ae pessoal futuro breve(em junho) pretendo aprender linux… qual vcs recomenda e um livro basico para iniciantes dar o primeiro passo …desde instalação… e uso do mesmo?
Alguém conhece algum Forum do FEDORA??
Mto obrigada!!
utilize o Ubuntu 6.10 =)
facil, e tem tutorial de instalação onde quiser…
e logo na instalação pergunta a linguagem… ingles e portugues… não tem como errar… alias, ele detecta tudo automatico do seu pc, e até internet =P
Tchauinz!
Quanto a qual distro usar, não tem como dizer, cada pessoa vai indicar aquela que usa. Eu indico pegar qualquer uma, e se não gostar dela pega outra. Com um pouquinho de experiência vc já está mexendo em qualquer uma sem nem notar a diferença.
Já em relação a livros, o melhor livro sobre linux é o google, lá vc encontra sobre cada aspecto de cada distribuição. Existe livros muito bons como o Gui Foca, que já é o livro mais conhecido sobre linux desde que eu comecei a mexer. Ele não foca nenhuma distribuição, e esssa é a melhor parte.
Também tem os sites das próprias distros. O Debian, por exemplo, tem muita coisa no site oficial. Pra aprender linux é só usar, não tem segredos. Quando eu comecei o meu livro base foi um cd do Conectiva 5.0 e um hd que eu podia brincar a vontade.
[]'s
Mas… e os jogos?Rola muita incompatibilidade com os drives das PVs(Placas de Vídeo)?
camilo… beleza?
reconheço que todo mundo vai indicar a distro que usa… eu vou fazer o contrário… vou te indicar 2 distros que nao uso mas que pra mim sao as melhores para INICIANTES
Open Suse
Ubuntu
eu gosto muito das 2, especialmente do open suse… o unico problema dele é que nao é tao usado no brasil como ubuntu e fedora tendo como consequencia menos informacao em portugues em relacao as outras… mas da uma conferida neste link:
vai ajudar bastante…
ahh tinha esquecido de mencionar… parabens pela escolha… nao é qq um que está disposto a largar o double click do windows pra ralar um pouco mais … meu irmao por exemplo está no nono periodo de engenharia de computacao e até hj sequer sabe o que é um ls…
triste
Mas… e os jogos?Rola muita incompatibilidade com os drives das PVs(Placas de Vídeo)?
[/quote]
As melhores placa de video precisam de driver proprietario para funcionar a aceleração então vc mesmo tem que instalar separado, mas não é dificil. Jogos o problema é que existem poucos jogos bons para linux. Bom mesmo acho que só o flightgear. Mas entre os que tem é tranquilo.
[]'s
Aconselho você a procurar fontes na internet mesmo(eg. Google), pois material sobre Linux é o que não falta.
[/quote]
As melhores placa de video precisam de driver proprietario para funcionar a aceleração então vc mesmo tem que instalar separado, mas não é dificil. Jogos o problema é que existem poucos jogos bons para linux. Bom mesmo acho que só o flightgear. Mas entre os que tem é tranquilo.
[]'s[/quote]
Jogos pra Linux?..esquece, não conheço um jogo bom que rode nele perfeitamente…
Jogos? Bom, você consegue rodar a maioria deles com Cedega e Wine, perdendo um pouco do desempenho em determinados jogos.
po galera valeu pelas dicas… salvei o topic em meu favoritos… eu vou dar uma olhada em todas as versoes que vcs falaram… e analisar cada uma delas… mas assim prendento rodar ela no VMWare… para teste acho q depois vou participar minha unidade C e instalar uma das versoes… to querendo trabalhar com os dois sistemas operacionais… tirar essa alienação da M$ hehehe!!
mas me falaram que o Suse tb é uma boa opção o q acham?
Você pode procurar também pelos Live CD`s : existem algumas distribuições que podem ser executadas direto do CD. São boas opções para testes xD
Mais um voto do Ubuntu
[quote=camilolopes]po galera valeu pelas dicas… salvei o topic em meu favoritos… eu vou dar uma olhada em todas as versoes que vcs falaram… e analisar cada uma delas… mas assim prendento rodar ela no VMWare… para teste acho q depois vou participar minha unidade C e instalar uma das versoes… to querendo trabalhar com os dois sistemas operacionais… tirar essa alienação da M$ hehehe!!
mas me falaram que o Suse tb é uma boa opção o q acham? [/quote]
te indiquei o open suse há uns posts atrás… na verdade o open suse é uma continuacao do suse…
hum… disfarça!! entao!