Estou começando no mundo Java e gostaria de algumas dicas de vocês.
Atualmente estou lendo o livro “Use a cabeça! Java”. O livro é ótimo para aprendizado.
Em seguida vou ler o livro “Java Como Programar”, que dizem ser muito bom também.
Com isso devo ter o conhecimento inicial necessário para partir para novos desafios.
Estou pensando em dedicar meus estudos posteriormente nos frameworks Hibernate, Struts e Spring. Por enquanto não dominá-los, e sim ter o conhecimento necessário para galgar uma posição no mercado de trabalho que me dê a oportunidade de aperfeiçoar algum deles ou todos eles.
Quero dedicar também ao estudo de JDBC e JSP.
E, para finalizar, estudar Arquitetura de Software (MVC, UML, DAO).
É claro que tirando a parte inicial, o restante não tem que ser nessa ordem. E como estou estudando sozinho, gostaria de dicas de livros relacionados aos assuntos que mencionei.
Também queria saber se estou seguindo o caminho certo ou se devo buscar outros conhecimentos antes de partir para algum dos que citei.
Na minha opinião, você está indo bem. Não sei se vale a pena ir de Head First para o Deitel. Acho que é interessante estudar o Head First e o Effective Java em seguida. Você aprende mais e, o que ficar meio perdido, estuda pela documentação.
Acho interessante você entender JPA (usando Hibernate ou qualquer outra implementação) e Spring. Eu diria que Spring hoje está bem no mercado (e acho que pode crescer ainda mais). Um framework brasileiro que pode ser interessante estudar é o VRaptor. Struts é interessnate para o mercado de trabalho, mas eu não aprenderia para criar novos sistemas.
Depois de ter aprendido isso BEM, dá pra dar uma olhada em EJB (algo bem de leve, só pra entender como funciona) e JEE em geral (JSF, CDI, JPA 2) e JSP. Isso te dá uma boa base pra desenvolver algo interessante.
Não se esqueça de olhar outras linguagens, que mudam a forma de pensar (como Scala). Acho que são essas misturas que, quando bem feitas, dão um ‘a mais’ ao programador.
[quote=Andre Brito]Na minha opinião, você está indo bem. Não sei se vale a pena ir de Head First para o Deitel. Acho que é interessante estudar o Head First e o Effective Java em seguida. Você aprende mais e, o que ficar meio perdido, estuda pela documentação.
Acho interessante você entender JPA (usando Hibernate ou qualquer outra implementação) e Spring. Eu diria que Spring hoje está bem no mercado (e acho que pode crescer ainda mais). Um framework brasileiro que pode ser interessante estudar é o VRaptor. Struts é interessnate para o mercado de trabalho, mas eu não aprenderia para criar novos sistemas.
Depois de ter aprendido isso BEM, dá pra dar uma olhada em EJB (algo bem de leve, só pra entender como funciona) e JEE em geral (JSF, CDI, JPA 2) e JSP. Isso te dá uma boa base pra desenvolver algo interessante.
Não se esqueça de olhar outras linguagens, que mudam a forma de pensar (como Scala). Acho que são essas misturas que, quando bem feitas, dão um ‘a mais’ ao programador.[/quote]
André, agradeço as dicas. Com certeza serão de grande valia. Ja dei uma procurada no livro indicado e tem um preço até acessível.
Aguardo dicas e/ou sugestões dos demais companheiros que puderem ler este tópico. Valeu!
Pra começar eu sempre indico as apostilas da Caelum, são muito boas e vão direto ao assunto. FJ11 java basico, Fj21 web basico (JSP, JSTL, EL, Servlets, Struts 2 e VRaptor), JDBC hibernate, fj16 te dá uma noção de boas praticas, fala sobre XML, criação de graficos e Swing.
Lendo o Use a cabeça, vc deve aprender o que a FJ11 ensinaria, mas vale a pena olhar as outras, ainda mais que é de graça mesmo =p
[quote=calel]Pra começar eu sempre indico as apostilas da Caelum, são muito boas e vão direto ao assunto. FJ11 java basico, Fj21 web basico (JSP, JSTL, EL, Servlets, Struts 2 e VRaptor), JDBC hibernate, fj16 te dá uma noção de boas praticas, fala sobre XML, criação de graficos e Swing.
Lendo o Use a cabeça, vc deve aprender o que a FJ11 ensinaria, mas vale a pena olhar as outras, ainda mais que é de graça mesmo =p http://www.caelum.com.br/apostilas/[/quote]
Legal a dica amigo! Vou dar uma olhada sim nessas apostilas.