Livro de C++

Estou presquisando os livros de c++
mas estou com algumas duvidas, vim pedir a ajuda de vcs

primeiramente quero dizer que meu ingles é horrivel, entao ja nao posso adquirir livros em ingles :cry:

Vejo muito as pessoas falando sobre C++ Como programar (do Deitel) e o Programando em C/C++ A Biblia

pretendo aprender des do basico do C++
mas nao quero comprar o livro, e ele ficar SÓ trabalhando com linhas de comando, quero aprender GUI tambem
E/S tanto para salvar/carregar dados quanto para enviar dados/receber, de um servidor
muitos falam que A Bilibla trata 90% do livro somente sobre C e o resto sobre C++ com tudo antiquido
e nao sei oq isso significa auhahuahuhauhauha
ja me falaram que C++ é para aplicativos com GUI
e C para aplicativos de linha de comando (aquela janelinha preta)
li um livro de java, que falava primeiro da aplicativos de linha de comando, e depois de GUI
achei bom, se isso que querem dizer quando falam que o livro fala primeiro de C e depois de C++ nao axo que seje uma coisa ruim (minha opniao leiga sobre o assunto xD)

vcs podem me dar umas dicas, qual dos livros escolher, ou se tiver melhores
vlw galera

Não entendo e nem conheço uma boa bibliografia de C++ mas posso te dar umas dicas.

1- Quem te disse isso: “ja me falaram que C++ é para aplicativos com GUI e C para aplicativos de linha de comando (aquela janelinha preta)” falou uma besteira descomunal, espero que não tenha sido algum tipo de “professor”.
2- É normal que abordem primeiro entrada e saída de dados via linha de comando e depois GUI. O motivo é simples, facilidade. É mais importante para quem está começando entender como o programa funciona do que se preocupar com aquele monte de atributos e ações que envolvem uma janelinha.
3- Se você não conheçe nada sobre sistemas operacionais é bom comprar ou dar uma fotocopiada básica em livros desse assunto. Afinal, para quê aprender a programar um computador se você não sabe como ele funciona?

Você pode começar baixando esse livro gratuito aqui: André Bueno - Programação em C++. É de ótima qualidade e totalmente em português. E de graça. Há também um roadmap de livros aqui no meu site, no artigo Roadmap C++.

Concordo plenamente. Normalmente, o C++ é usado para aplicativos no geral, enquanto o C é mais usado no desenvolvimento de hardware (firmware) e sistemas operacionais. Não vejo muito porque aprender C hoje em dia, se você for trabalhar fora desses dois nichos.

Quanto a GUI. O C++ não é como o Java. Para fazer uma GUI no C++, ou você terá que usar uma API que suporte multiplas plataformas, como o QT ou wxWidgets, ou você terá que fazer algo específico, e estudar o ambiente de janelas do seu SO em si (como a API do Windows). Mas, como você não sabe nada, sugiro que comece na linha de comando mesmo.

Ah sim, e se for aprender C++, não deixe de estudar a STL e a boost. Não fazer isso é como aprender Java e se negar a estudar as classes de apoio da biblioteca dele (o que não faz sentido algum).

[quote=ViniGodoy]Você pode começar baixando esse livro gratuito aqui: André Bueno - Programação em C++. É de ótima qualidade e totalmente em português. E de graça. Há também um roadmap de livros aqui no meu site, no artigo Roadmap C++.

Concordo plenamente. Normalmente, o C++ é usado para aplicativos no geral, enquanto o C é mais usado no desenvolvimento de hardware (firmware) e sistemas operacionais. Não vejo muito porque aprender C hoje em dia, se você for trabalhar fora desses dois nichos.

Quanto a GUI. O C++ não é como o Java. Para fazer uma GUI no C++, ou você terá que usar uma API que suporte multiplas plataformas, como o QT ou wxWidgets, ou você terá que fazer algo específico, e estudar o ambiente de janelas do seu SO em si (como a API do Windows). Mas, como você não sabe nada, sugiro que comece na linha de comando mesmo.

Ah sim, e se for aprender C++, não deixe de estudar a STL e a boost. Não fazer isso é como aprender Java e se negar a estudar as classes de apoio da biblioteca dele (o que não faz sentido algum). [/quote]

porra, bancos, instituições financeiras, etc usam C em quantidade absurda… e a quantidade de empresas que prestam serviço e utilizam C é muito grande também… C comanda! hahahaha

e quanto à livros, da uma olhada nesse livro, (em ingles, porém vale cada minuto de esforço para entender o conteudo) http://www.kohala.com/start/apue.html

[quote=ceb10n]porra, bancos, instituições financeiras, etc usam C em quantidade absurda… e a quantidade de empresas que prestam serviço e utilizam C é muito grande também… C comanda! hahahaha

e quanto à livros, da uma olhada nesse livro, (em ingles, porém vale cada minuto de esforço para entender o conteudo) http://www.kohala.com/start/apue.html[/quote]

Muitos usam C++ com uma sintaxe C-Like. Como o C é quase um subset do C++, é bem fácil fazer um “upgrade” do sistema, com pouco custo.

[quote=ViniGodoy][quote=ceb10n]porra, bancos, instituições financeiras, etc usam C em quantidade absurda… e a quantidade de empresas que prestam serviço e utilizam C é muito grande também… C comanda! hahahaha

e quanto à livros, da uma olhada nesse livro, (em ingles, porém vale cada minuto de esforço para entender o conteudo) http://www.kohala.com/start/apue.html[/quote]

Muitos usam C++ com uma sintaxe C-Like. Como o C é quase um subset do C++, é bem fácil fazer um “upgrade” do sistema, com pouco custo.[/quote]

realmente utiliza-se muito C-Like no C++. Os ultimos projetos que vi lá no serviço, são todos .cpp, porém sintaxe c pura. Mas muito código antigo ainda é .c, e vai ficar por muiiiiiito tempo…
mas isso depende, tem projetos que usam bastante c++ lá tbm, acho que a proporção c/c++ fica igual…

c rox! hahahahah

programar c puro no aix usando só um editor de texto (vi) rox!! produtividade zero! hjahahahaha

Será mesmo? :wink:

Será mesmo? :wink: [/quote]

mas eu gosto cara! vi > all

Eu não consegui gostar do VI. Aliás, depois de usar IDEs como Netbeans e Eclipse, fica difícil sequer pensar em voltar a usar editores de texto.
O Visual Studio, para o C#, é ainda muito inferior.

Editor / IDE é sempre uma questão pessoal. Eu prefiro o Vim pelo syntax highlight e para pensar sobre o programa, sobre o fonte que estou vendo. Porém talvez não possa me dar a este luxo quando C/C++ for o meu objeto principal de trabalho, ai uma IDE me ajuda com eficácia, por exemplo, da mesma forma que o Eclipse me ajuda com Java.

[quote=ViniGodoy]Eu não consegui gostar do VI. Aliás, depois de usar IDEs como Netbeans e Eclipse, fica difícil sequer pensar em voltar a usar editores de texto.
O Visual Studio, para o C#, é ainda muito inferior.[/quote]
Mooorte aos infiéis!!! :smiley: :smiley: :smiley:

Eu gosto do Vim, comecei a programar exatamente no cenário descrito acima, programando C com Vi (não era Vim, era Vi bem toscão) no Aix. Em pouco tempo peguei o jeito e era bem produtivo sim. Uso o Vim até hoje.
Mas programar em Java fora de uma IDE não da mesmo, sem chance :!:

É que, na verdade, macros e outros recursos do C e do C++ tornam o trabalho de construir IDEs realmente decentes um inferno. Não é à toa que as IDEs para essas linguagens ajudam muito pouco.

[quote=Alexandro.Almeida][quote=ViniGodoy]Eu não consegui gostar do VI. Aliás, depois de usar IDEs como Netbeans e Eclipse, fica difícil sequer pensar em voltar a usar editores de texto.
O Visual Studio, para o C#, é ainda muito inferior.[/quote]
Mooorte aos infiéis!!! :smiley: :smiley: :smiley:

Eu gosto do Vim, comecei a programar exatamente no cenário descrito acima, programando C com Vi (não era Vim, era Vi bem toscão) no Aix. Em pouco tempo peguei o jeito e era bem produtivo sim. Uso o Vim até hoje.
Mas programar em Java fora de uma IDE não da mesmo, sem chance :!:
[/quote]

é o que eu vejo aqui no serviço!

ambiente AIX via telnet, VI + C

\o

[quote=ceb10n][quote=Alexandro.Almeida][quote=ViniGodoy]Eu não consegui gostar do VI. Aliás, depois de usar IDEs como Netbeans e Eclipse, fica difícil sequer pensar em voltar a usar editores de texto.
O Visual Studio, para o C#, é ainda muito inferior.[/quote]
Mooorte aos infiéis!!! :smiley: :smiley: :smiley:

Eu gosto do Vim, comecei a programar exatamente no cenário descrito acima, programando C com Vi (não era Vim, era Vi bem toscão) no Aix. Em pouco tempo peguei o jeito e era bem produtivo sim. Uso o Vim até hoje.
Mas programar em Java fora de uma IDE não da mesmo, sem chance :!:
[/quote]

é o que eu vejo aqui no serviço!

ambiente AIX via telnet, VI + C

\o[/quote]

No meu primeiro dia no meu primeiro emprego como desenvolvedor, veio um cara, abriu o telnet do windows(lixo) passou o usuário e senha, mostrou o VI e falou: é isso.

Era um VI tosco, no telnet tosco do windows, tinha que toda hora dar CTR+L para desbagunçar o terminal. Deu vontade de pegar a sacola e voltar para casa. huahuahua
Com o tempo arrumei um cliente de Telnet descente e compilei o Vim no home do meu usuário. Ai sim as coisas começaram a andar.
E o pior é que o cara que me apresentou o ambiente trabalhava daquele jeito mesmo, e era uma maquina de escrever código. Se bobear até hoje ele trabalha assim, telnet do windows e vi Louco, só pode. :shock:

auheioaheuioahe

aqui no serviço a gente usa o putty, que é bem melhor do que o telnet ruinzao do windows…
mas quando a gente vai no cliente, eles só usam telnet do windows + vi

realmente putty + vim é muito melhor \o

Ouvi dizer que o livro dos Deitel* sobre C++ é melhor que o livro deles sobre Java. Isto posto, esse livro é bem grandinho, não sei se você quer as coisas passo-a-passo ou se você quer só uma leve noção das coisas, para procurar o resto sozinho*, ou se você prefere aprender tudo com um livro só (que é o caso do Deitel).

  • Se quiser seguir essa rota, que eu não recomendo porque você acaba perdendo muito tempo, então prepare-se para estudar muito inglês. Coisas em português sobre C++ são muito raras.

Eu também acho os livros do Deitel de C++ melhores que os de Java. Porém, para quem não sabe absolutamente nada de programação, ainda prefiro o Deitel para Java do que, por exemplo, o Use a cabeça. Justamente pq a série How to program quer ensinar a programar, não a se certificar.

eu, particularmente nao gosto do deitel para java… para c++ eu nunca cheguei a olhar direito, entao nao sei…