Lógica com lista e manipulação [RESOLVIDO]

Pessoal,

Estou com uma dúvida(s), assim, tenho um formulário no jsp que são preenchidos campos e tem a opção de incluir mais campos (dinâmicos)…

Minha(s) dúvida(s)…

colocar estes campos (4) em uma única lista? ou colocar cada um em uma?

Se colocar todos em uma única lista, como vou pegar estes campos para preencher cada um em sua respectiva variável?

Se for cada um em uma lista, como vou fazer para combinar os 4 campos como uma única linha de registro?

Vc cria uma lista e nela irá colocar todos os dados.

Vc pega pelo índice.

Exemplo:

		ArrayList<Integer> lista = new ArrayList<>();
		lista.add(10);
		lista.add(20);
		lista.add(30);
		lista.add(40);
		for (int i = 0; i < lista.size(); i++) {
			
			System.out.println(lista.get(i));
		}

Olha, complementando o que disse cima, é assim…
eu fiz um exemplo com Inteiros, mas no seu caso oq irão entrar na sua list, são as referências dos objetos.

exemplo:

		int tam = 4;

		for (int i = 0; i < tam; i++) {

			Object obj = new Object();
			System.out.println(obj);
		}

O resultado disso será algo como:

java.lang.Object@1888759
java.lang.Object@6e1408
java.lang.Object@e53108
java.lang.Object@f62373

Tendo as referências dos objetos, vc consegue buscar seus atributos, e coloca-los nos seus lugares.

obrigado pelo retorno… ainda não entendi muito, no caso de ter que ter 4 campos preenchidos por linha… como saber se o cara deixou de preencher um deles? assim ficaria embaralhado para inserir no banco… o que eu quero é assim:

nome: Rafael
matricula: 1234
área: pesquisa
função: analista

se for adicionar da área toda, tem um botão de incluir que acrescenta estes 4 campos de novo… assim por diante.

ai pegar e adicionar nas variáveis nome, matrícula, área e função e inserir no BD.
mas queria evitar de ter campo em branco e sujar o BD

Pacato, não entendi muito bem oq vc quis dizer nessa parte de área toda.

Quanto ao caso de não deixar inserir no banco registros em branco, você pode especificar na sua tabela para os campos que deseja NOT NULL. Isso será uma proteção a nível de banco de dados.
Agora você também deve implementar isso no java até mesmo para que o usuário saiba que esses campos são de preenchimentos obrigatórios*.
O que você tem que fazer é no java verificar através do métodos como o equal(), se oq está sendo passado na sua entrada de dados é um texto vazio. Mas existem outras maneiras de vc implentar isso, porém o pessoal mais experiente usa frameworks, mas se estiveres iniciando então é melhor começar o java puro.

Exemplo:

        private void camposObrigatorios() {

        if (jTextFieldNome.getText().equals("")) {
            JOptionPane.showMessageDialog(null, "Preencha o nome");
        } else if (jTextFieldMatricula.getText().equals("")) {
            JOptionPane.showMessageDialog(null, "Preencha a matrícula");
        } else if (jTextFieldArea.getText().equals("")) {
            JOptionPane.showMessageDialog(null, "Preencha a área");
        } else if (jTextFieldFuncao.getText().equals("")) {
            JOptionPane.showMessageDialog(null, "Preencha função");
        } 
    }

entendo ttelsen

sobre o area toda, é se a pessoa colocar registros de todos da area, vindo várias linhas (onde cada linha tem os 4 campos preenchidos)
ai não sei como verificar se os 4 primeiros dados do vetro, são realmente da linha que foi preenchida… fui mais claro? é que as vezes não sei explicar direito, rsrs.

ttelsen

mudei a lógica…
deixei apenas o campo que pode ser diferente ser adicionado, e os outros como nome e matricula serem fixos.

valeu pela ajuda cara… abs