Olá pessoal. Recentemente entrei em um novo projeto onde temos uma aplicação Java que se comunica com mainframes através de serviços de mensageria. Nossa aplicação é um servidor de transações, e o módulo administrativo é front end tanto da nossa aplicação como do mainframe. Eu não entendo absolutamente nada sobre mainframes, apenas ouvi falar de algumas coisas relacionadas ao Cobol e DB2. Preciso conhecer pelo menos os fundamentos desse tipo de arquitetura, das melhores formas de comunicação e dos paradigmas utilizados para poder conversar com propriedade com os analistas desse cliente (um grande banco nacional).
Deve começar se concentrando nas especificações do projeto. A não ser que você tenha que programar para Mainframe, aí sim, preocupe-se com isto. Senão, tenha em mente que as regras de negócio não mudam de linguagem para linguagem.
O Cobol é capaz de trabalhar com XML, OO e também existe uma forma de integrar Cobol e Java através de EJB. Tanto é capaz de realizar uma chamada Cobol pelo Java e vice-versa
Verdade, lá onde trabalho usamos essa arquitetura, porém ela foi utilizada pela falta de conhecimento na época de fazer a integração entre Java e COBOL.
Bom se for através de fila de mensagens do banco de dados e JMS em Java é mais simples, porém tem perda de performance e corre o risco de não enviar/receber a mensagem, além de que vai ter a dependência do BD no processo.
Qual o banco de dados utilizado? Lá usamos Oracle, se o seu banco for este também, já vou adiantando alguns links para você.
[quote=Maracuja][quote=Vina]Olá pessoal. Recentemente entrei em um novo projeto onde temos uma aplicação Java que se comunica com mainframes através de serviços de mensageria. Nossa aplicação é um servidor de transações, e o módulo administrativo é front end tanto da nossa aplicação como do mainframe. Eu não entendo absolutamente nada sobre mainframes, apenas ouvi falar de algumas coisas relacionadas ao Cobol e DB2. Preciso conhecer pelo menos os fundamentos desse tipo de arquitetura, das melhores formas de comunicação e dos paradigmas utilizados para poder conversar com propriedade com os analistas desse cliente (um grande banco nacional).
Por onde devo começar?[/quote]
Na maioria (senao todas!) das vezes em que trabalhei em projetos assim, a comunicacao entre a alta plataforma (mainframe) e a baixa plataforma (Front-end em java por exemplo) se dava via mensagens (CICS transaction server + IBM Websphere MQ).
Pelo que entendi vc vai trabalhar somente no Front-end, basicamente vc vai ter que entender quais transacoes vc vai consumir da alta plataforma (entrada e saida, geralmente os bancos tem algo que eles chamam copybook onde existe essa definicao de entrada e saida).
Segundo um dos links que te passei, 90% das 500 maiores empresas da Fortune 500 rodam CICS. Incluindo a maioria dos bancos.
Olá gente. Agradeço pelas respostas. O que eu queria era entender a arquitetura de envio de mensagens, e os links que vocês me passaram supriu minhas dúvidas.
Nesse cliente usamos o WebSphere MQ realmente, e nossa aplicação se comunica via JMS. Já estou estudando para não boiar nesse ponto.
[quote=Vina]Olá pessoal. Recentemente entrei em um novo projeto onde temos uma aplicação Java que se comunica com mainframes através de serviços de mensageria. Nossa aplicação é um servidor de transações, e o módulo administrativo é front end tanto da nossa aplicação como do mainframe. Eu não entendo absolutamente nada sobre mainframes, apenas ouvi falar de algumas coisas relacionadas ao Cobol e DB2. Preciso conhecer pelo menos os fundamentos desse tipo de arquitetura, das melhores formas de comunicação e dos paradigmas utilizados para poder conversar com propriedade com os analistas desse cliente (um grande banco nacional).
Por onde devo começar?[/quote]
Na maioria (senao todas!) das vezes em que trabalhei em projetos assim, a comunicacao entre a alta plataforma (mainframe) e a baixa plataforma (Front-end em java por exemplo) se dava via mensagens (CICS transaction server + IBM Websphere MQ).
Pelo que entendi vc vai trabalhar somente no Front-end, basicamente vc vai ter que entender quais transacoes vc vai consumir da alta plataforma (entrada e saida, geralmente os bancos tem algo que eles chamam copybook onde existe essa definicao de entrada e saida).
Segundo um dos links que te passei, 90% das 500 maiores empresas da Fortune 500 rodam CICS. Incluindo a maioria dos bancos.