Eu fiquei em dúvida se postava isso aqui, no avançado ou no interface gráfica. Mas eu acho que aqui está melhor.
Bom, eu to fazendo um programa e eu quero fazer o seguinte: uma verificação por loop da cor de fundo de cada botão.
Eu sei que daria para fazer tudo por if, if, if, if… mas aí é absurdo. São 176 botões.
Então, como eu sei que deve ter um jeito mais fácil de se fazer isso e eu não sei como esse jeito é, eu vim perguntar pra vcs! =)
A idéia básica é:
e assim sucessivamente…
Existem outras cores para verificar, mas tendo a idéia básica eu coloco no meu código o resto.
Eu criei usando três loops diferentes. Um para declarar os botões, um para criar o código dos botões e um para adicioná-los à janela.
Todos os botões tem o mesmo nome padrão. 0101, 0102, ou seja, linha 01, coluna 01, linha 01, coluna 02. Com isso eu criei os loops variando de 01 até 11 para linha e de 01 até 16 para coluna.
Mas então, a minha dúvida é como eu “navego” pelos botões. Porque esse três loops era só impressão.
porque se eu armazenar todos os nomes de botões em um array por exemplo, não vou conseguir o método ‘getBackground’ porque não vai ser compatível com o tipo String.
Eu tenho, por exemplo, 5 botões. Quando um botão é clicado ele muda de cor. Depois de definidas as cores de todos os botões, eu quero fazer uma verificação da cor de cada botão. Se o botão1 for verde, determinada ação acontece. Se for azul, outra coisa acontece.
Ah sim, eu posso checar um por um, fazer esse código aí para todos os botões, mas são 176, meio complicado.
Mas agora que você postou esse código, eu acho que eu poderia fazer um loop que chama esse método com cada botão como argumento. Em cada loop o método checkButtonColor é chamado com um botão. Vou tentar isso.
Você não precisa escrever esse código para cada botão. Como você disse, basta em cada verificação, você chamar o método. Isso não tem jeito se você precisa testar um por um.
É mesmo, você falou isso: "Agora, se pra cada botão específico for uma ação diferente, aí você provavelmente terá que checar de um em um… " Aí sim, tá certo.
Mas, então, só para ficar claro. Não tem um jeito de eu fazer um loop para mandar todos os botões? Porque eu tentei fazer, mas no loop, eu preciso incrementar ‘1’ no botão que eu vou mandar.
Por exemplo:
Loop 1
checkButtonColor(Botão1);
Loop 2
checkButtonColor(Botão2);
Loop 3
checkButtonColor(Botão3);
Só que assim eu não sei como fazer para ir mudando para o próximo botão. Se fosse uma String daria para adicionar um número correspondente no fim, mas passando botões como argumento eu não sei.
O que eu entendi que dá para fazer é:
buttonVerificaCor
ActionListener{
verificaCor(botão1);
verificaCor(botão2);
verificaCor(botão3);
}
Foi assim que eu entendi. Mas deve ter um jeito menos consumidor de linha de código, não?
Tem sim, desde que você crie uma lista ou um array dos seus botões (o que acredito que você já deve ter feito para criar todos esses botões). Então, você pode usar o iterator para iterar sobre a sua coleção. Se você não tiver os botões em nenhum tipo de coleção, aí realmente vai ter que chamar de um em um.