Linguagens para full stack

Olá. Bom, me interessei em html e descobri que curto programar estudando C e um pouquinho de Java mas ambos sem foco. Então queria unir o útil ao agradável e estudar back e front-end. Oque vocês acham de usar JavaScript também para o back-end? Eu estava pensando em partir direto para o JS porque eu conseguiria (apesar de frameworks diferentes) focar em uma só linguagem, fazendo dois papéis. Claro, usando html+css também. Obrigado!

Não vejo problema nenhum, ainda mais se as empresas na sua região precisam de programadores JS e FullStack (Node, por exemplo). Mas, no médio prazo, não limite suas opções somente a JS, pois podem surgir outras oportunidades, e é bom ter a mente aberta para mudar.

Abraço.

1 curtida

Obrigado pela resposta. Em relação a ficar só no JS, isso não acontecerá. Mas como a curva de aprendizado aumenta muito no estudo de múltiplas linguagens, acabei me interessando pela JavaScript.

Isso é relativo. Pelo menos pela minha experiencia, por mais que eu use a linguagem js no browser, acho muito mais prático outras tecnologias para back-end, como PHP ou ASP.NET Core com C#, do que Node.js com linguagem js. Node pra mim é chato e pobre em ferramentas, nao valendo a pena só por usar a mesma linguagem.

Em resumo, a curva de aprendizado do PHP por exemplo é muito menor do que Node.js. Claro, se o mercado de Node tiver forte na sua região entao vale o investimento.

Mas muda tanto um framework? Usar JS no react e no node é tanta diferença como se fosse aprender 1 linguagem diferente?

Muda muito, são finalidades diferentes.

Adotar nodejs só pra usar a mesma linguagem que o browser pode não ser vantagem se pesar outros fatores.

Enfim, experimente cada tecnologia e se aprofunde no que for melhor pro seu objetivo.

Cara, mudar muito é relativo.
Você ainda vai ter a sintaxe básica, porém, não irá utilizar o básico na grande maioria dos casos.
React possui uma estrutura própria. Assim cono node.js possui a sua. Obviamente, cada um é voltado para uma coisa.
Node possui 200 milhões de “ferramentas” que vão auxiliar nisso ou naquilo. React possui outros quadrilhões de coisas para outras coisas.

JS no front e back é uma forte tendência. No meu trabalho o pessoal está cogitando trabalhar com o back em JS, e a POC feita trouxe muitos benefícios.

Mas concordo com o pessoal em não limitar seu conhecimento somente em JS. Procure aprender uma outra linguagem para backend além de JS.

JS no front to sabendo, mas oq tu acha de começar cm JS pro back end? Estudar duas linguagens ou a mesma só que em frameworks diferentes?

Quem estuda php acaba estudando ambos. Embora você possa optar por frameworks, no final, acaba usando alguma coisa da própria linguagem, html, css, etc.

Depende do seu objetivo. Se for emprego estuda de acordo com os requisitos das melhores ofertas. Se o forte for Java, .NET e PHP, nem perde tempo agora estudando nodejs. Já js no browser não tem saída.

Complementando o que o @javaflex disse: pesquise as oportunidades da tua região ou da região que pretende atuar.
Se forem mais vagas com a linguagem X, estude-a. Se for para Y, estude essa.
Quando atingir seu objetivo primário, comece a estudar outras coisas.

Spring + Angular/Vue/React, IMHO

2 curtidas

Antes de qualquer framework, se tu puder fazer algum curso JS intermediário/avançado, ia ser muito bom pra vc (supondo que vc tenha alguma noção de JS, senão, faz um básico mesmo)!