Livro da Kathy Sierra SCJP6

Olá pessoal, estou estudando com o livro da kathy Sierra, e me deparei com um exemplo que me parece errado.

[code]
public class Animal {
public void eat() throws Exception{

}

}

public class Dog2 extends Animal {
public void eat(){

}
public static void main(String args[]){
    Animal a = new Dog2();
    Dog2 d = new Dog2();
    d.eat();
}

}[/code]

No livro, a explicação é o seguinte: Este código não compilará devido à exceção declarada no método eat() de Animal. Isso ocorre mesmo que, em tempo de execução, o método eat() usado seja a versão de Dog, a qual não declara a exceção. Mas no meu Java, funcionou e não acusou erro de compilação. Alguém pode me confirmar esse erro?

rafa o codigo nao compila se vc usar á variavel que esta usando o polimorfismo que no caso é:

No caso de cima á variavel “a” devido ao polimorfismo ou tem que assinar no método main o throws ou entao tratar com try-catch.

Tanto no java 6 quanto no 5 compila e executa normalmente. Mesmo usando a variavel a. Interessante.

O código compila e executa… o que não pode ser feito é isso:

[code]
public class Animal {
public void eat() {

}

}

public class Dog2 extends Animal {
public void eat() throws Exception {

}
    Dog2 a = new Dog2();
    Dog2 d = new Dog2();
    d.eat();
}

}[/code]

ok?

Valeu galera, agora entendi!

Dessa vez entendi, acho que é o livro da Kathy Sierra que estava errado, o que daria erro em tempo de execução seria este código:

Classe Pai:

public class Animal {
    public void eat() throws Exception{
        System.out.println("Meu animal!");
    }
}

Classe filha:

[code]
public class Horse extends Animal {
public void eat(){
System.out.println(“Meu cavalo!”);
}

Animal a = new Horse();
    a.eat(); //este código não compilará devido à exceção declarada no método eat() de animal.
    Horse d = new Horse();
    d.eat();
}

}
[/code] :thumbup: