Linha do Tempo - Linux

Imagem com a linha do tempo de várias distribuições Linux, vale a pena conferir!

:arrow: http://httwww.kde-look.org/content/files/44218-linuxdistrotimeline-6.9.png

ASOBrasil

Nossa. Yggdrasil!

Muito interessante ver que aquela previsão de que o mercado iria afunilar em função de poucas distribuições Linux não está sendo realizada (por enquanto).

[quote=Daniel Quirino Oliveira]
Muito interessante ver que aquela previsão de que o mercado iria afunilar em função de poucas distribuições Linux não está sendo realizada (por enquanto).[/quote]

Não tá afunilando nada, é muito pelo contrário… desde 2003 pra ca, soh o RedHat se multiplicou em 8… E olha o Ubunto, q surgiu em 2004, já deu 3 crias.

• e aí, isso é bom ou ruim para a comunidade Linux?

E nas várias disputas de mercado? (Servidor, Desktop, Alta performance, Sistemas em Tempo Real, etc., etc., etc.)

No desktop acho q ele perde em usabilidade, windows e mc (tá, tem gente que não concorda… + as pesquisar por ai mostram q ele eh menos usado em desktop).

As outras áreas eu não sei falar não…

bem, e tudo isso ai nasceu dessa thread aqui:
http://groups.google.com/group/comp.os.minix/browse_thread/thread/76536d1fb451ac60/1394ca4bba520392

Imagina se fosse pra ser grande. :lol:

Imagina se fosse pra ser grande. :lol: [/quote]

Provavelmente seria um lixo.

[quote=bandrade][quote=Daniel Quirino Oliveira]
Muito interessante ver que aquela previsão de que o mercado iria afunilar em função de poucas distribuições Linux não está sendo realizada (por enquanto).[/quote]

Não tá afunilando nada, é muito pelo contrário… desde 2003 pra ca, soh o RedHat se multiplicou em 8… E olha o Ubunto, q surgiu em 2004, já deu 3 crias.

• e aí, isso é bom ou ruim para a comunidade Linux?

E nas várias disputas de mercado? (Servidor, Desktop, Alta performance, Sistemas em Tempo Real, etc., etc., etc.)

No desktop acho q ele perde em usabilidade, windows e mc (tá, tem gente que não concorda… + as pesquisar por ai mostram q ele eh menos usado em desktop).

As outras áreas eu não sei falar não…[/quote]

Enquanto houver evolução, sempre vai ser bom. Por mais que as distros se multipliquem, elas estão cada vez mais compativeis.

Em desktops realmente, é muito pouco usado, só usuários que acabaram de comprar o pc, e veio com o linux, essas pessoas aprendem linux como as outras aprender o windows, e usuarios mais avançados pois a transição de sistemas não é nada fácil.

[]'s

[]'s

Cada vez + compativeis?? sei não hein… enquanto a maneira de instalação de aplicativos e a localização dos arquivos de configuração for diferente (entre outras coisas), não vejo muita compatibilidade…

Acho bacana a ideia de ter um SO especializado no que ele se propoe, + acho que com linux o povo re-inventou a roda d+…

Olá!

Eu ainda acho que duas coisas ainda interferem principalmente para a não adoção de Linux mais amplamente:

• Falta de compatibilidade com componentes, comparado aos concorrentes diretos;
  • Padronização. Falta alguma regulamentação para a estrutura de diretórios. Em uma distro, instala os programas em /usr/bin, outras em /usr/sbin, algumas tem /etc/rc.d outras /etc/rc0.d (1, 2 etc). Como fazer algo se espalhar se tenho que caçar além do programa, um pacote compatível com minha distro?

Desabafei.

Até!

Linux é o S.O. do futuro…assim como o Brasil é o país do futuro, ou seja, ouço isso desde que era um pequeno pivete… :lol:

[quote=Paulo Silveira]bem, e tudo isso ai nasceu dessa thread aqui:
http://groups.google.com/group/comp.os.minix/browse_thread/thread/76536d1fb451ac60/1394ca4bba520392[/quote]

Mais uma daquelas previsões furadas…

Coitado do Debian, tem mais filhos que dono de circo hehe :slight_smile:

Uma dessas mega loja que vendem computador a preços baixos com Linux, divulgou há pouco tempo uma pesquisa que fala que quase 85% das pessoas que compravam seus computadores com Linux, instalavam Windows (pirata) neles, ficando com apenas esse SO instalado.

Não vou mais filosofar sobre esse tema porque não adianta nada mesmo, mas espero que em alguns anos possamos ver mudanças reais mesmo.

A minha previsão preferida é:

“LINUX is obsolete” - Andy Tanenbaum

[quote=bandrade][quote=fdettoni]
Enquanto houver evolução, sempre vai ser bom. Por mais que as distros se multipliquem, elas estão cada vez mais compativeis.
[/quote]

Cada vez + compativeis?? sei não hein… enquanto a maneira de instalação de aplicativos e a localização dos arquivos de configuração for diferente (entre outras coisas), não vejo muita compatibilidade…

Acho bacana a ideia de ter um SO especializado no que ele se propoe, + acho que com linux o povo re-inventou a roda d+… [/quote]

Acho que compatibilidade não é bem o que eu quis dizer, e sim portabilidade. Hoje mesmo tenho 3 distros linux(Debian, Slack, e SUSE) na minha máquina do trabalho, e tendo uma partição para home, e uma para emails, acesso o mesmo e-mail de quatro sistemas diferentes, sem precisar configurar nada, é só colocar a partição de email no fstab.

Por mais que não existam padrões, não existe mais um aplicativo que não pode ser instalado em qualquer distro.

[quote=Luiz Aguiar]Coitado do Debian, tem mais filhos que dono de circo hehe :slight_smile:

Uma dessas mega loja que vendem computador a preços baixos com Linux, divulgou há pouco tempo uma pesquisa que fala que quase 85% das pessoas que compravam seus computadores com Linux, instalavam Windows (pirata) neles, ficando com apenas esse SO instalado.

Não vou mais filosofar sobre esse tema porque não adianta nada mesmo, mas espero que em alguns anos possamos ver mudanças reais mesmo.[/quote]

É lamentavel isso, mas como a unica vantagem que as pessoas veêm no linux é o fato de ser grátis, isso só vai mudar quando o windows deixar de ser.

[]'s

[quote=abilio][quote=boaglio]

“LINUX is obsolete” - Andy Tanenbaum[/quote]

Realmente Tanenbaum sempre foi um gênio. Ainda hj ter q editar xorg.conf para botar uma placa nvidia pra funcionar pra funcionar corretamente é totalmente obsoleto. :? [/quote]

O Torvalds vivia mentendo o pau no Minix q é filho do Tanenbaum, eu tb ficaria meio puto :wink:

Realmente Tanenbaum sempre foi um gênio. Ainda hj ter q editar xorg.conf para botar uma placa nvidia pra funcionar pra funcionar corretamente é totalmente obsoleto. :? [/quote]

Da mesma maneira que ter que criar get/set para todas as suas propriedades em uma linguagem em pleno século 21…

Mas quanta gente chata…

Pro garoto que quer ficar jogando o dia todo com os amigos, pra moças que só querem conversar no msn, ver fotos e blablabla, pra grande maioria dos usuários de internet, multimidia, é basicamente essa mesmo a única vantagem.

A maioria num ta nem ai pra vírus, se é só rebootar que volta a funcionar? então ótimo, dedo no botão e já era. As pessoa não querem “perdem” tempo lendo coisas técnicas, configurando porcarias que eles nem sabem o que é, verificar compatibilidade então, oq é compatibilidade?

Adianta alguem falar que o gaim/kopete é melhor que o MSN, que é mais seguro? e que o Linux não tem vírus então?

Por isso que o windows ainda continua com mais de 90% dos desktops mundiais e tem gente que acha que esta tudo no caminho certo, fazer oq né.

[quote=abilio]

Fazer o que se o fabricante não tem essa preocupação… culpa do Linux é que não é.

Não sei qual distro tu usa! mas eu uso Fedora 5 e não preciso configurar nada para colocar o driver da nvidia pra funcionar!

Opa!

Eu usava o Slackware 10 e era quase um suicídio fazer os drivers mais novos da NVIDIA e da ATI funcionarem corretamente. Noites e noites acordado recompilando coisas. :cry:

Até!