[quote=eduveks][quote=chun]
Qual a vantagem de usar Lua dentro da plataforma java? qual a vantagem do LUA sobre a sintaxe java ?[/quote]
Já ouviu falar em linguagens de script pra Java???.. Rhino, JudoScript, Groovy, JRuby, JPhyton, etc… e também há o LuaJava… segue o mesmo gênero…
Vantagens existe muitas, imagina um sistema q tem q gerar relatórios, seja web-based ou desktop, o cliente sempre que quiser um realtório diferente com um campo a mais ou um campo a menos, ai tem q ir no Java, abrir uma IDE, fazer a alteração, compilar, testar, há ainda não tá bom, volta altera, compila, testa, tá bom, gera jar e deploy…
Se usar uma linguagem de script para fazer os relatórios sempre q for preciso uma alteração basta ir alterar o arquivo do script e boa já esta, em runtime não precisa fazer reset a nada e boa…
Scripts colocamos nas partes dos projeto q exigem muitas mexidas, e também em partes que o cliente vai poder meder, e ter independência, assim o cliente não precisa de saber Java e nem compilar classes e gerar jars e associar ao nosso projeto, basta ele ter minimos conhecimentos de programação para poder alterar o q ele quer…
Eu costumo fazer em todos os meus projetos no config, faço um arquivo config.lua, que é executado pelo LuaJava… alterou o config blz… altera em runtime e esta tudo funcionando, além de poder colocar um while, if e tudo mais dentro do config caso seja necessário.
As linguagens de script são muito úteis, basca começar a explorar uma e verá a potencialidade delas e a onde podem ser melhor encaixadas…
Lua tem a vantagem de ser a mais fácil entre elas, poucas keywords, limpinha, não é case-sensitive, não obriga pontuação, etc… é considerada umas das linguagens mais fáceis, e o cliente fica todo satisfeito por poder saber q quando ele quiser fazer alguma alteração besta, basta ele ir lá no arquivo xpto.lua e alterar uma coisinha de nada, e boa…
E Lua também pode ser compilada, caso queira ter uma maior proteção e não deixar o código visível, pelo q sei é a única linguagem de script q suporta isto, ela gera um arquivo de bytecode próprios, seguindo a idéia do Java.[/quote]
Qual a vantagem de Lua sobre o Groovy ?