Mais essa!

Pessoal… agora que estou fazendo o curso, vou postar várias mensagens aqui enchendo o saco de vc´s… e me perdoem por perguntas idiotas que eventualmente (ou não tão eventualmente assim!) surgirão, ok?

Então, pois é… preciso varrer o valor de uma variável do tipo int e classificar esse valor de acordo com os 5 primeiros números desse valor, exemplo:

tipo valor
A 0XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX
B 10XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX
C 110XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX
D 1110XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX
E 11110XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

Partindo do seguinte código:

[i][b]class pacote_IP{
int IP;

char classifica(){
char classe;

...
        return(classe);

}[/b]}[/i]

Eu tenho que completar o método classifica mas não sei como fazer para varrer a variável IP para verificar os seus números iniciais e consequentemente fazer sua classificação.
Alguém pode me dar uma luz???

O outro problema que eu tenho, é um pouco mais complicado… pelo menos para mim…

[i]Um sistema linear triangular sobre o corpo dos números reais, com n incógnitas e m equações, é um sistema da forma:

a11x1 + a12x2 + … + a1nxn = b1
a22x2 + … + a2nxn = b2

amnxn = bm

onde aij e bi são coeficientes reais. Supondo-se que tais coeficientes estejam representados na matriz A e vetor b, respectivamente, conforme mostrado na classe Java abaixo, implemente o método resolve para calcular uma solução x, se houver, para o sistema representado pela classe.

[b]class sistema{
double A[][], // coeficientes aij
b[], // coeficientes bi
x[]; // solução
int n,m; // dimensões do sistema

void resolve(){
        // Encontra, se houver, uma solução para o sistema Ax=b
   ...
 }

} [/b]

Assuma-se que os coeficientes de A e b já foram lidos e que não houve nenhum esquema de compactação da matriz A.[/i]

Esse, eu nem sei por onde começar! E olha que esse é o exercício da segunda aula!!! Que beleza né!

Pessoal, eu sei que parece comodismo… mas vejam bem… eu sou iniciante mesmo em Java (por isso estou fazendo o curso!), e tenho que entregar um exercíco todo dia… estou me descabelando aki…

um abração e fico bem grato a quem puder ajudar!!!

o 1o problema eu nao entendi o que voce quer

o 2o problema eh bem simples, igual no colegial.

A primeira variavel vc ja sabe, pq Amn*Xn = Bm

logo Xn = Bm / Amn

com isso, voce sabe a variavel da ultima linha, dai, voce substitui esse valor na equacao que soh aparece Xn e Xn-1, ai voce descobre o Xn-1, e faz assim sucessivamente ateh achar X1

Olha, no primeiro problema, eu resolveria da seguinte maneira (talvez não seja a melhor solução):

[code]// codigo acima …
TreeSet ts = new TreeSet();

ts.add(new MyNumber(500)); // ou MyIPNumber(…)
ts.add(new MyNumber(20));
ts.add(new MyNumber(427));

Iterator iter = ts.iterator();

while (iter.hasNext()) System.out.println(iter.next());
/* o resultado da saida sera:
20
427
500
*/

// codigo abaixo…

class MyNumber implements Comparable
{ private int someNumber;

public MyNumber(int n) { someNumber = n; }

public int getNumber() { return someNumber; }

public void setNumber(int n) { someNumber = n; }

// definicao de compareTo() por contrato com a interface Comparable

public int compareTo(Object o)
 {     MyNumber ox = (MyNumber)o;
        if (someNumber < ox.getNumber()
              return -1;
        else if (someNumber > ox.getNumber())
              return 1;
        else return 0;
  }

}
[/code]

O código acima usa uma coleção TreeSet(). Uma característica dessa coleção é que os elementos são obtidos ordenadamente. Para garantir o ordenamento, a classe dos objetos deve implementar a interface Comparable.

Desse modo o iterador irá retornar os números sempre na ordem, independentemente da ordem de inserção na coleção.

Espero ter ajudado.
Abraços.[/i]

Oops…

A classe MyNumber, deve implementar um método toString(), que será utilizado pelo iterador durante a chamada a next():

[code]//dentro da classe MyNumber

public String toString() { return “” + someNumber; }
[/code]

:? Foi mal…