Linha do Tempo - Linux

Pro garoto que quer ficar jogando o dia todo com os amigos, pra moças que só querem conversar no msn, ver fotos e blablabla, pra grande maioria dos usuários de internet, multimidia, é basicamente essa mesmo a única vantagem.

A maioria num ta nem ai pra vírus, se é só rebootar que volta a funcionar? então ótimo, dedo no botão e já era. As pessoa não querem “perdem” tempo lendo coisas técnicas, configurando porcarias que eles nem sabem o que é, verificar compatibilidade então, oq é compatibilidade?

Adianta alguem falar que o gaim/kopete é melhor que o MSN, que é mais seguro? e que o Linux não tem vírus então?

Por isso que o windows ainda continua com mais de 90% dos desktops mundiais e tem gente que acha que esta tudo no caminho certo, fazer oq né.[/quote]
Luiz, por isso que digo e repito, NÃO TEM REPOSIÇÃO DE RECURSO HUMANO EM TI.
Quando comecei em informática (“quando era criança pequena em barbacena”), tudo que eu tinha no computador era um console basic com um cursor piscando, mais ou menos como é o python hoje. E para jogar, vc tinha que aprender um pouco de comandos. Quando enchia o saco de jogar, eu pegava um manual que vinha com o computador e digitava os códigos nos livros. Fazia umas mudanças e via aquilo desenhar linhas na tela, fazer diagramas ou calcular a idade em dias.
Foi assim que peguei gosto por programar e por informática.
E hoje, como diz o Luiz só o grupo ORKUT/MESSENGER/YOUTUBE/BLOGS e “iskrever erradu” que a galera quer !!!
Assim renovação não vai ter mesmo… Preparem-se para financiar sua pescaria no rio Paraná com a grana que conseguir programando quando tiver aposentado…
[]'s

[quote=luidhi]
Quando comecei em informática (“quando era criança pequena em barbacena”), tudo que eu tinha no computador era um console basic com um cursor piscando, mais ou menos como é o python hoje.
[]'s [/quote]

O console iterativo do python, você quer dizer né? :wink:

Pra mim um sistema operacional tem que ser o mais babaca e retardado possível, porque o usuário não quer ficar mexendo em arquivo de configuração, o que ele quer é Next Next e pronto.

Pelo menos para usuários pessoais. Agora para empresas tem que ter mais segurança e tudo né.

Mas isso são para as pessoas com baixo QI, as pessoas inteligentes, superioes, precisam digitar comandos, editar arquivos de configuração, saber qtos cilindros o HD tem pra particionar certinho, fazer 5 faculdades e ainda editar um XML, um HTML então, olha que delícia… hehehe :smiley:

Sabe aquele futuro que na década de 90 passavam nos filmes, como sendo 2015, 2030, sabe quando aquilo vai acontecer?
Talves só em 2100, porque as pessoas insistem em querer que tudo seja como sempre foi, as mudanças, os avanços, são vistos com maus olhos, por que simplificar se tudo pode continuar complicado?

[quote=Proteu Alcebidiano][quote=luidhi]
Quando comecei em informática (“quando era criança pequena em barbacena”), tudo que eu tinha no computador era um console basic com um cursor piscando, mais ou menos como é o python hoje.
[]'s [/quote]

O console iterativo do python, você quer dizer né? :wink: [/quote]
Isso ! mas isso foi no século passado… :lol: :lol: :lol:

Existem tentativas livres para se obter um SO assim. Sob kernel Linux, o projeto Ulteo tenta minimizar a tarefa de administrar o sistema. Se vc comparar o que eram as primeiras distribuições linux com um ubuntu atual, ou um KDE, vai ver a coisa pode rumar para este caminho.

Não sou a melhor pessoa para falar isso, mas acho que de tanto as distros tentarem ser profissionais, acabam sendo amadoras por demais em usabilidade.
Cada vez mais que uma distro cresce, mais coisas “exigem” ser configuradas para ficarem aceitáveis. Quantos passos na instalação e configuração do Microsoft Windows tem e quantos passos tem a do Fedora Core?
A ultima distro que usei que era bem user-friendly foi o Knoppix(e seu derivado, Kurumin).
Talvez o maior problema das distros é que ainda são feitas por programadores.

Até!

[quote=maquiavelbona]Não sou a melhor pessoa para falar isso, mas acho que de tanto as distros tentarem ser profissionais, acabam sendo amadoras por demais em usabilidade.
Cada vez mais que uma distro cresce, mais coisas “exigem” ser configuradas para ficarem aceitáveis. Quantos passos na instalação e configuração do Microsoft Windows tem e quantos passos tem a do Fedora Core?
A ultima distro que usei que era bem user-friendly foi o Knoppix(e seu derivado, Kurumin).
Talvez o maior problema das distros é que ainda são feitas por programadores.

Até![/quote]

Se não por programadores, distros (ou versòes de qualquer SO) seriam feitas por que tipo de pessoa?

[quote=cassio]
Se não por programadores, distros (ou versòes de qualquer SO) seriam feitas por que tipo de pessoa?[/quote]

Qualquer tipo de projeto não é feito só por técnicos, tem também a parte de quem vai usar. O problema na qual eu me referi que a idealização de usabilidade não tende a vir das pessoas que a distro quer alcançar e sim de quem constrói a distro e idealiza um conceito de usabilidade. É fazer uma ferramenta que ao invés de me ajudar a resolver o problema, me força a me adequar a tal ferramenta para depois tentar resolver o dito problema. Isso ainda ocorre e não é exclusivo do Linux, mas é o que eles querem combater. Tente dar para seu irmão de 11 anos dois cds, um com o Windows e o outro com o Suse e peça para ele instalá-los e veja qual é o resultado.

Até!

[quote=maquiavelbona][quote=cassio]
Se não por programadores, distros (ou versòes de qualquer SO) seriam feitas por que tipo de pessoa?[/quote]

Qualquer tipo de projeto não é feito só por técnicos, tem também a parte de quem vai usar. O problema na qual eu me referi que a idealização de usabilidade não tende a vir das pessoas que a distro quer alcançar e sim de quem constrói a distro e idealiza um conceito de usabilidade. É fazer uma ferramenta que ao invés de me ajudar a resolver o problema, me força a me adequar a tal ferramenta para depois tentar resolver o dito problema. Isso ainda ocorre e não é exclusivo do Linux, mas é o que eles querem combater. Tente dar para seu irmão de 11 anos dois cds, um com o Windows e o outro com o Suse e peça para ele instalá-los e veja qual é o resultado.

Até![/quote]

Depende. Existem outros fatores por trás de uma “simples instalação”. Um exemplo BESTA, mas que a grande maioria das pessoas não sabe, é como fazer com que o pc de o boot pelo drive de cd, usuário não sabe entrar no setup da bios… Neste caso meu irmão de 11 anos não isntalaria nenhum dos dois, nem windows e nem suse :stuck_out_tongue:
No fim, usuários comuns, pelo menos por enquanto, continuam dependendo de técnicos.
Concordo com vc que deveria haver uma maior pesquisa por parte dos desenvolvedores das distros Linux quanto à usabilidade e simplicidade daquilo que desenvolvem.
Mas tbm acredito que tudo é questão de hábito. Já vi criança que teve seu primeiro contato com computadores usando Linux e, quando precisou usar Windows na escola, ficou totalmetne perdido…

Para outros programadores usarem.

[quote=maquiavelbona]Tente dar para seu irmão de 11 anos dois cds, um com o Windows e o outro com o Suse e peça para ele instalá-los e veja qual é o resultado.
[/quote]

Quantos usuários de Windows tem conseguem instalar Windows no seu computador? :slight_smile:

O kurumin é muito mais rápido de fácil de instalar que o Windows e ainda você pode usar o computador enquanto instala :slight_smile:

[quote=microfilo]Quantos usuários de Windows tem conseguem instalar Windows no seu computador? :slight_smile:

O kurumin é muito mais rápido de fácil de instalar que o Windows e ainda você pode usar o computador enquanto instala :)[/quote]
Quanto a isso, meu irmão conseguiu fazer o next->next->finish no Windows uma vez que precisou reinstalar.
Sobre o Kurumin, eu falei que quando usei achei-o muito bom para usuários pois quem usa não precisa saber o que acontece, somente coloca, usa e se quiser, instala.

http://linux.oneandoneis2.org/LNW.htm

Certo, partindo do pressuposto que Linux é tão diferente de Windows, qual seria a razão de tanto esforço para tentar tomar o mercado de desktops de pessoas leigas? E por que continua sendo a promessa do futuro dos desktops a tanto tempo sendo que é tão fodástico assim? Se é “designed for the designer”, para que tanto estardalhaço contra as outras opções que não são assim?

O texto do link é interessante mas ele se esquece do principal da conversa: o mundo. É nele e para ele que as coisas funcionam.

Até!

Na verdade, o dia (se chegar) que a apple der o Mac OS X de gratis, e for possível instalar em qualquer computador plataforma intel, um abraço, já era o Linux.

Desde 97 quando comecei, os sonhos dos developers eram que o Linux fosse usados por todos usuários windows e que fosse tão bonito e ergonomicamente correto para eles como o Mac OS é. Ou seja, ninguém vai dar o braço a torcer nunca, que o windows é infinitamente mais usado porque é mais simples, e que o Mac OS é melhor porque visa os usuários e não apenas os nerds bobões.

http://idgnow.uol.com.br/seguranca/2006/12/20/idgnoticia.2006-12-20.7838725343/IDGNoticia_view

Ótimo, assim essas falhas serão corrigidas :slight_smile:

Mas isso são para as pessoas com baixo QI, as pessoas inteligentes, superioes, precisam digitar comandos, editar arquivos de configuração, saber qtos cilindros o HD tem pra particionar certinho, fazer 5 faculdades e ainda editar um XML, um HTML então, olha que delícia… hehehe :smiley:

Sabe aquele futuro que na década de 90 passavam nos filmes, como sendo 2015, 2030, sabe quando aquilo vai acontecer?
Talves só em 2100, porque as pessoas insistem em querer que tudo seja como sempre foi, as mudanças, os avanços, são vistos com maus olhos, por que simplificar se tudo pode continuar complicado?[/quote]

Cara, isso é tão utópico, tão irreal, tão egocentrista como um médico querer que pessoas se auto-diagnostiquem pois quem não sabe como funciona seu próprio corpo no minimo deve ser muito ignorante.[/quote]

Nas distros amigaveis como o Ubuntu ou SUSE de hoje em dia, um usuário não precisa saber absolutamente nada de linha de comando e outras coisas mais dificeis para usar, e bem, o sistema. A diferença está em, caso vc queira saber exatamente o que está acontecendo, vc pode. Quem garante que não vem um ultra KeyLogger no Windows que está roubando todos os dados bancarios de seus usuarios?

Usando o mesmo exemplo que vc. Imagina chegar em um médico e ele disser, vc está com uns probleminhas, eu não conheco nada ai dentro, então é só vc morrer e reencarnar que vc sara. Se for um médico bom ainda diria: “Pode ficar tranquilo que vamos guardar todos seus dados”. E já que vc não entende nada sobre a sua própria vida, vc aceita.

[quote=maquiavelbona]Certo, partindo do pressuposto que Linux é tão diferente de Windows, qual seria a razão de tanto esforço para tentar tomar o mercado de desktops de pessoas leigas? E por que continua sendo a promessa do futuro dos desktops a tanto tempo sendo que é tão fodástico assim? Se é “designed for the designer”, para que tanto estardalhaço contra as outras opções que não são assim?

O texto do link é interessante mas ele se esquece do principal da conversa: o mundo. É nele e para ele que as coisas funcionam.

Até![/quote]

Torcedores de algum time de futebol não estão tentando o tempo todo fazer outras pessoas torcerem tbm? Então, usuários linux tbm. O Inter ganhou agora o Mundial, se ele é o melhor, pq que todo mundo não passou a torcer para ele?

A idéia do Linux é justamente a liberdade, mesmo alguns usuários sendo bem ortodoxos, é só ver o exemplo de softwares livres desenvolvidos inicialmente para linux, a maioria deles possui versão para windows.

O windows só é mais usado que o Linux no brasil hoje pq o Windows é de graça. O que é lamentável é ver que pessoas preferem cometer um crime pirateando o windows do que usar o linux que está ali totalmente disponivel e de braços abertos. Mas pra quem prefere pagar licença de Windows, Office, AutoCad, Photoshop, etcs, ai tudo bem, a opção é de cada um.

[]'s

[quote=fdettoni]…
O windows só é mais usado que o Linux no brasil hoje pq o Windows é de graça. O que é lamentável é ver que pessoas preferem cometer um crime pirateando o windows do que usar o linux que está ali totalmente disponivel e de braços abertos. Mas pra quem prefere pagar licença de Windows, Office, AutoCad, Photoshop, etcs, ai tudo bem, a opção é de cada um.

[]'s[/quote]

Isso já gerou alguns tópicos aqui no GUJ mesmo. Querer comparar AutoCad, Photoshop, Corel Draw, Microsoft Office entre outros com seus correspondentes “free” (nem open-source eu citei) é covardia.

Até!