[quote=“sens”]O que esta me parecendo é que muitos achão que são obrigados a adotar ou um ou outro. Ambos tem vantagens e desvantagens.
Eu jamais aconcelharia um LEIGO no assunto a instalar linux. Pois de fato ele é mais complicado de mecher que o Windows.
Acredito que para usuario que utilizão o computador não como profição mas como uma ferramenta que usar ao acaso o WINDOWS seja melhor.
Agora para proficionais da area o LINUX tem muitas opções que facilita a otimização de recursos que o WINDOWS não tem. Por isso se torna muito mais robusto, seguro e eficas.
resumindo :
WINDOWS para leigos. . .
LINUX para proficionais . . .[/quote]
Não concordo. Um leigo também não consegue instalar um windows. Como ele não conhece os termos técnicos, como partição, formatar etc, acaba ficando perdido. Fora que a instalação dos drivers dos equipamentos complica ainda mais, pois são vários CDs que um leigo iria se perder.
Já no caso do Linux, também existe a mesma complicação na instalação do que no windows (acredite, se for um Conectiva Linux 10 por exemplo, a instalação não tem nada de complicado em relação ao Windows), tendo a vantagem de já configurar automáticamente os dispositivos do micro, não necessitando dos drivers do fabricante.
Os dois únicos problemas que o Linux enfrenta atualmente, e nem é por culpa dele, são:
1 - O desenvolvimento de drivers dos dispositivos para Linux, que muitos fabricantes simplesmente ignoram. Acho que deveria existir uma lei obrigando a todos os fabricantes a fazerem drivers para os SOs disponíveis no mercado, ou liberarem a especificação e darem apoio para que um determinado grupo crie estes drivers, pois isto acaba criando concorrência desleal, aonde somente o Windows tem prioridade no desenvolvimento de drivers, deixando os outros SOs em situação difícil;
2 - O desenvolvimento de sistemas, cuja grande maioria é feita para Windows. Graças a Deus isto está mudando, e a cada dia surgem mais programas para o Linux, principalmente os multi-plataforma (olha o java dando a sua contribuição ;-)). Na minha modesta opnião, todos os sistemas deveriam ser multiplataforma, pois assim o usuário poderia escolher o SO que melhor lhe atenda nos quesitos de performace e segurança, e não por causa de um determinado programa que é fundamental para o usuário e só tem naquele SO que peca em segurança.
Bom, deixo aqui registrado a minha opnião sobre este assunto