Linux bate 1% de mercado pela primeira vez

Temos que pensar da seguinte forma, perante uma noticia dessa:

Não temos q olhar somente para o mercado que a microsoft esta perdendo.

O mais importante deste crescimento do linux é a demostração da qualidade dos desenvolvedores, do aumento de conhecimento, do domínio da linguagem.

Estamos nos capacitando para desenvolver softwares de alta qualidade, e isso sim é o que importa.

Se vamos usar linux ou windows, isto é uma decisão estrategica da empresa…mas é muito importante saber que podemos cada vez mais, confiar em um software open, com qualidade.

Do ponto de vista empresarial, o Linux já é uma boa pedida tanto em relação à qualidade quanto em relação à economia (com exceção de aplicativos específicos cujos equivalentes ainda são de qualidade inferior, como programas para tratamento pesado de imagens).

Do ponto de vista da imensa massa de usuários geralmente leigos… Linux ainda está a desejar; a maioria só quer jogar e acessar Orkut e o MSN - e todas as suas firulas miguxográficas. Jogos ainda é coisa complicada, e os clientes MSN ainda são muito limitados (e geralmente atrasados) em relação aos aplicativos clientes da MS.

Mas para mim… Ubuntu na veia. :slight_smile:

Tem um porém nessa pesquisa. Ela deveria ser renomeada para “Linux bate 1% de mercado DESKTOP pela primeira vez”.

Se você ler bem a notícia principal é citado que a estatistica é coletada de alguns sites na América do Norte, vejam aqui: http://itmanagement.earthweb.com/osrc/article.php/3818696/.

Servidores (normalmente) não ficam navegam na internet. Então a estatística é baseada no user-agent dos navegadores desktop. Nos servidores é fato que temos Linux, Unix e afins quase absolutos. Se for contar tudo isso, teremos números diferentes.

concordo, mas não é novidade nenhuma que esse pessoal da info não sabe interpretar e traduzir pesquisas. os comentários demonstram!
a própria w3counter indica acima de 2%

"

Acho legal vermos que plataformas baseadas em Gnu/Linux estao cerscendo. Isto demonstra que há opcoes de escolha. :wink:

1%. Que miséria.

Fazem uns 10 anos que eu ouço que o Linux esta crescendo.

Realmente tem algo pra se comemorar em demorar 15 anos pra atingir 1%?

Juro, não to querendo gerar flame não, é sério… mas é ridículo isso, ano que vem iPhone+Symbiam já vão bater de longe o Linux, se a Apple baixar 10% os prećos dos Mac já vira uma debandada pro Mac tbm, mas tudo é motivo de festa né rs

[quote=Luiz Aguiar]Realmente tem algo pra se comemorar em demorar 15 anos pra atingir 1%?

Juro, não to querendo gerar flame não, é sério… mas é ridículo isso, ano que vem iPhone+Symbiam já vão bater de longe o Linux, se a Apple baixar 10% os prećos dos Mac já vira uma debandada pro Mac tbm, mas tudo é motivo de festa né rs[/quote]

É que o OpenSource tem muito investimento em marketing não é? A diferença é o marketing feito em cima das marcas, o linux ainda tem aquela impressão de tela preta onde não se uso o mouse.

[quote=Luiz Aguiar]Realmente tem algo pra se comemorar em demorar 15 anos pra atingir 1%?

Juro, não to querendo gerar flame não, é sério… mas é ridículo isso, ano que vem iPhone+Symbiam já vão bater de longe o Linux, se a Apple baixar 10% os prećos dos Mac já vira uma debandada pro Mac tbm, mas tudo é motivo de festa né rs[/quote]
Bom, eu não teria nada a comemorar, nem se ele tivesse marcando 50%.
Mas essa estatística é furada. Nunca que o Mac é 10x mais usado que o Linux, muito menos o IPhone metade.

As “reclamações” de vocês não fazem sentido.

Acho que ninguém esta necessariamente comemorando nada. Foi apenas um relatório que disse que o linux tem 1% do mercado e mais bla bla bla.

Linux é alternativa? É, assim como OS X é alternativa, do mesmo modo que Windows é alternativa.

Ninguém com o mínimo de conhecimento acha de verdade que Linux é limitado, ou insuficiente para ser usado por qualquer pessoa. Então se as pessoas não usam ele é apenas escolha, e cada um faz a sua e deu.

Já fazem 4 anos no mínimo, que as grandes distribuições linux não precisam “provar” nada pra ninguém. Usa quem quer, fala mal quem não conhece.

Quem hoje, ainda fala no “ano do linux”, não tem a menor idéia do que está falando. Deveria ficar quieto e apenas ouvir.

Mais cedo ou mais tarde (5, 10, 20 ou 30 anos) não irá mais existir SO fechado, pela qualidade e quantidade das demais opções. Meu palpite.

[frase cliche]
Eu sabia! getAnoCorrente()+1 será o ano do linux! (frase dita todo ano por alguem)
[/frase cliche]

Abraços!

Usei Linux pela primeira vez em 97, dai foram pelo menos uns 7 anos seguidos como usuário, já tenho quase 2 anos como usuário do OS X e mais uma década como usuário Windows. Fazia quase 3 anos por motivos diversos que não usava Linux, instalei aqui no trabalho para facilitar o ambiente de desenvolvimento Rails, vou ser bem sincero, to com saudade do XP SP3 rsrs

O Marcelo esta certo, tudo é escolha, e realmente, depois que passei a usar computador com outros “olhos”, não apenas ficar horas escovando bits, entendo melhor porque realmente não existiu (e acredito não vá existir) o ano do Linux, porque as pessoas simplesmente não estão o escolhendo e vejo que os esforćos para mudar a escolha das pessoas “comuns” não surgiram muito efeito até hoje.

Mas isso é IMHO, no flames!

PS: conhećo muita gente que comprou computador mais barato com Linux só pra pagar menos e instalar Windows pitara rs

Luiz, o Linux em 97 não deveria nem ser levado em consideração. Conta a partir de 2005.

Hoje minha percepção das coisas mudaram um pouco. Pra mim escovar bits é ter que instalar anti vírus, e pior, ficar atualizando. Terminei de instalar o Ubuntu 9.04 a algumas semanas atrás e já tava pronto pra usar com quase tudo que queria. Instalei o Eclipse e não faltou mais nada. E pior (melhor) abriu automaticamente o pop-up pedindo pra instalar o driver da placa de video. Só tive que dar OK.

Escovar bit é ter que ficar instalando codecs de video, mandei abrir um WMV HD, abriu a janela avisando que não tinha o codecs mas iria instalar. Só cliquei no botão, tudo funcionando. Mesma coisa com DIVX. Mesma coisa com RM. Mesma coisa com os codecs Apple. Mais SIMPLES impossível e pior (melhor) a cada 6 meses o Ubuntu fica melhor ainda.

Fui botar o Windows numa maquina virtual pra minha mulher usar o corel draw, descobri que não sei mais usar o Windows. Pra mudar as opções de rede tem que ir em 25 janelas, todas com 29,5 opções, e achar os links minúsculos no meio de 20 outros links. EXTREMAMENTE complexo, coitado de quem não tem experiência com o computador e se depara com um windows novo. Depois de conseguir configurar a rede fiz melhor, desconfigurei e deixei ele sem rede mesmo já que é só para o Corel e nem vou me preocupar com worms e outras coisas. To com medo de perder alguma vaga por não saber operar o computador (operar o computador = usar Windows) :smiley:

Obvio que esse é o MEU PERFIL, para o MEU CASO, na MINHA CASA.

Não to dizendo que ninguém está errado ou coisa parecida por não concordar comigo ou não conseguir usar o Linux.

Aposto que tua saudade é porque não é do modo como tu está acostumado. E com isso ninguém poderá te ajudar.

Eu também conheço. E eles não tem a menor idéia de o porque fazem isso, e não sou eu que vou tentar convercer ninguém do contrario.

Só estou falando tudo isso como contribuição para pessoas que as vezes tem um pouco de pré-conceito, mas que na verdade é falta de conhecimento mesmo.

Há ainda, uma falta de infromacao e esclarecimento sobre o Gnu/Linux para os usuários finais. Ainda há pessoas que acham que o Gnu/Linux se resume ao shell e é difícil de usar. Para comecar a reverter este quedro, é importante mostrar como o sistema evolui e os avancos obtidos em comparacao com as primeiras versoes lancadas do sistema. Uma maior divulgacao e esclarecimento de dúvidas para o usuário final, possibilitando uma compreencao melhor do sistema como um todo. :wink:

Um abraco.

Toda pesquisa que se preze tem que sempre mostrar o seu espaço amostral, senão ela não vale absolutamente nada.

Aqui eles explicam mais ou menos como coletaram os dados, mas não tá muito claro.

Pra mim depois que veio o Ubuntu, essa porcentagem passou de 1% faz tempo.

Grande parte das pesquisas realizadas é tendenciosa, nao podemos acreditar nelas. Acredito que o Gnu/Linux esteja entre 3 e 5% de uso no mercado global. :wink:

"

Eu acredito em duendes e nem por isso eles existem ou são reais. (rsrsrs…)
Como o amigo de cima disse. É apenas uma amostragem estatísticas, baseada em alguns fatos, como exposto no link do boaglio.
Não foi uma pesquisa abrangente, como por exemplo uma pesquisa de intenção de voto, mas é um parâmetro, dentro das suas limitações.

Eu também, mas e daí? A “pesquisa” não diz que o critério é o SO pré-instalado no computador. Se fosse, o Mac teria ainda muito menos, já que os únicos computadores (acho) que vêm com eles são os próprios Macs.

Obs: comprei meu notebook com Vista e instalei o Debian :roll:

Isso que Marcelo falou (facilidade = costume) é a mais pura verdade. Meu primeiro computador não foi um PC (era um MSX) e eu tive muita dificuldade para usar o Windows 95. Era tanta que eu ligava o computador, ia em Iniciar > Desligar > Ir para o DOS e fazia minhas atividades por lá. Era mais fácil pra mim.