // só pra ficar mais didático
return retorno;
}
}[/code]
Deveria ter alguns controles de erros, pilha cheia, mas pro exemplo já basta.
Pra maioria dos alunos de primeiro ano, sem noção de controle de memória, vai achar que esse algoritmo ta certo. Mas não está.
O método pop não libera a referencia do objeto quando tira o elemento da pilha. deveria ser assim:
public Object pop(){
Object retorno = valores[indice -1];
valores[indice -1] = null; //liberando a referencia do objeto
indice--;
return retorno;
}
ai é que eu vejo o problema. Mas no final, se o professor for bom, tanto faz. :roll:
Na minha faculdade a gente so implementava os algoritimos, estrutura de dados entre outros, em C.
Mas ninguem explicou praticamente nada sobre a linguagem, so o basico do basico para a galera poder implementar os algoritimos. Não chegaram a explicar nem o que é um diretriz de pré-processador. Acho que o mais avançado que eu aprendi na faculdade foi utilizar um ponteiro de ponteiro.
Para se ter uma idéia do nivel da minha facu, eu:
- não tive aula de construção de compiladores no laboratorio, apenas teorica.
- não tive aula de OO, apenas teorica, muito menos design patterns.
- não tive aula de SO no laboratorio, ou seja se dependese da facu eu nunca tinha escrito uma thread na vida.
- dizem por ai que haskell é uma linguagem academica, na minha facu, ninguem nunca comentou sobre haskell ou qualquer outra linguagem funcional.
- não ensinaram algoritmos classicos na facudade, nem se quer ensinaram a implementar um farol com threads.
Ou seja a minha “facu” não é muito parametro, as vezes eu olho o que alguns colegas estão tendo em suas facus e fico impressionado com o que eu deixei de ter na minha !
Tenho um amigo que fez facu nessa uni (não é a minha faculdade) e a grade deles conseguia ser ainda pior do que a minha.
Outro dia esta estudando sobre definição do paradigma funcional, e encontrei bons slides de algumas faculdades federais do Brasil, e pensei, ahhh se eu tivesse tido isto na minha facu