Livro de Ruby e Python

Vi alguns livros por aí mas queria saber qual o melhor e mais atual pra não comprar errado…

Ruby: Pickaxe + Ruby Way

Para o desenvolvedor profissional (não o dono de startup ou webdesigner++) eu recomendo aprender Ruby ante de Rails. Para os outros um Prag resolve.

Duvida!
Quando vc fala Pickaxe, vc fala este livro aqui ou este seria o tal Prag?

[quote=rodrigoallemand]Duvida!
Quando vc fala Pickaxe, vc fala este livro aqui ou este seria o tal Prag?
[/quote]

É esse mesmo.
Agora vale a pena comprar a versão beta em http://pragprog.com/titles/ruby3/programming-ruby-3 que vem em PDF e depois quando sair vc recebe a versão “em papel”.
Tem uma versão deste livro no próprio Ruby que vc instalou…
Vai em Ruby Documentation.

Esse?

Esse de Python é bom?

Dive in Python…
Pensando como um computólogo…

Bem, esses sao os bons de python que conheço!!

http://www.guj.com.br/posts/list/93282.java#500917

Valeu Carlos

Outros livros de python:

Tô pensando em comprar esses 2:

The Ruby Programming Language
Learning Python 3rd edition

Se alguém do Rio qusier comprar alguma coisa no Amazon me fala que economizamos frete…Ou se alguém tiver algum livro usado também me interesso

Recomendo o Core Python Programming, achei melhor que Beginning Python…
IMO, aborda as coisas de maneira mais rápida caso vc já conheça alguma linguagem de programação, e já aborda alguns projetinhos legais na parte 2.
O Beginning Python também apresenta alguns projetos no final, e tem uma explicação bem clara. Eu iniciei pelo Beginning Python e há uns dias comprei o Core, realmente recomendo.
[]'s

Sabe se o beginning aborda python 2.6 e 3k?

EDIT: Dei uma verificada agora há pouco no Core Python e algumas coisas da versão 2.6 são explicadas sim (por exemplo a construção “with”)
Existem algumas outras citações sobre modificações presentes na versão 2.6, mas nada muito aprofundado.

De qualquer maneira, o Core Python e Beginning são dois ótimos livros pra se iniciar e ir até um nível médio/avançado.
Ambos contém uma pequena introdução a Jython e IronPython também, caso tenha interesse em adaptar um sistema Java ou C# ou fazer estes sistemas em Python e depois portá-los para Java/C#.
[ ]'s

ps.: Olhando no site do projeto mono encontrei a linguagem Cobra, o design por contrato e testes unitários integrado ao código fonte da classe parece bem interessante. Se puder dê uma olhada também.

Perdão, eu quiz dizer o learning Python, não o beginning! Você sabe se o learning aborda 2.6 e 3000?

PS: O python não tem testes integrados? Um dia me mostraram testes sendo escritos nos comentários da própria documentação…

ah, desculpe, li beginning
Learning Python eu não cheguei a ler não, realmente bati em cima do Beginning e do Core
Existe um módulo chamado doctest que permite que vc coloque os unit tests como comentário na declaração do método (apesar de eu usar e preferir o unittest).
Apenas citei o caso de Cobra pq essas construções são declaradas na linguagem mesmo, por exemplo:

class Utils 
	shared 
		def countChars(s as String, c as char) as int 
		""" Returns the number of instances of c in s. """ 
		#Unit test
		test 
			assert Utils.countChars('', c'x') == 0 
			assert Utils.countChars('x', c'x') == 1 
			assert Utils.countChars('X', c'x') == 0 # case sensitive 
			assert Utils.countChars(' ! ! ', c'!') == 2
		#Contrato
		require 
			s is not nil
		ensure
			count > 0 
		body 
			count = 0 
			for ch in s 
				if c == ch count += 1 
			return count

Apenas uma melhorada no exemplo do site.
Eu gostei :stuck_out_tongue:
[ ]'s

[quote=renato3110] The Ruby Programming Language
[/quote]
Eu tenho esse. Muito bom mesmo, valeu cada centavo.
O livro é muito bem estruturado e fácil de se ler e compreender.
Acho que não se enquadra muito como livro introdutório, mas fornece uma visão bem completa da linguagem.