Livro de Ruby e Python

14 respostas
renatosilva

Vi alguns livros por aí mas queria saber qual o melhor e mais atual pra não comprar errado…

14 Respostas

pcalcado

Ruby: Pickaxe + Ruby Way

Para o desenvolvedor profissional (não o dono de startup ou webdesigner++) eu recomendo aprender Ruby ante de Rails. Para os outros um Prag resolve.

rodrigoallemand

Duvida!
Quando vc fala Pickaxe, vc fala este livro aqui ou este seria o tal Prag?

leofernandesmo

rodrigoallemand:
Duvida!
Quando vc fala Pickaxe, vc fala este livro aqui ou este seria o tal Prag?

É esse mesmo.
Agora vale a pena comprar a versão beta em http://pragprog.com/titles/ruby3/programming-ruby-3 que vem em PDF e depois quando sair vc recebe a versão “em papel”.
Tem uma versão deste livro no próprio Ruby que vc instalou…
Vai em Ruby Documentation.

renatosilva

Esse?

Esse de Python é bom?

L

Dive in Python…
Pensando como um computólogo…

Bem, esses sao os bons de python que conheço!!

C

http://www.guj.com.br/posts/list/93282.java#500917

renatosilva

Valeu Carlos

Outros livros de python:

renatosilva

Tô pensando em comprar esses 2:

– The Ruby Programming Language
– Learning Python 3rd edition

Se alguém do Rio qusier comprar alguma coisa no Amazon me fala que economizamos frete…Ou se alguém tiver algum livro usado também me interesso

renatoes

Recomendo o Core Python Programming, achei melhor que Beginning Python…
IMO, aborda as coisas de maneira mais rápida caso vc já conheça alguma linguagem de programação, e já aborda alguns projetinhos legais na parte 2.
O Beginning Python também apresenta alguns projetos no final, e tem uma explicação bem clara. Eu iniciei pelo Beginning Python e há uns dias comprei o Core, realmente recomendo.
[]'s

renatosilva

Sabe se o beginning aborda python 2.6 e 3k?

renatoes

EDIT: Dei uma verificada agora há pouco no Core Python e algumas coisas da versão 2.6 são explicadas sim (por exemplo a construção “with”)
Existem algumas outras citações sobre modificações presentes na versão 2.6, mas nada muito aprofundado.

De qualquer maneira, o Core Python e Beginning são dois ótimos livros pra se iniciar e ir até um nível médio/avançado.
Ambos contém uma pequena introdução a Jython e IronPython também, caso tenha interesse em adaptar um sistema Java ou C# ou fazer estes sistemas em Python e depois portá-los para Java/C#.
[ ]'s

ps.: Olhando no site do projeto mono encontrei a linguagem Cobra, o design por contrato e testes unitários integrado ao código fonte da classe parece bem interessante. Se puder dê uma olhada também.

renatosilva

Perdão, eu quiz dizer o learning Python, não o beginning! Você sabe se o learning aborda 2.6 e 3000?

PS: O python não tem testes integrados? Um dia me mostraram testes sendo escritos nos comentários da própria documentação…

renatoes

ah, desculpe, li beginning
Learning Python eu não cheguei a ler não, realmente bati em cima do Beginning e do Core
Existe um módulo chamado doctest que permite que vc coloque os unit tests como comentário na declaração do método (apesar de eu usar e preferir o unittest).
Apenas citei o caso de Cobra pq essas construções são declaradas na linguagem mesmo, por exemplo:

class Utils 
	shared 
		def countChars(s as String, c as char) as int 
		""" Returns the number of instances of c in s. """ 
		#Unit test
		test 
			assert Utils.countChars('', c'x') == 0 
			assert Utils.countChars('x', c'x') == 1 
			assert Utils.countChars('X', c'x') == 0 # case sensitive 
			assert Utils.countChars(' ! ! ', c'!') == 2
		#Contrato
		require 
			s is not nil
		ensure
			count > 0 
		body 
			count = 0 
			for ch in s 
				if c == ch count += 1 
			return count

Apenas uma melhorada no exemplo do site.
Eu gostei :stuck_out_tongue:
[ ]'s

Java_Vinicius_Machin

renato3110:
The Ruby Programming Language

Eu tenho esse. Muito bom mesmo, valeu cada centavo.
O livro é muito bem estruturado e fácil de se ler e compreender.
Acho que não se enquadra muito como livro introdutório, mas fornece uma visão bem completa da linguagem.

Criado 9 de junho de 2008
Ultima resposta 23 de jun. de 2008
Respostas 14
Participantes 8