Loucura minha ou faz sentido?

Olá pessoal,

Inicialmente, sou novo nesse fórum e na parte de arquitetura. Ainda tenho MUITO o que estudar, e vou fazê-lo. Ademais, gostaria de pedir que caso eu fale alguma boa abobrinha, me perdoem pois sou realmente novo na parte de arquitetura.

Mas bem, eu estava pensando aqui e vi que na aplicação nós temos muitos POJOs, muitos DTOs, e todos eles com vários getters e setters. E bem, eu entendo o pojo como sendo apenas o repositório de dados da coisa toda, logo, nenhum Getter/Setter na minha opinião deve conter lógica alguma, nem uma conversão sequer. E bem, eu estava pensando em fazer algo mais ou menos assim:

Pojo: Student.java

package xyz;

public class Student {
	private String studentName;
	private String studentGrade;

public Student(String studentName, String studentGrade) {
		this.studentName = studentName;
		this.studentGrade = studentGrade;
	}
}

DataExtractor: StudentExtractor

package xyz.extractor;

public class StudentExtractor{

//método básico de getInstance();

public String getStudentName(Student student){
		//Por reflection, muda a permissão do atributo do objeto
		//e assim consegue retornar o resultado como quiser, ex:
		Student readableStudent = Utils.unlockObject(student);
		return student.studentName + "teste";
	}
}

Nesse caso, eu teria getters e setters em apenas um objeto, separado, não pelas instâncias dos objetos, assim como o meu simples POJO seria Lock e essa classe de Extractor, por ex, não seria acessível à todos os commiters do projeto, por exemplo. O POJO serviria apenas como depósito mesmo de dados, nenhuma lógica e nem getter e setter nessa história.

Obviamente teria como trabalhar melhor essa classe de Extractor, criando uma superclasse ou até mesmo um abstract.

O que me preocupa aí talvez é o tempo que a JVM levaria pra converter a permissão do atributo de private p/ public.

Faz sentido ou é loucura minha mesmo? rs. O que vocês acham?

Obrigado!