Linux para iniciantes

34 respostas
LPJava

ae pessoal futuro breve(em junho) pretendo aprender linux… qual vcs recomenda e um livro basico para iniciantes dar o primeiro passo …desde instalação… e uso do mesmo?

34 Respostas

furutani

Use e frequente o forum do Kurumin
É muito bom… tem muita informação lá

D

Alguém conhece algum Forum do FEDORA??

G

Para o Fedora eu gosto deste daqui:

http://www.fedora.org.br

D

Mto obrigada!!

:slight_smile:

lina

utilize o Ubuntu 6.10 =)
facil, e tem tutorial de instalação onde quiser…

e logo na instalação pergunta a linguagem… ingles e portugues… não tem como errar… alias, ele detecta tudo automatico do seu pc, e até internet =P

Tchauinz!

fdettoni

Quanto a qual distro usar, não tem como dizer, cada pessoa vai indicar aquela que usa. Eu indico pegar qualquer uma, e se não gostar dela pega outra. Com um pouquinho de experiência vc já está mexendo em qualquer uma sem nem notar a diferença.

Já em relação a livros, o melhor livro sobre linux é o google, lá vc encontra sobre cada aspecto de cada distribuição. Existe livros muito bons como o Gui Foca, que já é o livro mais conhecido sobre linux desde que eu comecei a mexer. Ele não foca nenhuma distribuição, e esssa é a melhor parte.

Também tem os sites das próprias distros. O Debian, por exemplo, tem muita coisa no site oficial. Pra aprender linux é só usar, não tem segredos. Quando eu comecei o meu livro base foi um cd do Conectiva 5.0 e um hd que eu podia brincar a vontade.

[]'s

Ironlynx

Mas… e os jogos?Rola muita incompatibilidade com os drives das PVs(Placas de Vídeo)?

CarlosEduardoDantas

camilo… beleza?

reconheço que todo mundo vai indicar a distro que usa… eu vou fazer o contrário… vou te indicar 2 distros que nao uso mas que pra mim sao as melhores para INICIANTES

Open Suse
Ubuntu

eu gosto muito das 2, especialmente do open suse… o unico problema dele é que nao é tao usado no brasil como ubuntu e fedora tendo como consequencia menos informacao em portugues em relacao as outras… mas da uma conferida neste link:

vai ajudar bastante…

CarlosEduardoDantas

ahh tinha esquecido de mencionar… parabens pela escolha… nao é qq um que está disposto a largar o double click do windows pra ralar um pouco mais … meu irmao por exemplo está no nono periodo de engenharia de computacao e até hj sequer sabe o que é um ls…

triste :cry:

faq

O guia Foca Linux é recomendado e independente de versão.
http://focalinux.cipsga.org.br/

fdettoni

Mas… e os jogos?Rola muita incompatibilidade com os drives das PVs(Placas de Vídeo)?

As melhores placa de video precisam de driver proprietario para funcionar a aceleração então vc mesmo tem que instalar separado, mas não é dificil. Jogos o problema é que existem poucos jogos bons para linux. Bom mesmo acho que só o flightgear. Mas entre os que tem é tranquilo.

[]'s

Gabriel

Aconselho você a procurar fontes na internet mesmo(eg. Google), pois material sobre Linux é o que não falta.

clodoaldoaleixo

As melhores placa de video precisam de driver proprietario para funcionar a aceleração então vc mesmo tem que instalar separado, mas não é dificil. Jogos o problema é que existem poucos jogos bons para linux. Bom mesmo acho que só o flightgear. Mas entre os que tem é tranquilo.

[]'s

Jogos pra Linux?..esquece, não conheço um jogo bom que rode nele perfeitamente…

LuizLG

Jogos? Bom, você consegue rodar a maioria deles com Cedega e Wine, perdendo um pouco do desempenho em determinados jogos.

LPJava

po galera valeu pelas dicas… salvei o topic em meu favoritos… eu vou dar uma olhada em todas as versoes que vcs falaram… e analisar cada uma delas… mas assim prendento rodar ela no VMWare… para teste acho q depois vou participar minha unidade C e instalar uma das versoes… to querendo trabalhar com os dois sistemas operacionais… tirar essa alienação da M$ hehehe!!
mas me falaram que o Suse tb é uma boa opção o q acham?

LuizLG

Você pode procurar também pelos Live CD`s : existem algumas distribuições que podem ser executadas direto do CD. São boas opções para testes xD

josenaldo

Mais um voto do Ubuntu

CarlosEduardoDantas

camilolopes:
po galera valeu pelas dicas… salvei o topic em meu favoritos… eu vou dar uma olhada em todas as versoes que vcs falaram… e analisar cada uma delas… mas assim prendento rodar ela no VMWare… para teste acho q depois vou participar minha unidade C e instalar uma das versoes… to querendo trabalhar com os dois sistemas operacionais… tirar essa alienação da M$ hehehe!!
mas me falaram que o Suse tb é uma boa opção o q acham?

te indiquei o open suse há uns posts atrás… na verdade o open suse é uma continuacao do suse…

LPJava

hum… disfarça!! entao!

ramilani12

lina:
utilize o Ubuntu 6.10 =)
facil, e tem tutorial de instalação onde quiser…

e logo na instalação pergunta a linguagem… ingles e portugues… não tem como errar… alias, ele detecta tudo automatico do seu pc, e até internet =P

Tchauinz!

Tbm gostei Ubuntu fácil a instalação , no momento da instalação ele verifica se existe uma partição windows já monta certinho as aprtições , cria o swap para boot dos dois S.O

Alexandre_Vilas_Boas

A um tempo eu instalei o eclipse acho que no fedora, o desempenho ficou muito ruim.

alguem usa o eclipse no ubuntu? como é o desempenho?

abraços

Dieval_Guizelini

Camilo,

a distribuição que possui o maior número de usuários linux é a DEBIAN.
Isto se deve muito a grande quantidade de mirros e pela ampla utilização das universidades.
Outro aspecto quente do debian é a ferramenta apt-get que facilita e muito na hora de instalar um novo pacote ou atualizar algo.
Se você quer iniciar no assunto, não procure distros bonitinhas (senão vc irá continuar no mundo Windows).
Se você quer um linux mais robusto e com menos bugs/falhas de segurança, use o Slackware. Eu o uso com o netbeans e eclipse em um notebook com 512 e funciona muito bem.

Agora se o que você quer é SEGURANÇA, então use um UNIX de verdade.
OpenBSD.

fw

CarlosEduardoDantas

ixa… vou ter que apenas usar linux modo texto, sem yast pra configurar (cabra macho tem que fazer tudo na mao), sem fluxbox, sem kde, sem gnome, senao fica bonitinho e parecido com o ruindows… aff

:shock: :shock: :shock: :shock:

eric_jf

mais um voto para kurumin

1112

Alexandre Vilas Boas:
A um tempo eu instalei o eclipse acho que no fedora, o desempenho ficou muito ruim.

alguem usa o eclipse no ubuntu? como é o desempenho?

abraços

Usando a VM da Sun, o desempenho fica bem satisfatório.

Dieval_Guizelini

caduengenheiro:
Dieval Guizelini:

Se você quer iniciar no assunto, não procure distros bonitinhas (senão vc irá continuar no mundo Windows).

ixa… vou ter que apenas usar linux modo texto, sem yast pra configurar (cabra macho tem que fazer tudo na mao), sem fluxbox, sem kde, sem gnome, senao fica bonitinho e parecido com o ruindows… aff

Não Companheiro,

você não precisar “ser macho”, pode ser o que você quiser,

desde que quando der algum pau no S.O. você de conta. E para isso, não adianta passar a vida inteira usando wizards.

Para SABER o que tem que ser feito e para SABER o que fazer quando as coisas estão ruim é bom ter tido um pouco de EXPERIÊNCIA nas camadas mais básicas.

Ou você ACREDITA que é possível ADMINISTRAR, IMPLANTAR e MANTER sistemas e ambientes de alta produção com as centenas de scripts que vem no kurumims e CIAs.

Cara, para APRENDER, é bom ir de vagar e conhecer bem o caminho para não ter que faze-lo novamente.

Com relação ao editores e ambientes gráficos, conheço uma meia duzia de pessoas que conseguem ser felizes e produzirem soluções até com o notepad e conheço pelo menos cem vezes mais pessoas que se dizem programadores e não consegue resolver algoritmos básicos.

Ambientes, IDEs, scripts, pluggins são bons para quem sabe o quer e o que fazer com estes recursos e não para NOVATOS.

mas valeu pela participação.

fw

fsquadro

Para iniciantes, eu também dou o meu voto pelo Ubuntu, que é fácil de instalar e configurar.

Acredito que na medida que vá se adaptando ao Linux, é realmente interessante escolher algo mais robusto.

CarlosEduardoDantas

Dieval Guizelini:
caduengenheiro:
Dieval Guizelini:

Não Companheiro,

você não precisar “ser macho”, pode ser o que você quiser,

desde que quando der algum pau no S.O. você de conta. E para isso, não adianta passar a vida inteira usando wizards.

Para SABER o que tem que ser feito e para SABER o que fazer quando as coisas estão ruim é bom ter tido um pouco de EXPERIÊNCIA nas camadas mais básicas.

Ou você ACREDITA que é possível ADMINISTRAR, IMPLANTAR e MANTER sistemas e ambientes de alta produção com as centenas de scripts que vem no kurumims e CIAs.

Cara, para APRENDER, é bom ir de vagar e conhecer bem o caminho para não ter que faze-lo novamente.

Com relação ao editores e ambientes gráficos, conheço uma meia duzia de pessoas que conseguem ser felizes e produzirem soluções até com o notepad e conheço pelo menos cem vezes mais pessoas que se dizem programadores e não consegue resolver algoritmos básicos.

Ambientes, IDEs, scripts, pluggins são bons para quem sabe o quer e o que fazer com estes recursos e não para NOVATOS.

mas valeu pela participação.

fw

sem duvida Ambiente, IDE sao bons pra quem sabe o que quer, por isso mesmo que tu nao deve usar … continue do jeito que tá e seja feliz … só tome cuidado pra nao subestimar e criticar o que os outros usam e fazem, pq uma hora tu pode cair do jegue (ops… cavalo … :wink: )

ironpoa

Eu já usei diversas distros do Linux. Comecei usando Slack 3.4, passando pelo Conectiva, Red Hat, Kurumin, Debian, Fedora, Suse, Ubuntu, etc.
Mesmo assim, não tenho uma preferencia. Cada uma tem sua peculiaridade, e isso você terá que descobrir.

Como você está iniciando, aconselho você a começar pelo Ubuntu, que tem uma instalação fácil, e fácil aprendizado. E como outros falaram, o Google tem muita informação a respeito.

M

Voto pro Ubuntu.
usei o fedora antes, apesar de ser uma boa distro, tem um suporte razoavel…
depois que mudei pro Ubuntu, vi o q eh comunidade linux… existem sites nacionais com muito conteudo sobre a distro e muito suporte tb… da uma olhada no www.ubuntu-br.org e no forum que tem lah… sites gringos tb tem uma pancada sobre essa distro.
Está pra sair a versão 7.04, vc já pode fazer o download da BETA, que já está bastante estável, ou então do ultimo release estável mesmo, a 6.10. Ambas rodam tb pelo LiveCD, ou seja, vc pode utilizar e ver o que axa, mas só depois de instalado vc vai ter uma visão real do que é.
O suporte a hardware está exelente, detecta e configura automaticamente qse td que é hardware, e o que falta é só pesquisar um pouco pra configurar…
Sobre jogos, é mentira quem diz q não existem bons jogos pra Linux. Eu soh jogo WolfET, e a versão Linux não deixa nd a desejar pra windows…
Tb sou fã da Conectiva, a ultima versão que usei foi a 10. Depois de devidamente configurado, fikou mto boa pro uso que fosse.
Depois do Mandriva não usei mais…
Pelo que vi, mta gente aki usa Linux, então qq coisa é só perguntar, o pessoal ajuda tb.

flw.

CarlosEduardoDantas

maul:

Pelo que vi, mta gente aki usa Linux

amém! :smiley: :smiley: :smiley:

D

Pessoal,

Eu tenho o Fedora 5…

E, qdo vou abrir o terminal fica aparecendo a seguinte msgm:

Message from syslogd@localhost at Tue Apr 3 15:33:02 2007
localhost kernel: CPU0: Temperature above threshold

Aparece uma atrás da outra…

E não consigo digitar nada no terminal…
Enfim, alguém saberia me ajudar…??
Obrigada…

M

E, qdo vou abrir o terminal fica aparecendo a seguinte msgm:

Message from syslogd@localhost at Tue Apr 3 15:33:02 2007
localhost kernel: CPU0: Temperature above threshold

dah uma olhada nesses links:
http://www.linuxquestions.org/questions/showthread.php?t=303527
http://www.linuxquestions.org/questions/showthread.php?t=372519

em um deles, o cara resolveu o problema, sem analisar se realmente a temperatura da cpu estava alta.
no outro, o cara fez essa analise.

flw.

D

maul, mto obrigada!

:smiley:

Criado 31 de março de 2007
Ultima resposta 3 de abr. de 2007
Respostas 34
Participantes 21