Linux bate 1% de mercado pela primeira vez

Nunca, na história dos sistemas operacionais, o Linux havia ultrapassado a marca de 1% no market share mundial, segundo a Net Applications. Em abril, porém, diz a própria consultoria, o índice foi batido.

Leia mais: http://info.abril.uol.com.br/noticias/tecnologia-pessoal/linux-bate-1-de-mercado-pela-primeira-vez-02052009-2.shl

Assunto perigoso, pode formar guerras pesadas pelo fórum.

Mas enfim, independente de porcentagens, que bom que temos escolha, né? Que bom que eu posso usar meu Linux enquanto muitos por aí podem usar seus Windows. Assim todos ficam felizes.

Assim como hoje podemos escolher entre Netbeans, Eclipse, WSAD, Jdev; entre Glassfish, Websphere, Weblogic…

Pena que infelizmente estamos longe de uma interoperabilidade entre Mac, Linux, Win e seja lá o que mais vier.

Interessante ver o % de participaçao do iPhone/iPod Touch.

Fico contente em ver que a maioria do pessoal esta curtindo um Tux. Eu começei a mexer com linux, agora só uso windows se for obrigado hehehhee. Mas ainda acho que o linux precisa de mais facilidades como por exemplo one-click installer, se os RPMs e outros formatos fossem (Estou falando em termos de ubuntu OK) como os pacotes deb, clica em instalar e ta lá, tudo certo, só usar. Garanto que o linux ia crescer muito.

Outro ponto que mantem o linux abaixo do windows são games. Se tivesse um grande game que rodasse somente em Linux garanto que muita gente ia migrar só para jogar o jogo.

Fico muito feliz com o crescimente do pinguim.

[]'s

Eles podiam explicar como são coletados esses dados. É o número de acesso a algum serviço Web? É a compra de computadores com o SO pré-instalado?
Eu sempre achei que o Mac só era popular nos EUA.

Bem, por essa estatística já dá pra notar: Linux é 95% em servidores, rs.

[quote=Felagund]Fico contente em ver que a maioria do pessoal esta curtindo um Tux. Eu começei a mexer com linux, agora só uso windows se for obrigado hehehhee. Mas ainda acho que o linux precisa de mais facilidades como por exemplo one-click installer, se os RPMs e outros formatos fossem (Estou falando em termos de ubuntu OK) como os pacotes deb, clica em instalar e ta lá, tudo certo, só usar. Garanto que o linux ia crescer muito.

Outro ponto que mantem o linux abaixo do windows são games. Se tivesse um grande game que rodasse somente em Linux garanto que muita gente ia migrar só para jogar o jogo.

Fico muito feliz com o crescimente do pinguim.

[]'s[/quote]

E quem pagaria as grandes produtoras de jogos?

Olá,
É ótimo saber disto, pois eu uso o linux e acho o windows ridículo, bem saber que o linux que na minha opnião é o melhor SO está crescendo.

Parabéns,
Nathan Paulino Campos

[quote=aleck]

E quem pagaria as grandes produtoras de jogos?[/quote]

Você acha que tudo no linux é gratuito? Cobrariam pelos jogos no linux do mesmo jeito que cobram por jogos no windows.

[quote=danieldestro]Nunca, na história dos sistemas operacionais, o Linux havia ultrapassado a marca de 1% no market share mundial, segundo a Net Applications. Em abril, porém, diz a própria consultoria, o índice foi batido.

Leia mais: http://info.abril.uol.com.br/noticias/tecnologia-pessoal/linux-bate-1-de-mercado-pela-primeira-vez-02052009-2.shl[/quote]

Eu não entendi duas coisas nessa pesquisa, nela o Android tem mais participação de mercado que o Symbian…! Como isto é possível sendo que o Symbian é utilizado em diversas marcas e modelos de aparelhos há muito tempo, incluindo grande parte dos aparelhos da Nokia, e o Android ainda é utilizado em pouquíssimos modelos?

E outra, o que é o sistema op. “Java ME” indicado na pesquisa?

De fato, essa pesquisa é basicamente um “cozidão” daquelas estatísticas que se obtém olhando logs de acesso a alguns servidores Web na Internet, e olhando o “User-Agent”. Daí você ver, por exemplo, que o Android possa estar com participação “maior” que o próprio iPhone embora haja apenas alguns poucos modelos que suportem o Android; além disso, raramente as pessoas usam o browser do celular para fazer alguma coisa, por isso a porcentagem é bem mais baixa que o indicado pela realidade.

Se você olhasse o log de acesso ao GUJ, por exemplo, pensaria que a participação de uso do Firefox e do Linux é muito maior que a média mundial.

Bacana demais!!! Eu uso o Debian 4.0, uso ele pra quase tudo.

Só completando, logs não dizem nada. Posso disfarçar meu IP, meu browser e meu sistema operacional para que o servidor ache que uso tal coisa e, na realidade, não uso.
Tem coisas ai longe da realidade, embora eu gostaria de ver o Linux sendo usado por, pelo menos, 30% da população.

[quote=rems]Eu não entendi duas coisas nessa pesquisa, nela o Android tem mais participação de mercado que o Symbian…! Como isto é possível sendo que o Symbian é utilizado em diversas marcas e modelos de aparelhos há muito tempo, incluindo grande parte dos aparelhos da Nokia, e o Android ainda é utilizado em pouquíssimos modelos?

E outra, o que é o sistema op. “Java ME” indicado na pesquisa?[/quote]

User-agent dos browsers pra Symbian pode apontar tanto p/ Symbian, Java ME, ou qqr coisa que ele quiser. Por isso pode diminuir o market share de um.

[quote=thingol]De fato, essa pesquisa é basicamente um “cozidão” daquelas estatísticas que se obtém olhando logs de acesso a alguns servidores Web na Internet, e olhando o “User-Agent”. Daí você ver, por exemplo, que o Android possa estar com participação “maior” que o próprio iPhone embora haja apenas alguns poucos modelos que suportem o Android; além disso, raramente as pessoas usam o browser do celular para fazer alguma coisa, por isso a porcentagem é bem mais baixa que o indicado pela realidade.

Se você olhasse o log de acesso ao GUJ, por exemplo, pensaria que a participação de uso do Firefox e do Linux é muito maior que a média mundial.[/quote]
Acho que é por aí mesmo. É como as estatísticas de acesso ao w3schools, onde o Firefox tem quase 50%. Imagino que tenha bem menos na realidade.

O Google não divulga estatísticas deste tipo? Acho que teria um nível de confiabilidade aceitável.

não sei não se esta pesquisa é confiável, pois não tem informações, referências, envolvidos. somente gráficos!
pelo que indica, o linux veio atingir 1% durante mes de abril. eu pessoalmente achava que seria próximo de 7%.

ainda não me convenci!

[quote=thingol]De fato, essa pesquisa é basicamente um “cozidão” daquelas estatísticas que se obtém olhando logs de acesso a alguns servidores Web na Internet, e olhando o “User-Agent”. Daí você ver, por exemplo, que o Android possa estar com participação “maior” que o próprio iPhone embora haja apenas alguns poucos modelos que suportem o Android; além disso, raramente as pessoas usam o browser do celular para fazer alguma coisa, por isso a porcentagem é bem mais baixa que o indicado pela realidade.

Se você olhasse o log de acesso ao GUJ, por exemplo, pensaria que a participação de uso do Firefox e do Linux é muito maior que a média mundial.[/quote]

Resumindo…essa pesquisa pode dar uma idéia, mas não é acurada e não deve ser tomada como base pra nada…

1%^^ Para alcançar o windows tem que melhorar muito ainda…

Vou ser Sincero gosto de linux sempre quis instalar eles mais nenhum deles reconhece minha placa de video…

Então prefiro o Windows…

Fico feliz pela divulgação do crescimento do linux mesmo que bem pequena em relação aos outros S.O, aqui eu uso o linux ubuntu para programar em java, pacote Office e internet. Games apenas o Enemy Territory e o Tremulous (mas eu nem jogo direito…). Aqui os drivers funcionaram blza inclusive o meu modem que é de 1998…
Tenho o windows tb, mas só para executar o cd-rom do curso de inglês e outros games…
Abraços galera!!!

Lá em casa é 80% Ubuntu, 18% Maemo e 2% Windows (com a rede desligada).