Eu tenho um note, um Lenovo, gosto mto dele. Recentemente um amigo de trabalho me mostrou o MacBook dele, achei mto bom. A interface é mto show, você consegue instalar o Windows nele, caso tenha necessidade de utilizar o SO, e tem várias outras coisas legais. Fora que para quem tá acostumado com Linux é mto massa, só abrir o shell e é tudo bem parecido. Só não gostei do fato de ter somente 1GB de ram, não sei como é o consumo de memória nele, ainda mais se for utilizar para desenvolver, mas se hoje eu fosse comprar um note consideraria o Mac como primeira opção.
Você já usou um mac? (Não é para criar flame, apenas perguntando…)[/quote]
então cara…usar, usar mesmo eu nunca usei… eu só vi um cara mostrando na facu a uns meses atras…quando eu ainda fazia facu…rs
mais enfim… aquestão…é que é muuuito mais caro… o SO dele é mais bonito, mais produtivo, bom isso é mesmo, mais tipo, não to dizendo que ele não vale o q é cobrado (nem que ele vale), mais não iria gastar mais do q 2K, 2,5 com pc…mesmo que seja um note… mesmo que seja um mac…
talvez quando eu for senior eu gaste…rs
Também pensei um pouco sobre a memória, mas descobri que pra fazer um upgrade nisso, é tão fácil quanto trocar a bateria. Vou colocar uns 4gb quando ficar melhor de grana. ^^
Valeu a quem opinou, vou de Mac mesmo. Depois posto aqui sobre a experiência.
Então galera, peguei meu macbook… e realmente vale a pena!!!
O negócio é rápido mesmo, mesmo com 1gb de ram… roda muito bem eclipse e netbeans, principalmente netbeans. O teclado é diferente, e tive uma certa dificuldade no começo com os acentos, mas em 2 horas usando já estava acostumado, hehe… As janelas do javax.swing no mac pegam emprestadas o tema nativo como default, uma coisa muito agradável, se tratando de um visual tão bonito. O terminal é muito parecido com o do Linux, o que é um baita ponto positivo.
Trocar janelas com o Exposè é tão intuitivo e rápido, que vai ser difícil usar windows sem sentir falta disso…
A estrutura do note é uma beleza… no teclado, tem aqueles botões clássicos de multimídia que costuma vir nos notes, mais alguns que aproveitam a compatibilidade com o os x, como o botão que chama o exposè, e o que chama os widgets. Mas acabo usando mais os atalhos de cantos da tela pra essas coisas. E falando em tela, tem um excelente contraste e controle de brilho pelo teclado, e o tempo de resposta é excelente. O MagSafe foi uma baita jogada também…
Depois de uns dias de uso, penso se é mesmo necessário dar um upgrade na ram, pois 1gb aqui abre tranquilo tudo o que eu já costumava usar.
E a compatibilidade? Tipo vídeos, jogos?
Até tenho vontade de comprar um, mas se eu encontrasse algum problema iria acabar colocando o windows nele, dai acredito que o hardware não ia ser tão bem aproveitado e já não valeria mais a pena ter um mac.
[quote=dm_thiago]E a compatibilidade? Tipo vídeos, jogos?
Até tenho vontade de comprar um, mas se eu encontrasse algum problema iria acabar colocando o windows nele, dai acredito que o hardware não ia ser tão bem aproveitado e já não valeria mais a pena ter um mac.[/quote]
Bom, se você gosta de jogar no pc então fica com o windows mesmo. Tem alguns jogos pra mac, mas a biblioteca de jogos do windows é bem maior. Pra mim que sempre joguei em consoles, não sinto diferença nenhuma, mas pra quem joga no PC não sei como fica. De qualquer modo, em testes realizados em alguns sites, o windows rodou melhor em macs que em PCs, mesmo sendo pelo bootcamp, mas não posso te confirmar isso já que não testei. Em questão de vídeos, não sei te passar uma opinião aprofundada… até agora todos os vídeos que eu tinha rodaram beleza aqui, e não precisei instalar nada, e os DVDs de filmes ficam com uma qualidade excelente. Se não me engano, tem MPlayer e VLC pra mac os x.
Voce comprou mesmo o do 1 post, o de 2.9K?
[quote=Duende Macabro]Voce comprou mesmo o do 1 post, o de 2.9K?
[/quote]
Sim, esse mesmo.
No site de vendas da ponto frio ta um preço parecido.
Runehart, eae cara beleza?
Cara to querendo pegar um Mac tambem mas ainda estou com algumas duvidas.
Tipo, o mouse comun funciona nele normalmente ou tem que comprar o Mighty Mouse??
Qq voce achou da wireless dele? boa, ruim…
O audio dele é bom mesmo ou parece os dell 1525?
Teclado?
Tela…
e o principal, a bateria realmente dura as 4,5 horas prometidas ou é papo de vendedor?
Estou em duvida entre um Dell XPS e um Macbook a diferença de preço do Dell pro Mac está abisurda… estou aqui esforçando meus miólos para saber o que tem de tao bom nesse dell pra custar 800,00 moedinhas mais caro do que um Mac(Pelo preço a vista)… e olha que o mac ainda vem com um 2.4ghz e nao o 2.0ghz.
Só aguardando vender o meu HP agora…
E ae! Respondendo:
Também tive essa dúvida no início, mas funcionam sim. USB é só plugar e usar, Bluetooth é só configurar, funciona redondo. ^^
Nunca usei wireless antes, então não tenho base pra comparação… mas não tenho do que reclamar da wireless aqui.
A qualidade sonora é excepcional, se levar em conta que são caixinhas pequenas… não é muito alto, mas tem qualidade.
As letras ainda estão no padrão qwerty, e botões como shift, enter, tabs, caps lock… estão aí. Mas existem sim vários botões diferentes, e mudam alguns atalhos… leva minutos ou horas pra se habituar. Por exemplo, control c/control v vira command c/command v… e pra colocar acentos também é diferente:
option+e = agudo
option +n = tio
option + i = circunflexo
option + crase = crase
option + c = ç
Enfim, option funciona em combinação com qualquer tecla pra retornar algum caractere especial. Isso deixa as coisas mais complicadas pra tarefas simples como um ‘é’, e mais simples para tarefas mais complicadas, como o ‘ção’. O delete deleta para trás, a menos que segure ‘fn’. Para Home e End, segure command e aperte qualquer direção nas setas:
command + cima = Vai pro início do documento
command + baixo = Vai ao fim do documento
command + esquerda = Equivalente do ‘home’
command + direita = Equivalente do ‘end’
O teclado também conta com teclas para controlar multimídia, bem como uma pra ejetar o dvd, duas pra brilho do monitor, uma pro dashboard e outra pro exposè.
A tela é a coisa mais linda! As cores são tão vivas, que imagens 3d parecem mesmo ‘estar lá’ XD Melhor que qualquer monitor lcd que eu já tenha visto.
Provavelmente, papo de vendedor. Porém chega perto das 4 horas sim. 4:30h seria talvez com o pc sem muita atividade no hd, e com o brilho da tela muito baixo.
[quote]
Estou em duvida entre um Dell XPS e um Macbook a diferença de preço do Dell pro Mac está abisurda… estou aqui esforçando meus miólos para saber o que tem de tao bom nesse dell pra custar 800,00 moedinhas mais caro do que um Mac(Pelo preço a vista)… e olha que o mac ainda vem com um 2.4ghz e nao o 2.0ghz.
Só aguardando vender o meu HP agora…[/quote]
Olha, independente do que esse dell tenha, a tranquilidade que o OSX oferece não tem preço, na minha opinião. O que vc compra hoje, vai poder usar por uns 5 nos ou mais. Em junho lançam o Snow Leopard. XD Imagina um sistema que é totalmente otimizado pra processadores intel de multiplos núcleos, pois é… esse é o snow. ^^ Os macbooks que são rápidos hoje, vão ficar ainda mais rápidos com o novo sistema.
Putz… legal cara, obrigado, da ate vontade de pegar ela la na loja duma vez e dpois preucupar em vender meu HP.
Mas só a ultima coisa, saindo novas versoes de softwares e SO como iWorks 09 e o Snow Leopard. É só baixar e instalar? sem custos adicionais?
Bom, isso é coisa que só o Linux faz por você XD
Os softwares da Apple são proprietários, só que bem mais baratos que os da Microsoft. O iWork por exemplo, vc pode conseguir por uns 200 reais, original na loja. O sistema operacional não é muito mais caro que isso, e vc pode pegar um upgrade ao invés do completo, o que sairia pela metade do preço ou menos. As atualizações são gratuitas, mas em casos de lançamentos novos, vc vai precisar comprar. No entanto, é uma questão de opção… os sistemas ‘antigos’ continuam recebendo atualizações.
Bem, é verdade. xD
Mas eu li a respeito de um programa que esta rodando pela Apple que chama Up-to-Date, quem comprar o mac agora durante o inicio do ano ate o final de março pode atualizar o iLife pagando umas taxas de envio só… nao sei se o iWorks entra nessa tbm, mas de toda forma nao vo comprar algo ultrapassado =)
Bem, é verdade. xD
Mas eu li a respeito de um programa que esta rodando pela Apple que chama Up-to-Date, quem comprar o mac agora durante o inicio do ano ate o final de março pode atualizar o iLife pagando umas taxas de envio só… nao sei se o iWorks entra nessa tbm, mas de toda forma nao vo comprar algo ultrapassado =)[/quote]
Boa promoção, queria eu ter pego essa. ^^
Bom, agora já foi, só quando atualizar pro snow mesmo hehe…