Linux para iniciantes

[quote=lina]utilize o Ubuntu 6.10 =)
facil, e tem tutorial de instalação onde quiser…

e logo na instalação pergunta a linguagem… ingles e portugues… não tem como errar… alias, ele detecta tudo automatico do seu pc, e até internet =P

Tchauinz![/quote]

Tbm gostei Ubuntu fácil a instalação , no momento da instalação ele verifica se existe uma partição windows já monta certinho as aprtições , cria o swap para boot dos dois S.O

A um tempo eu instalei o eclipse acho que no fedora, o desempenho ficou muito ruim.

alguem usa o eclipse no ubuntu? como é o desempenho?

abraços

Camilo,

a distribuição que possui o maior número de usuários linux é a DEBIAN.
Isto se deve muito a grande quantidade de mirros e pela ampla utilização das universidades.
Outro aspecto quente do debian é a ferramenta apt-get que facilita e muito na hora de instalar um novo pacote ou atualizar algo.
Se você quer iniciar no assunto, não procure distros bonitinhas (senão vc irá continuar no mundo Windows).
Se você quer um linux mais robusto e com menos bugs/falhas de segurança, use o Slackware. Eu o uso com o netbeans e eclipse em um notebook com 512 e funciona muito bem.

Agora se o que você quer é SEGURANÇA, então use um UNIX de verdade.
OpenBSD.

fw

ixa… vou ter que apenas usar linux modo texto, sem yast pra configurar (cabra macho tem que fazer tudo na mao), sem fluxbox, sem kde, sem gnome, senao fica bonitinho e parecido com o ruindows… aff

:shock: :shock: :shock: :shock:

mais um voto para kurumin

[quote=Alexandre Vilas Boas]A um tempo eu instalei o eclipse acho que no fedora, o desempenho ficou muito ruim.

alguem usa o eclipse no ubuntu? como é o desempenho?

abraços[/quote]

Usando a VM da Sun, o desempenho fica bem satisfatório.

[quote=caduengenheiro][quote=Dieval Guizelini]
Se você quer iniciar no assunto, não procure distros bonitinhas (senão vc irá continuar no mundo Windows).
[/quote]

ixa… vou ter que apenas usar linux modo texto, sem yast pra configurar (cabra macho tem que fazer tudo na mao), sem fluxbox, sem kde, sem gnome, senao fica bonitinho e parecido com o ruindows… aff

[/quote]

Não Companheiro,

você não precisar “ser macho”, pode ser o que você quiser,

desde que quando der algum pau no S.O. você de conta. E para isso, não adianta passar a vida inteira usando wizards.

Para SABER o que tem que ser feito e para SABER o que fazer quando as coisas estão ruim é bom ter tido um pouco de EXPERIÊNCIA nas camadas mais básicas.

Ou você ACREDITA que é possível ADMINISTRAR, IMPLANTAR e MANTER sistemas e ambientes de alta produção com as centenas de scripts que vem no kurumims e CIAs.

Cara, para APRENDER, é bom ir de vagar e conhecer bem o caminho para não ter que faze-lo novamente.

Com relação ao editores e ambientes gráficos, conheço uma meia duzia de pessoas que conseguem ser felizes e produzirem soluções até com o notepad e conheço pelo menos cem vezes mais pessoas que se dizem programadores e não consegue resolver algoritmos básicos.

Ambientes, IDEs, scripts, pluggins são bons para quem sabe o quer e o que fazer com estes recursos e não para NOVATOS.

mas valeu pela participação.

fw

Para iniciantes, eu também dou o meu voto pelo Ubuntu, que é fácil de instalar e configurar.

Acredito que na medida que vá se adaptando ao Linux, é realmente interessante escolher algo mais robusto.

[quote=Dieval Guizelini][quote=caduengenheiro][quote=Dieval Guizelini]
[/quote]

[/quote]

Não Companheiro,

você não precisar “ser macho”, pode ser o que você quiser,

desde que quando der algum pau no S.O. você de conta. E para isso, não adianta passar a vida inteira usando wizards.

Para SABER o que tem que ser feito e para SABER o que fazer quando as coisas estão ruim é bom ter tido um pouco de EXPERIÊNCIA nas camadas mais básicas.

Ou você ACREDITA que é possível ADMINISTRAR, IMPLANTAR e MANTER sistemas e ambientes de alta produção com as centenas de scripts que vem no kurumims e CIAs.

Cara, para APRENDER, é bom ir de vagar e conhecer bem o caminho para não ter que faze-lo novamente.

Com relação ao editores e ambientes gráficos, conheço uma meia duzia de pessoas que conseguem ser felizes e produzirem soluções até com o notepad e conheço pelo menos cem vezes mais pessoas que se dizem programadores e não consegue resolver algoritmos básicos.

Ambientes, IDEs, scripts, pluggins são bons para quem sabe o quer e o que fazer com estes recursos e não para NOVATOS.

mas valeu pela participação.

fw[/quote]

sem duvida Ambiente, IDE sao bons pra quem sabe o que quer, por isso mesmo que tu nao deve usar … continue do jeito que tá e seja feliz … só tome cuidado pra nao subestimar e criticar o que os outros usam e fazem, pq uma hora tu pode cair do jegue (ops… cavalo … :wink: )

Eu já usei diversas distros do Linux. Comecei usando Slack 3.4, passando pelo Conectiva, Red Hat, Kurumin, Debian, Fedora, Suse, Ubuntu, etc.
Mesmo assim, não tenho uma preferencia. Cada uma tem sua peculiaridade, e isso você terá que descobrir.

Como você está iniciando, aconselho você a começar pelo Ubuntu, que tem uma instalação fácil, e fácil aprendizado. E como outros falaram, o Google tem muita informação a respeito.

Voto pro Ubuntu.
usei o fedora antes, apesar de ser uma boa distro, tem um suporte razoavel…
depois que mudei pro Ubuntu, vi o q eh comunidade linux… existem sites nacionais com muito conteudo sobre a distro e muito suporte tb… da uma olhada no www.ubuntu-br.org e no forum que tem lah… sites gringos tb tem uma pancada sobre essa distro.
Está pra sair a versão 7.04, vc já pode fazer o download da BETA, que já está bastante estável, ou então do ultimo release estável mesmo, a 6.10. Ambas rodam tb pelo LiveCD, ou seja, vc pode utilizar e ver o que axa, mas só depois de instalado vc vai ter uma visão real do que é.
O suporte a hardware está exelente, detecta e configura automaticamente qse td que é hardware, e o que falta é só pesquisar um pouco pra configurar…
Sobre jogos, é mentira quem diz q não existem bons jogos pra Linux. Eu soh jogo WolfET, e a versão Linux não deixa nd a desejar pra windows…
Tb sou fã da Conectiva, a ultima versão que usei foi a 10. Depois de devidamente configurado, fikou mto boa pro uso que fosse.
Depois do Mandriva não usei mais…
Pelo que vi, mta gente aki usa Linux, então qq coisa é só perguntar, o pessoal ajuda tb.

flw.

[quote=maul]
Pelo que vi, mta gente aki usa Linux[/quote]

amém! :smiley: :smiley: :smiley:

Pessoal,

Eu tenho o Fedora 5…

E, qdo vou abrir o terminal fica aparecendo a seguinte msgm:

Message from syslogd@localhost at Tue Apr 3 15:33:02 2007
localhost kernel: CPU0: Temperature above threshold

Aparece uma atrás da outra…

E não consigo digitar nada no terminal…
Enfim, alguém saberia me ajudar…??
Obrigada…

[quote]E, qdo vou abrir o terminal fica aparecendo a seguinte msgm:

Message from syslogd@localhost at Tue Apr 3 15:33:02 2007
localhost kernel: CPU0: Temperature above threshold [/quote]

dah uma olhada nesses links:
http://www.linuxquestions.org/questions/showthread.php?t=303527
http://www.linuxquestions.org/questions/showthread.php?t=372519

em um deles, o cara resolveu o problema, sem analisar se realmente a temperatura da cpu estava alta.
no outro, o cara fez essa analise.

flw.

maul, mto obrigada!

:smiley: