é um tabuleiro padrão ?? de 8x8 ?? dakeles em que um lado é letras e o outro é numero ?? tipo movimento de b6 para c7 ??
eu usaria maps…
primeiro, qual objeto vc vai por no tabuleiro ?? peças ??? vamos chamar o objeto de Peca
[code]import java.util.Map;
import java.util.TreeMap;
import Peca.VAZIO; //uma peça que representa que não há peça la =x
public class Tabuleiro {
private Map<String,Map<Integer, Peca>> tabuleiro = new TreeMap<String,Map<Integer,Peca>>(8);
public Tabuleiro() {
for(int i = (int)‘a’; i <= (int)‘h’; i++) {
Map casas = new TreeMap<Integer,Peca>(8);
tabuleiro.put(String.valueOf((char)i),casas);
for(int j = 1; i<= 8; i++)
casas.put(j,VAZIO);
}
}
public Peca getPeca(String letra,Integer casa) {
return tabuleiro.get(letra).get(casa);
}
//coloca a peça no lugar, e retorna a peça que estava la
public Peca setPeca(String letra,Integer casa,Peca peca) {
return tabuleiro.get(letra.toLowerCase()).put(casa,peca);
}
}[/code]
Eu fiz na mão, então pode ser que não compile…
agora fica simples de usar
[code]Tabuleiro tabuleiro = new Tabuleiro();
Peca peca = tabuleiro.getPeca(“A”,4);
Peca foiRemovida = tabuleiro.setPeca(“A”,5,peca);[/code]
a partir dai, vc cria seu movimento sua logica, faz o que kizer ^^