Estou querendo continuar a aprender sobre java e encontrei o seguinte livro: Desenvolvendo Aplicações Web Com Jsp, Servlets, Javaserver Faces, Hibernate, Ejb 3 Persistence E Ajax. Ele ainda é util? Percebi que ele usa o java 5.
Alguem poderia me apontar um outro livro que aborde os mesmo assuntos?
Pro JPA 2 - Foco em JPA, mas fala bastante sobre Java EE para explicar o contexto e como utilizar persistência dentro do Java EE (transações, uso de recursos, etc)
EJB 3 in Action - Mais um overview, só que mais prático, com mais código e mais detalhes
The Java EE 7 Tutorial - Referência. Toda vez que você escutar um termo estranho, vai nessa trolha gigante e lê o que a Oracle diz sobre o assunto. Ler só isso aqui não é suficiente, mas ajuda a esclarecer dúvidas e tem exemplos.
É extremamente importante ter uma noção muito boa de como a tecnologia funciona como um todo, antes de mergulhar em detalhes.
Por experiência própria, eu te digo pra ter muito cuidado com essa recomendação. Tenho 6 livros da casa do código, de autores diferentes, e comprar os livros de lá na cega pode ser uma furada. Um dos livros que tenho aqui, por exemplo, o “Orientação a Objetos” do Thiago Leite e Carvalho, está CHEIO de informações erradas, erros de português, parágrafos duplicados (ctrl-c ctrl-v + falta de revisão). É só dar uma olhada lá no forum da loja que você vai ver o tanto de problema que o pessoal reporta.
Em compensação, tem um livro chamado “Orientação a Objetos e SOLID para Ninjas” do Maurício Aniche que gostei pra caramba. Entrei em contato com o autor e bati um papo muito massa com ele sobre o tema, ele é bem acessível.
Fuja dos livros sobre ferramentas da Casa do Código (como é o caso aqui, do Java EE), porque sempre são livros muito superficiais, pra te dar um impulso inicial, que não valem o preço. É muito fácil achar todo aquele conteúdo de graça na web.
Fui bem masoquista e continuei insistindo nos livros de lá mesmo depois das experiências negativas. Dos 6 livros, só achei que 2 tem qualidade. Esse do Mauricio e o “Introdução à Arquitetura e Design de Software” do Paulo Silveira (e mais uma galera). Agora já aprendi a lição, e penso 10x antes de comprar um livro lá.
Contudo, ainda pode ser uma opção pra quem não se vira com Inglês.
Também acho os livros da Casa do Código uma faca de dois gumes. Existe uma parcela de produções muito boa e outra que deixa muito a desejar. Outro ponto que acho relevante é a questão de livros traduzidos para o nosso idioma. As traduções são muito porcas, não sei o que acontece durante o processo…rs
Talvez sejam traduzidos por pessoas fora do mercado de TI, sei lá. Não gosto.
Apesar de serem robustas e de leitura um pouco cansativa, as melhores opções são as próprias especificações. Entra lá no JCP que vc encontra todas as specs que quiser.
Abs