Linha de aprendizado c++ (depois do basico)

Bom, sou novo no forum e gostaria de saber uma coisa
Vi certa vez uma ‘linha de aprendizado Java’, que falava a ordem para aprender as possibilidades da linguagem (além dos conceitos básicos) , falando sobre multithread,frameworks,etc

Sempre tive vontade de aprender a linguagem c++, estudei,tenho alguns livros , porem todos mostram a mesma coisa.
Algoritimos, básicao (if,for,while,switch),I/O,ponteiros,alocação dinamica,estruturas de dados e a biblioteca padrao
Li os livros aprendendo c++ em 21 dias e quase todo o C completo e total
Tenho um conhecimento creio que pequeno, porem em questao de sintaxe e uso de algumas bibliotecas eu ja sei um pouco

Porem, gostaria de saber o que aprendo alem disso.
Todos os livros que procuro em livrarias ensinam tudo o que eu ja sei
Comprei um livro de c++, e …nao intendi NADA do que estava la,bibliotecas que nunca ouvi falar, funções que desconheço,etc

Se puderem me ajudar …gostaria de saber qual poderia ser a linha de aprendizado.Sei que nunca existe uma sequencia especifica …mas gostaria de saber o que julgam ser
importante para aprender alem do basico/intermediario

obs: Gosto muito de Linux, e tenho interesse em aprender como o kernel funciona , porem sempre boio nas coisas

Obrigado desde ja

Olá,

eu também estou querendo me aprofundar mais em C++, a a linha que eu to seguindo é a seguinte:

1. Li o livro Treinamento em Linguagem C++ da Viviane, os volume 1 e 2. É excelente o livro.

2. Estudar a STL: http://www.sgi.com/tech/stl/

3. Estudar a Boost: http://www.boost.org/

4. Tem um livro bem legal tb que é o: http://www.submarino.com.br/produto/1/1028671/programacao+avancada+em+c++ que eu to lendo agora e gostando bastante.

Depois disso eu acho que é mais mesmo ver o que vc vai querer desenvolver, e ir atrás das APIs específicas disso. Por exemplo se for fazer programas desktop ver quais são as opções pra fazer tela, e assim sucessivamente.

Não sei se eu ajudei ou não! :slight_smile:

[quote=borbinha]Bom, sou novo no forum e gostaria de saber uma coisa
Vi certa vez uma ‘linha de aprendizado Java’, que falava a ordem para aprender as possibilidades da linguagem (além dos conceitos básicos) , falando sobre multithread,frameworks,etc

Sempre tive vontade de aprender a linguagem c++, estudei,tenho alguns livros , porem todos mostram a mesma coisa.
Algoritimos, básicao (if,for,while,switch),I/O,ponteiros,alocação dinamica,estruturas de dados e a biblioteca padrao
Li os livros aprendendo c++ em 21 dias e quase todo o C completo e total
Tenho um conhecimento creio que pequeno, porem em questao de sintaxe e uso de algumas bibliotecas eu ja sei um pouco

Porem, gostaria de saber o que aprendo alem disso.
Todos os livros que procuro em livrarias ensinam tudo o que eu ja sei
Comprei um livro de c++, e …nao intendi NADA do que estava la,bibliotecas que nunca ouvi falar, funções que desconheço,etc

Se puderem me ajudar …gostaria de saber qual poderia ser a linha de aprendizado.Sei que nunca existe uma sequencia especifica …mas gostaria de saber o que julgam ser
importante para aprender alem do basico/intermediario

obs: Gosto muito de Linux, e tenho interesse em aprender como o kernel funciona , porem sempre boio nas coisas

Obrigado desde ja

[/quote]

Veja o roadmap do link abaixo:

http://www.pontov.com.br/site/index.php/cpp/46-conceitos-basicos/88-roadmap-c

Com relação ao kernel do linux o mesmo é escrito em C e não C++.

Fala borninha!

Acho que uma boa pedida também é você focar naquilo que você precisa! Na teoria,
apesar de termos algumas teorias sobre a “linha Java” sempre é bom focar em um assunto
e tentar estudar a partir daí. No caso de Java existem diversos cenários, porém
uns acham interessante começar por Web, outros por aplicações Desktop, outros
na criação de Framewroks, etc e a partir daí têm-se o estudo do “nicho” específico!
Você não tem idéia de que tipo de aplicações vc gostaria de “brincar” com C++ primeiro?

E sobre o link do bitjesse uma boa pedida é o “Effective C++” além dos outros que devem
ser muito bons mas não li :frowning:
desenvolvo em C também e o Effective é bem interessante!

Até mais!

Eu escrevi o roadmap ali em cima. Li todos aqueles livros, além de alguns similares (como o Exceptional C++).
Todos ali realmente são fortemente recomendados.

Para os livros avançados, tomei o cuidado de deixa-los em “ordem”. Claro, alguns podem ser lidos em paralelo, como o livro sobre STL e o Effective mas, em linhas gerais, é aquilo que está lá. :slight_smile:

Para aprender sobre o kernel do Linux, você deve não só pegar livros de C, mas também livros específicos de SO, como os do Tanembaum.

Agradeço muito pelo interesse em me ajudar
Ja vi o roadmap, vou buscar os livros agora para estudar!

Muito obrigado

Veja se esta página pode te ajudar: http://c2.com/cgi/wiki?CeePlusPlusRoadMap

Rafael,
Interessante o link, fiquei curioso sobre as comparações das linguagens!
E nada como falar com quem leu todos os livros pra pegar umas referências! (ViniGodoy)

Até!

Vou pedir pro entanglement visitar o tópico. Acho que ele pode querer acrescentar mais algum.

Aproveitando o topico…
Tem roadmap para Java =D