Livro de linguagem C

Bom dia pessoal.

Na faculdade estamos tendo aulas de C, e como já conheço um pouco a linguagem e já conheço programação, gostaria de sair do básico.

O professor recomendou o livro “Treinamento em Linguagem C”, da Victorine Viviane Mizrahi, e o “C Completo e Total”, do Herbert Schildt. Esses livros são bons?

Tem alguns outros livros que estou de olho:
:arrow: Programming in C - Stephen Kochan
:arrow: C Primer Plus - Stephen Prata

Qual desses eu compro? Vc’s teriam outras sugestões?

:smiley:

Você quer ir algo além do básico em C ou já conhece C bem e quer algo bem mais complexo? Se for a segunda opção, recomendo :

SCHILDT, Hebert. Inteligência artificial utilizando linguagem C. São Paulo: McGraw-Hill, 1989.

É “antigo” mas aprendi muita coisa com ele.

Até!

Eu já vi muita gente andando (no metrô) com o primeiro livro (o da sra. Mizrahi). Parece ser um livro daqueles que se usam nas escolas. Você não consegue arranjar esse livro emprestado? Muita gente deve tê-lo.
Os livros do Schildt (no meu tempo era um gordão que costumava andar em uma jaqueta de motoqueiro) são razoáveis.
Dica: se puder, aprenda direitinho C++ também. A linguagem C é relativamente simples, comparada com o C++ (que é bem mais complicada que o Java.)

Bom, eu “aprendi” C em um curso on-line da faculdade de engenharia elétrica da UFMG, em 2000. Já faz um baita tempo, e não lembro muita coisa. Mas não sou iniciante, e queria um livro que abrangesse uma porção razoável do C, para sair do básico.

Estou seriamente em comprar o C Primer Plus. Alguém conhece o livro?

Se você sabe inglês e não quer gastar um tostão, pode usar um livro do Bruce Eckel:
http://mindview.net/Books/TICPP/ThinkingInCPP2e.html

Ele cobre o C++, mas acho que você já está preparado para aprender direitinho C++ :stuck_out_tongue:

Você disse que já conhece o básico do C, e cá entre nós, não há muito mais coisa no C que não seja o básico.
É por isso que essa linguagem é tão usada :stuck_out_tongue: .
O que eu acho que é necessário no C é aprender as bibliotecas que você vai usar - no ambiente Windows, por exemplo, a Windows API, em Linux a GLIBC, e em Solaris e outros ambientes Unix as APIs do Unix.
Aprender essas bibliotecas é broca, e é óbvio que você nunca vai decorá-las, mas sim aprender a navegar na documentação delas.

http://mindview.net/CDs/ThinkingInC/beta3 - se seu inglês é bom e você tem uma boa conexão à Internet, é uma apresentação Flash da linguagem C. Provavelmente vai servir para refrescar a sua cabeça.

Legal Thingol.

Concordo que não deve haver muita coisa além do básico no C. A questão é que a maioria das coisas que aprendi até aqui foi de forma auto-didata, e comecei a trabalhar com java dessa forma. Agora que estou fazendo uma facul, quero aproveitar para aprender essas coisinhas que às vezes esquecemos em um aprendizado auto-didata. Um exemplo dessas coisas é estruturas de dados. Seria legal implementar umas queue’s e tree’s em C, o que alguns livros abordam. O C Primer Plus aborda. Sei que isso é matéria de estruturas de dados, mas já seria um início.

C++ é legal, e bom de se conhecer. Está nos meus planos, mas por enquanto é o C mesmo.

Valeu pelas dicas! :smiley:

Comece por este:

C Completo e Total eu comprei e não gostei.

[quote=peczenyj]Comece por este:

C Completo e Total eu comprei e não gostei.[/quote]

Será que não há um livro com uma abordagem mais “moderna”? Sei lá, esse livro é do criador da linguagem, e foi escrito há bastante tempo… Mas não deixa de ser uma opção.

Por que você não gostou do C Completo e Total?

Eu também usei o livro do Kernighan & Ritchie. Acho que era uma edição bem antiga, mas em português mesmo. A única coisa que você pode estranhar nele é a sintaxe, que é a original. Exemplo:

abc (x, y, z) 
double z;
int x, y;
{
    return (int) (x + z) + y;
}

em vez da sintaxe moderna,

int abc (int x, int y, double z)
{
}

Gostei do C completo e total, bem didático e bem traduzido…

IMHO, antes de ir para uma abordagem mais “moderna”, vá para uma abordagem que te mostre os fundamentos da linguagem. E esse livro é o menor de todos, bem condensado, a partir dele vc pode ter uma base para identificar um bom livro de C ou programação.

Por que ele mistura muitos conceitos, acaba sendo um livro de programação em C, com estruturas de dados, listas encadeadas, um interpretador de “C”, mas achei a didática horrivel. Valia a pena pra mim pq explicava algumas funções, ai eu descobri o google e estes sites:

http://www.java2s.com/Code/C/CatalogC.htm
http://www.cplusplus.com/reference/clibrary/cstring/

Pronto, sem falar nas man pages. Quando fico com alguma duvida basta man malloc

Mas não era pra ser? :lol:

Bom eu gostei, não é uma maravilha mas pelo menos não é essas merdas que tem por aí…

[quote=thingol]Eu também usei o livro do Kernighan & Ritchie. Acho que era uma edição bem antiga, mas em português mesmo. A única coisa que você pode estranhar nele é a sintaxe, que é a original. Exemplo:

abc (x, y, z) 
double z;
int x, y;
{
}

em vez da sintaxe moderna,

int abc (int x, int y, double z)
{
}

[/quote]
A 2a edição cobre a sintaxe a que estamos acostumados. Mesmo sendo antigo continua atual p/ quem quer aprender C.

O bom do K&R (Kernighan e Ritchie) é que é um livro minúsculo; você pode se dar ao luxo de decorá-lo, se quiser.

Mas não era pra ser? :lol: [/quote]

Podia ser melhor, a parte de ponteiros, por exemplo, deixa muito a desejar.