Livre arbítrio + Java

E aí galera!!?

Gostaria de começar esta segunda-feira levantando algum tema para nossa comunidade e decidi levantar a questão do livre arbítrio. Se coloquem no lugar de um iniciante em Java. A primeira pergunta dele poderia ser: “em qual ide programo em Java?”, alguns diriam NetBeans outros Eclipe. Nosso amigo iniciante fica na dúvida mas acaba optando pelo eclipse. Agora vem outra dúvida, poxa abri o Eclipe e ele não vem com nenhum plugin (supondo q ele saiba o q seja um) instalado daí ele faz outra pergunta: “se eu quiser trabalhar com JSP e Servlets qual plugin eu baixo?”, uns dizem JBOSS-IDE outros Lomboz. E por aí vai…

Daí vem a questão…

Vcs acham que esta quantidade enorme de “leques” em nosso universo java é uma coisa positiva ou não?

Enquanto nossos colegas de outra plataforma estudam uma linguagem em conjunto com uma ferramenta e já são “experts” nós por outro lado, podemos nos tornar experts na linguagem e em alguns jars desta infinidade de leques proporcionadas por esta incrível plataforma.

Qual a opinião de vcs?

Acho que essa gama de opções é muito bom quando já se é um programador Java, mas no começo pode assustar um pouco.
Por isso que quando começamos devemos saber fazer as coisas sem IDE, pois depois quando temos um bom conheçimento partimos para as IDEs e seus maravilhosos plugins :smiley:

Também concordo com o André.
Primeiro Java no notepad ou Emacs, Vi. Depois uma IDE.
e outra coisa não sei se todos concordam… mas primeiro acho q os iniciantes deveriam se preocupar com a sintaxe da linguagem… e não tentar aprender O.O. e Java ao mesmo tempo.

Abraços
Wanderson

Eu acho que aprender Java e não aprender OO é meio dificil!!! :smiley:
Mas mesmo assim, acho essencial saber OO vendo que Java é 100% OO!!!
Quando começei usava o JEdit para criar minhas classes e compilava tudo no javac da vida!
Mesmo OO assustando um pouco no começo, depois q o cabra aprender vai ficar tudo mais facil!

Bom…

IMHO, se o iniciante quer uma IDE que já tenha tudo na mão, ele deve optar por .NET, visual basic ou Delphi. Afinal, por que tem que ser JAVA?

Apesar que o Netbeans parece vir caminhando de forma a se tornar um tipo de “Visual Studio Java”, A IDE da Sun já se antecipou é percebemos que ela quer realmente isso…! Eles estao doidos para transformar o desenvolvimento web em arrasta botão pra lá, e arrasta botão pra cá e etc…

O fato do java ter tantos frameworks, e o eclipse ter tantos plugins não deve ser problema para um iniciante! Um iniciante deve aprender coisas de iniciante, não precisa aprender arquitetura, patterns, mapeamento de objetos relacionais ou qualquer coisa do tipo. Todos nós já começamos um dia do zero, e qualquer iniciante que quiser uma carreira java tem plenas condições de trilhar este caminho.

Abraços!
Thiago

[quote=andre_a_s]Eu acho que aprender Java e não aprender OO é meio dificil!!! :smiley:
Mas mesmo assim, acho essencial saber OO vendo que Java é 100% OO!!!

[/quote]

Java não é 100% OO por causa dos tipos primitivos (int, float,etc)

O problema é que todo mundo quer começar por Servles e JSP…

[quote=andre_a_s]Eu acho que aprender Java e não aprender OO é meio dificil!!! :smiley:
Mas mesmo assim, acho essencial saber OO vendo que Java é 100% OO!!!
Quando começei usava o JEdit para criar minhas classes e compilava tudo no javac da vida!
Mesmo OO assustando um pouco no começo, depois q o cabra aprender vai ficar tudo mais facil![/quote]

OO vc naum aprende de um dia para o outro. E maioria das pessoas querem aprender tudo junto Java e OO. Dai meu amigo , o cara mistura tudo e desiste. Dai vem a Dona M$ e fala apenas aprenda C# , aprenda VB e o cara cai dentro. Depois que se o ferre o próximo desenvolvedor que vai dar manutanção naquele projeto feito por este ex-iniciante e agora um completo imbecil que acha q OO eh coisa de Java. :?

abraços
Wanderson

[quote=wandersonxs]OO vc naum aprende de um dia para o outro. E maioria das pessoas querem aprender tudo junto Java e OO. Dai meu amigo , o cara mistura tudo e desiste. Dai vem a Dona M$ e fala apenas aprenda C# , aprenda VB e o cara cai dentro. Depois que se o ferre o próximo desenvolvedor que vai dar manutanção naquele projeto feito por este ex-iniciante e agora um completo imbecil que acha q OO eh coisa de Java. :?

abraços
Wanderson[/quote]

É ai que se diferem os programadores java das outras linguagens!
Porque a curva de aprendizagem java é realmente bem mais dificil do que as outras, principalmente as da microsoft.
Muitas vezes quando estava começando pensei em desistir, mas uma voz divina me dizia: “Não vá para o lado negro da força, estude OOP e Java!!!”
OO e Java andam de mãos dadas, vc pode aprender a sintaxe separada da OO, mas na minha opnião fica mais dificil.

A profissionalização em Java - este é o ponto.

Vc trabalha em uma empresa X. Esta empresa trabalha com a plataforma Java. Até aí tudo bem, mas só isso não diz muita coisa. Vc vai conhecer mais de perto e vai ver q ela possui uma estrutura +/- assim: WebWork + Velocity + JDBC DAO (não me matem :smiley: ). Só q vc vem de uma empresa Y q trabalha com Struts + Hibernate. É este tipo de “choque” que não existe com nossos colegas. Pq a própria “plataforma” garante um padrão de desenvolvimento, quando falo em padrão não estou falando em JCP, estou falando em um padrão de profissional.

Eu ouvi a mesma voz! :slight_smile:

Se você quer se amarrar em um fornecedor só e engolir tudo o que ele mandar, é melhor ir pra Microsoft mesmo.

Eu prefiro a liberdade de Java, que mostrou que o que é bom é que vale, como a influência do Hibernate no novo EJB.

O que é bom mesmo, não precisa de padrão, vira um padrão por si só.

Eu queria ver vocês programando pra bancos de dados usando ADO.NET, aí vocês vão ver o que é “padronização” :lol:

Concordo com o mauricio.
Um bom programador java nao se prende a algum framework, deve conheçer os melhores/mais usados.
Hibernate, Struts, WebWork e por ai vai…
Vc deve conheçer bem para poder escolher a sua arquitetura e se chegar na empresa Y e não tiver o framework q vc está acostumado, vai saber usar pois além de conheçer outros frameworks, vc estará acostumado com a arquittura deles e não com as particularidades de cada um :wink:

No início é complicado porque:

1 - Tem muita variedade
2 - Tem muita religião
3 - Iniciante quer ver algo funcionando rápido

Pra questão de variedade, se vocês erstiverem ensinando alguém a programar em java façam ele usar alguma ferramenta (IDE+JSDK) que vocês achem legal, não dêem opções ao novato, deixe para quando eles pudereme scolher por si só.

Pra religião, quando alçguém perguntaro que usar lembre-se que quem vai usar é eel, não você. mande ele testar todos e escolher o que mais gostar.

Pra ver funcionando, explique que programação não é desenhar janelas e ensine a ler buffer de teclado. Se isso não adiantar, mostre um editor gráfico de formulários.

Acima de tudo, faça-o aprender Java. Sim, aquela linguagem estranah que gera um milhão de arquivos .java que depois viram um milhão de .class tão espalhados por diretórios que a solução foi zipar tudo num .jar que é um .zip metido a besta.

Aprendendo java (de verdade), uma pessoa já está capacitada para aprender qualquer outra tecnologia relacionada.

Shoes

Quase 100%, porque os tipos primitivos não são objetos, ao invés disso usamos classes empacotadoras para manipula-los.

[]´s :roll:

Por isso que é importante começar pelo começo!

Não aidanta vc querer começar usando IDE, entendo JBOSS, framework webs, etc e tal.

Comece aprendendo Java, foque nisso.

Use Jext com JDK no início. Depois dê uma olhada nas IDE. Vc nao precisa de IDE pra programar em Java. Eu até hoje nao uso…

pcalcado, concordo plenamente com vc.

[quote=Java Vinicius Machine]Quase 100%, porque os tipos primitivos não são objetos, ao invés disso usamos classes empacotadoras para manipula-los.

[]´s :roll: [/quote]

Hehehehe… esqueci dos primitivos :oops:

E ai o erro foi dele. O Eclipse, quando sai da caixa, tem tudo o que vc precisa pra aprender Java - um compilador, um depurador, um editor de codigo maravilhoso, documentacao e dicas pipocando pra todo lado, etc e tal. Se vc nao aprendeu nem Java ainda, o que vc vai querer fazer com JSP, Servlets, EJB ou mesmo Swing?

Nao tenho a menor duvida de que eh, e o motivo eh simples: com todo poder, vem a responsabilidade. Java eh uma plataforma poderosa, e quem nao sabe usar invariavelmente acaba fazendo merda, mas quem sabe usar faz coisas fantasticas - exemplos que, alias, nao faltam.

Tentar colocar freios na plataforma pra evitar pessoas inexperientes de fazer merda so complica a vida dos que sabem o que estao fazendo: eh soh ver o quanto tem de gente reclamando da tipagem do Java depois de experimentar linguagens dinamicas como Ruby ou Python (eu incluso) pra ter uma ideia.

Quando vc assume que os seus usuarios sao burros, eles provavelmente vao ser - e isso tambem se aplica a linguagens de programacao. Se voce cria uma linguagem de programacao pra imbecis, advinha quem vai gostar dela?

já dizia o tio do Peter Parker “Um grande poder traz uma grande responsabilidade”… :mrgreen:

Quanto mais fontes para pesquisar, quanto mais ferramentas, quanto mais gente produzindo ferramentas em locais com objetivos diferentes --> melhor!

Eh como um canivete suíço, tem mais coisa, é mais difícil de se acostumar com tanta ferramenta junta, tem que dar um tempo pra se habituar, mas é beeeem melhor quando você domina…

 Quando vc assume que os seus usuarios sao burros, eles provavelmente vao ser

Gostei. :smiley:

Eu gosto muito do java. Atualmente eu como java, respiro java…Sinceramente, não penso em trocar de plataforma. Mas é sempre bom rever conceitos e preconceitos também.