Livro sobre Groovy

Segundo a matéria com o release da JSR 241, o Groovy vem se tornando o segunda linguagem para desenvolvimento na plataforma JAVA.
Ainda não conheço a linguagem (Apenas pelo Artigo na Mundo JAVA), mas está aí um bom motivo para começar a estudar…

Matéria:http://www.javalobby.org/java/forums/t87001.html
Livro:http://www.manning.com/koenig/

Comprei o PDF deste livro e recomendo. Muito bom!

Particularmente estou gostando da linguagem e acho mais fácil conseguir convencer o pessoal da empresa a trabalhar com Groovy do que Ruby ou Phyton justamente pela integração com o JSE e por estar rolando JSR para ela especificamente. Não que esteja descartada a possibilidade de trabalhar com essas outras linguagens. Até porque Groovy é uma cópia das idéias de Ruby e Phyton! Opinião pessoal.

ASOBrasil

Eu uso o Groovy embarcado em alguns projetos aqui no meu trabalho. A integração dele com Java é simplesmente sensacional. Está anos luz na frente do Jython, que cogitamos em usar.

Entre outras coisas, você pode fazer reflexão de um código Groovy em Java e pode adaptar suas classes Java para rodar como as Groovy de maneira extremamente fácil.

Eu realmente recomendo que vocês conheçam!

Usei Groovy pra fazer algums scripts aqui no trabalho. Mais porque estou querendo aprender uma liguagem dinâmica.

Realmente o fato de ter toda a API do Java disponível conta muito pra quem já tem familiaridade. Basicamente vira um Java com mais facilidades, menos linhas e mais liberdade (pelo menos em compile time).

Mas uma IDE com autocompletar faz falta. Acho até que com uma boa IDE é tão rápido fazer em Java ou em Groovy. Que problema tem em um programa com o dobro de linhas se não é você que escreve elas? Acho até mais legível…

Claro, esta é apenas a minha opinião. E eu usei o Groovy só um pouco…

[quote=ciczan]Usei Groovy pra fazer algums scripts aqui no trabalho. Mais porque estou querendo aprender uma liguagem dinâmica.

Realmente o fato de ter toda a API do Java disponível conta muito pra quem já tem familiaridade. Basicamente vira um Java com mais facilidades, menos linhas e mais liberdade (pelo menos em compile time).

Mas uma IDE com autocompletar faz falta. Acho até que com uma boa IDE é tão rápido fazer em Java ou em Groovy. Que problema tem em um programa com o dobro de linhas se não é você que escreve elas? Acho até mais legível…

Claro, esta é apenas a minha opinião. E eu usei o Groovy só um pouco…[/quote]

Bixo, nao sei se tu ja viu ou usou e nao gostou, mas no groovy.codehaus.org tem um link pra um download de um “Groovy plugin” para o eclipse que é bem util

Olá pessoal. Comecei a ler sobre o asssunto das linguagens dinâmicas. Dei umas lidas em RoR, (achei bem interessante), mas e sobre o JRuby sendo que até o cara que encabeçava esse projeto foi contratado pela Sun.

O que vcs acham, será que a tendência de linguagem dinâmica em Java será o Groovy, JRuby ou ambas?

Abraços…