Galera, em várias mensagens postadas aqui para quem deseja começar a programar em java, dão dicas de primeiro fazer lógica de programação. Eu gostaria de saber se há um certo nível que eu devo chegar para começar a estudar uma linguagem, porque eu entendo já sobre declaração de variáveis, controle de repetição (enquanto, para, repita…etc), armazenamento de valores na variáveis e estrutura de condição( se - então, senão). Mais ou menos isto, o que vocês pode me dizer sobre esta minha dúvida por favor …
é bom ter uma noção de orientação a objetos, teorica msm, visto que java e totalmente voltada a OO.
leia sobre herança, polimorfismo, etc,´esses conceitos iram facilitar seu compreendimento da linguagem.
duvidas so mandar ai q se poder ajudo a sanalas.
flw.
Legal galera, eu já comprei o livro Deitel 6ª, vocês acham que por ele dá para estudar orientação objetos ou primeiro tenho que ler um livro específico ?
assim paciencia mesmo se quiser entrar de vez no mundo OO. vc vai pegar um livro basico de java… e vai lendo sem pressa cara… e se possivel leia o livro mais de uma vez nao recomendo o deitel ele é muito cansativo… até aqueles ja conhece o basico da linguaguem se cansa e se perde com o deitel… mais tem a serie use kbeça que muito bom…
Mais respondendo diretamente sua pergunta… se vc nao tem muitas dificuldades com o exposto acima…continua estudando e sempre revisando o ja viu… qdo vc olhar para tras ver que ja sabe usar o que vc ta vendo agora de olhos fechado hehe
Recomendo que crie uma boa base de Orientação a objetos, pois a partir dai pode aprender não só java,como qualquer linguagem OO…Se precisar Rub, .net ou qualquer outra,e será melhor para você ,pois não ficará restritra ao conhecimento apenas em Java,se souber OO…Mas…assim,se voce sabe Java,voce vai teoricamente,ter que saber OO,por isso,sugiro vcê, que conheça bem OO,para ser um bom programador Java.
Espero ter ajudado,ve a apostila de Java Basico da caelum…
http://www.caelum.com.br/caelum/apostila/caelum-java-objetos-fj11.pdf
Penso eu que vc deve se interar de lógica de programação e depois começar com Java, “estudar com paciência” como disse nosso amigo e um material legal pra você começar é o indicado no linh da Caleum.
Concordo com a galera, uma das principais características do java é que é preciso saber OO pra usa-lo, apesar de conseguirmos usa-lo no modelo procedural, o que é extremamente não recomendado, pois além de não ter sido feito para esse modelo, deixamos de usar os poderoso recurso do java e do paradigma orientado a objetos proporciona. se precisar de algumas outras apostilas, incluindo OO, tem o site do Argonavis que eu aprecio bastante, com uma linguagem bastante fácil. O que eu gosto nas apostilas do Argonavis é que vão direto ao assunto e não fica enchendo linguiça. http://www.argonavis.com.br/cursos/java/j100/index.html
se você está iniciando em lógica de programação e deseja escrever os primeiros programas, talvez seja melhor você começar com linguagens estruturadas (C ou PASCAL) e resolver uma série de exercícios para ter consolidado os seguintes conceitos:
variáveis (declaração, atribuição)
estruturas de controle do fluxo de execução (if, for, while, switch etc)
É sempre importante compreender e visualizar o uso dos comandos de quebra do fluxo de execução, também conhecidos como comandos de desvio (que não são recomendados para iniciantes) tais como: continue e break. Em alguns (raros) casos eles se justificam porque reduzem a complexidade e o tempo de execução… mas precisa de muita experiência para realizar este tipo de análise;
trabalho com vetores (declaração, atribuição… ordenação e pesquisa)
estruturas de dados heterogêneas (tipo registro ou tipos definidos pelo usuário);
modularidade (este tópico será fundamental depois na OO, aqui você deve aprender a dividir os problemas (ou as propostas de soluções)… crie rotinas/funções que façam as menores coisas, ou seja, tente ir definindo os módulos com apenas uma responsabilidade, isto irá te ajudar depois na OO).
Com este tema, você terá que reavaliar os seus conhecimentos de variáveis, mas agora aplicados ao escopo de visibilidade e a passagem de parâmetros por valor ou referência.
Outro aspecto relevante e que muitos programadores não sabem quando se aplica é a recursividade.
Apesar de não ser fundamental (em termos de lógica), ajuda e muito conhecer algumas estruturas e implementá-las neste momento. São elas: filas, pilhas, listas, árvores etc.
Depois disto você pode ainda dar uma olhada em arquivos (novamente o C e o PASCAL ajudam em muito). Neste tópico, o importante é conhecer os acessos sequências ou não. E o fundamento mais importante, e em arquivo eles ficam mais evidentes. Os conceitos relacionados a stream.
Depois disso, o estudo da teoria de OO pode ajudá-lo para começar a programa em Java… antes, porém fará você dar muitas voltas e pode levá-lo a se tornar um programador a lá componentes… ou seja, se tem componente pronto, você saberá arrastá-lo e utilizá-lo, caso contrário você passará dias dando voltas…
Quanto a OO, a modularidade lhe levará a métodos (rotinas/funções em outro paradigma) sobrepostos/sobrecarregados que lhe ajudará a entender e a implementar polimorfismos…
Aprenda como são armazenados os diversos tipos de dados, alocação de memória, desalocação de memória, interface com o sistema operacional, etc.
Aprenda como as coisas funcionam, não simplesmente como utilizá-las. Assim, você poderá apreciá-las melhor, criticá-las e absorver novidades mais facilmente.
Aprender Java é fácil demais. Como diria o Mestre Miyagi, o importante é aprender a ter equilíbrio, hehehe.
Rapaz… é como o Luiz disse aí em cima: comece pelo C. Se você começar a estudar logo OO, pode ficar um pouco confuso, por não entender muito bem o “sentido” disto ou daquilo. Passei quase 1 ano e meio estudando C, os conceitos e recursos básicos e posso te dizer que a migração pra uma linguagem OO é complicada. Há de se desfazer do paradigma estruturado. Mas como se desfazer se você nem o sabe? Geralmente, não entendemos pra que serve algumas coisas justamente por não ter necessidades de usá-las. Quando você se deparar com algumas dificuldades e limitações do C, pode ter certeza que Java o suporta! O legal é sentir necessidade de tal ferramenta, pra usá-la com um sentido lógico. Pensa nisso!
Espero ter ajudado, brother!
em algum livro de programação orientada a objetos, eu li que foi constatado em pesquisas que pessoas que não sabem programar tem muito mais facilidade para aprender OO que outras que já sabem alguma linguagem estruturada, como C ou pascal. a migração é muito difícil.
a experiência na faculdade e no trabalho mostra exatamente a mesma coisa. tanto que muitas faculdades já estão começando a ensinar java como primeira linguagem de programação.
java é uma boa linguagem pra aprender por ser bem exigente, não permitir que o programador faça a bagunça que quiser. como php, por exemplo.
claro que deve-se começar do básico, mas não vejo motivos pra ter que aprender antes uma metodologia que não será usada em OO, apenas pra ver conceitos que aprenderia da mesma forma com java.
bem, é isso. só não sei se a nossas opiniões ajudaram muito neh, cada um disse uma coisa. rsrsrs. agora é ver o que vc acha melhor e o caminho que vc acha que será mais proveitoso.
so uma dica…voce pode aprender com o livro java como programar do Deitel, é muito bom e ensina muito da logica de programaçao em si, inclusive os conceitos de OO, eu recomendo e considero um livro quase qu completo…só é um pouco caro, mas nada comparado com o investimento que voce esta fazendo
EU TB TENHO UM LIVRO DO DEITEL, COMO O AMIGO NOSSO LA EM CIMA DISSE E MEIO CANSATIVO, MAS MESMO ASSIM ELE É MUITO BOM PRA INICIANTES AINDA MAIS QUE POSSUI DIVERSAS DICAS DE PROGRAMAÇÃO, O QUE NAO DEVE SER FEITO, O QUE NAO E ACONSELHAVEL FAZER MAS PODE FAZER, ILUSTRACOES COLORIDAS PARA MELHOR VISUALIZAÇÃO ETC… VALEU! BOM ESTUDO! :lol: