Listener em Textfield - RESOLVIDO

E ae galera,
Beleza?

É o seguinte,eu tenho uma tela de login no meu sistema.Essa tela tem: um textfield onde é digitado a senha,o botão “ok” e o botão “cancelar”,
eu quero fazer com que o usuário possa digitar a senha e apertar ENTER,ao envés de ter que clicar no botão “ok”,
não sei se é com um listener que eu faço isso,alguem pode me dar uma ajuda?

Desculpa se postei no lugar errado,mas achei que seria aqui mesmo.
Mt obrigado!

Adicione um evento de tecla ao componente e verifique qual tecla foi apertada então fica mais ou menos assim

seuCampoDeTexto.addKeyListener(new java.awt.event.KeyAdapter() { public void keyReleased(java.awt.event.KeyEvent evt) { if(evt.getKeyCode() == KeyEvent.VK_ENTER){ //se pressionar enter então //acionar o pressionamento e o evento do botão logar ou chamar o método de login btnLogar.doClick(); } } });

flw

ae,

era exatamente isso e o código funcionou perfeitamente,
muito obrigado pela ajuda cara
=D
abraço!

Evite usar eventos de pressionamento de teclas, pois eles não são multi-plataforma.
Na verdade, existe um meio mais fácil e mais confiável de fazer isso.

Como vc quer que sua ação padrão seja o botão de “ok”, simplesmente faça no final do seu construtor:

Isso tornará o botão de ok o botão padrão. Seu desenho ficará mais forte, indicando isso, e ele será acionado a partir de qualquer componente, desde que o ENTER seja pressionado.

Se você quiser trocar o tab pelo enter, o ideal não é usar o KeyPressed também. E sim, os ActionMaps e InputMaps:
http://www.guj.com.br/java/92862-tecla-enter-no-jtextfield-#497162

entendi o restante que vc disse,
mas não entendi essa parte,
como assim?

entendi o restante que vc disse,
mas não entendi essa parte,
como assim?
[/quote]

Se você tiver uma tela, com vários campos (como uma tela de cadastro) e deixar seu botão “Salvar” ser o botão padrão, o botão salvar será acionado se o enter for pressionado em qualquer um dos campos.

ah sim,
agora eu entendi,
muito interessante isso cara,
vlw vini
abraço!