Ou rmarin! Vamos tentar ensinar o rapaz a pescar! :thumbup:
Caro colega tork! Me diga uma coisa: As ações a serem tomadas dependem unica e exclusivamente da cor do botão, seja este botão qual for?
Ou rmarin! Vamos tentar ensinar o rapaz a pescar! :thumbup:
Caro colega tork! Me diga uma coisa: As ações a serem tomadas dependem unica e exclusivamente da cor do botão, seja este botão qual for?
Sim, dependem da cor do botão.
Eu tenho, por exemplo, 5 botões. Quando um botão é clicado ele muda de cor. Depois de definidas as cores de todos os botões, eu quero fazer uma verificação da cor de cada botão. Se o botão1 for verde, determinada ação acontece. Se for azul, outra coisa acontece.
Valeu,
Tork
Olá,
Não se se eu entendi bem, mas pelo que eu entendi, cada possível ação está associada a uma cor, e não a um botão específico, certo?
Se for assim, você pode criar um método de verificação assim:
private void checkButtonColor( JButton button )
{
if( button.getBackground==Color.WHITE)
{
//do something
}
else if( button.getBackground==Color.BLACK)
{
//do something
}
…
}
Agora, se pra cada botão específico for uma ação diferente, aí você provavelmente terá que checar de um em um…
[]´s
Tatiana
Ah sim, eu posso checar um por um, fazer esse código aí para todos os botões, mas são 176, meio complicado.
Mas agora que você postou esse código, eu acho que eu poderia fazer um loop que chama esse método com cada botão como argumento. Em cada loop o método checkButtonColor é chamado com um botão. Vou tentar isso.
Valeu.
Oi,
Você não precisa escrever esse código para cada botão. Como você disse, basta em cada verificação, você chamar o método. Isso não tem jeito se você precisa testar um por um.
[]´s
Tatiana
É mesmo, você falou isso: "Agora, se pra cada botão específico for uma ação diferente, aí você provavelmente terá que checar de um em um… " Aí sim, tá certo.
Valeu!
Mas, então, só para ficar claro. Não tem um jeito de eu fazer um loop para mandar todos os botões? Porque eu tentei fazer, mas no loop, eu preciso incrementar ‘1’ no botão que eu vou mandar.
Por exemplo:
Loop 1
checkButtonColor(Botão1);
Loop 2
checkButtonColor(Botão2);
Loop 3
checkButtonColor(Botão3);
Só que assim eu não sei como fazer para ir mudando para o próximo botão. Se fosse uma String daria para adicionar um número correspondente no fim, mas passando botões como argumento eu não sei.
O que eu entendi que dá para fazer é:
buttonVerificaCor
ActionListener{
verificaCor(botão1);
verificaCor(botão2);
verificaCor(botão3);
}
Foi assim que eu entendi. Mas deve ter um jeito menos consumidor de linha de código, não?
Olá,
Tem sim, desde que você crie uma lista ou um array dos seus botões (o que acredito que você já deve ter feito para criar todos esses botões). Então, você pode usar o iterator para iterar sobre a sua coleção. Se você não tiver os botões em nenhum tipo de coleção, aí realmente vai ter que chamar de um em um.
[]'s
Tatiana
É, na verdade eu não tenho eles em uma coleção. Eu criei os botões por loop.
Só uma pergunta: o que é o iterator?
Pode colar o código de criação aqui?
Ué, o código é um loop que gera um linha de texto.
Por exemplo:
for (int x = 0; x < 16; x++){
System.out.println("private JButton botao"+x);
}
Aí, eu peguei essas linhas e colei no código.
Onde você setta as cores destes botões?
Quais as cores que você usa?
Dá pra colocar o código inteiro aqui, pelo amor de Deus:!::?:
[quote=tork]Ué, o código é um loop que gera um linha de texto.
Por exemplo:
System.out.println("private JButton botao"+x);
}
Aí, eu peguei essas linhas e colei no código.[/quote]
Pra começar, não faça isso!!! Use um for, mas no programa mesmo… algo assim:
JButton botao;
botao = new JButton();
botao.setName("botão" + x);
seuContainer.add(botao);
}
observa ali que eu coloquei um nome interno pra cada botão, você pode usar isso ou colocar os botões também em uma lista, para você poder iterar por ela mais tarde.
flw
Tork, e fazendo desta forma que o dudaskank falou, você pode chamar o método de verificação das cores dos botões para cada elemento da sua coleção, usando o Iterator.
[]´s
Tatiana
Olá tork!
quando vc respondeu ao Thingol, vc disse:
Teria como vc postar aqui o seu código referente a aos loops que criaram os botões?
Não dá para postar o código aqui, é muito grande. Eu fiz de um jeito muito ‘primitivo’. O jeito que o dudaskank falou é melhor e eu não tinha pensado nele. Na verdade, eu estou fazendo isso de xereta e é por isso que eu usei um código tão trabalhoso.
Mantu, os loops que eu fiz foram só para gerar um texto-código que eu colei no arquivo java. O texto-código era algo como
private JButton botao1;
private JButton botao2;
//etc.
Vou arrumar meu código e posto aqui qualquer coisa.
Valeu !
Olha só então:
Vc deve estar inserindo estes botões em um JFrame ou JDialog ou JPanel, certo?
Todas essas 3 classes aí têm um método chamado getComponents que retorna um array de objetos do tipo Component. Um objeto do tipo JButton é, também, um objeto do tipo Component, assim como objetos do tipo JTextField, do tipo JLabel também o são.
Sendo assim, vc pode obter, a partir do seu JFrame(ou JDialog ou JPanel, etc) um array com todos os componentes da sua tela. Daí, você poderia fazer uma iteracao sobre este array e, a cada elemento, primeiro você “perguntaria” se ele é um do tipo JButton; se for, então vc verifica a cor dele e faz o que for necessário; se não for, vc passa batido.
Tenta fazer allgo assim e depois nos conte se conseguiu, ou se é viável essa solução, ok?
Valeu Mantu, vou ver isso que você falou também!
outra opção é, usando esse mesmo getComponents() que te retorna o array de componentes, é ir vendo o nome de cada um e se começa com “botão”, ou ainda ver se o componente é um JButton usando:
arrayDeComponentes[i] instanceof JButton
que te retorna true… mas isso se vc não tiver nenhum outro JButton no container claro, senão não da pra usar…
flw