Lógica - for aninhado

Bom dia .

Eu estou estudando a algum tempo e hoje fui ver uns exercícios e na solução de um deles usaram o laço for aninhado.
Esse for aninhado é meu problema já faz tempo. Eu não consigo acompanhar o raciocínio de se usá-lo.

Não sei se o fato de eu ser ansioso me faz ler ele rápido demais, deixando de pensar por partes, sei lá.

Alguém poderia me ajudar por favor?
Eu gostaria de dicas de como proceder, de como ‘pensar’ nesses casos assim.
Sabem de algum material sobre isso que possa me auxiliar?

Essas coisas estão me desanimando e eu admiro demais essa área, não queria desistir.

O seu problema é exatamente sobre esse FOR aninhado? Se for, manda o código que te deixou confuso para podermos ajudar.

Desculpe Lucastody, nem saber expressar minha dúvida eu estou conseguindo, rs.

Assim, vou tentar resumir e tentar deixar mais claro.

1- Em quais situações é recomendado usar for dentro de for?
2- Eu acho que minha ansiedade me faz pensar de forma errada. Para eu ter essa dificuldade imensa nesse código que postei abaixo deve ser por tentar imaginar os valores das vars $i e $j e já querer saber o valor de tudo o tempo todo. Eu não consigo ir pensando por partes, como deveria ser. Eu acho que pode ser isso também o motivo das minhas dificuldades.

Hoje estava assistindo uma live e foi dito não ser recomendado usar for aninhado, para sempre tentar evitar, e eu não entendi o pq disso.

O problema:

• Programa que escreva de 1 a 100
  • E abaixo de cada número exiba a frase “Contando…” e os 5 próximos números
  • E quando o número da contagem for igual a 7 parar todo o processamento

O código da solução:

<?php
for( $i = 1; $i <= 100; $i++ ){
	echo '<br />' . $i . '<br />' . PHP_EOL;
	echo 'Contando...';
	for( $j = $i + 1; $j <= $i + 5; $j++ ){
		if( $j != $i + 5 ){
			echo $j . ', ';
		} else {
			echo $j;
		}
		if($j == 7){
			break 2;
		}
	}
}
?>