Mais um SCJP rodando por ai... xD

Ola galera!

Acabei de passar na SCJP. Score de 87%.

Bem, como ja vi que e tradicao eu vou relatar sobre java e a SCJP.

Comecei a estudar Java de verdade a uns 4 meses. Antes tinha tido algumas experiencias com Java (RNA ,etc), mas nada muito profundo ou que nao precisasse do google diversas vezes. Mas o que me ajudou foi a experiencia boa que ja tive com C++ e C. Quanto aos exercicios eu so me aprofundei no Whizlabs, o Testkiller fiz MUITO pouco.

Estudei todos os seguintes livros e apostilas:

Caelum FJ11,
Java 6 Como programar Deitel,
Java como programar em 21 dias,
Head first design patterns,
Kathy Sierra & Bates SCJP 5,
Todos os resumos dos capitulos la no JavaFree,

Bem, na verdade desses 4 meses eu estudei so uns 2 direito, rsrsrs. O resto eu passava ate 1 ou duas semanas sem estudar nada.

Uma coisa que eu dou dica pro teste: SEMPRE CODEM OS EXEMPLOS!!!

1. Tomem MUITO cuidado, as coisas que parecem mais obvias em 98% dos casos sao pegadinhas.

2. Uma boa parte da prova é herança, sobrecarga e sobrescricao. Vale a pena lembrar MUITO bem isso no capitulo 1 ou 2 do SCJP 5.

3. Usem uma especie simples de UML pra resolver as questoes de herança, sobrecarga, sobrescricao. AJUDA MUITO. voce nao tem que perder tempo lendo o codigo 2000x.

4. O TestKiller tem uma boa parte da prova.

5. O melhor sao os exercicios do Whizlabs.

6. Tomem muito cuidado com os detalhes de acesso (public, protected, private, etc). Ai mora muito do perigo.

7. Collections e generics voce tem que saber de cor.

8. Threads nao foi tao pesado, basicamente as regras basicas sobre threads e pra que servem os metodos (yield, sleep, etc).

9. RELEIAM MUITO, MAS MUITO MEEEESMO os resumos dos capitulos.

Nao se preocupem com o tempo ,dá numa boa! Sempre que cansar dá uma pausa de uns 2 min e volta.

Bem galera, é isso! :smiley: :smiley: Eu nao fui melhor pq fiquei sem saco pra resolver duas questões e marquei qualquer coisa. Mas o meu score foi até bom pra quem estudou tão pouco quanto eu. E bem, é isso!!!

Mais um SCJP!! :smiley: :smiley: :smiley:

Objetivos futuros:

Ate julho do ano que vem ter SCWCD e SCEA, começar a programar pra TVDigital.

That’s all folks! :smiley:

[color=green]Olá.

Parabéns aí cara, fez um score muito bom.

Eu pretendo fazer a prova no ano que vem, vamos ver no que é que vai dar.

Até.[/color]

Parabens !!! :wink:

Obrigado, obrigado!

Vou dar uma relaxada nos estudos mais ou menos 1 semana, so estudar a caelum FJ21 aqui numa boa… Depois voltar a ativa e preparar pra SCWCD! xD xD

E se precisarem de alguma dica da SCJP, so falar! :smiley:

Parabéns.To feliz que vc falou que não caiu nenhuma questão de Regex.

Ah, eu nem falei mas caiu sim! hehehe! Muito pouco mais caiu!

O que mais contou foram as velhas e boas pegadinhas…

Parabéns Sergio!

Já tem planos para a próxima?

viu…
falei pra vc q nao era um bixo de 7 cabeca…
tu foi bem ate…
=)
parabens

"

uma pergunta ai pessoal…

eu tenho opção de idioma?

ou e so em ingles?

[quote=Jeferson_Manetti]uma pergunta ai pessoal…

eu tenho opção de idioma?

ou e so em ingles?[/quote]

depende do exame! SCJP tem a opcao em portugues!!

e parabens ao novo SCJP.

Para quem está estudando:

Não é necessario para o exame! Na verdade somente o livro da kathy, a ideia de usar outras bibliografias é somente para reforçar os estudos e ver como outro(s) autor(s) abordam o tema…
So o deitel dar quase 700 paginas sem entrar na parte de JEE…

Aproveitando que vc falou de Collections, é o assunto do meu blog dessa semana quem quiser dar uma passada por la está convidado rs! link

Olá,

Realmente nao e necessario Design patterns pra certificação, mas é algo obrigatorio pra quem quer aprender java de verdade.

Outra coisa, blogs no estilo do Camilo sempre contém muita coisa interessante MESMO pra certificação. E vale a pena dar um olhada no guia de estudo pra certificação dele la no blog. Eu fui olhar pra ver se usava a um mes atrás mas ai quando eu li tuod eu descobri que ja usava , rsrsrs.

Abraço!

[quote=Sergio Figueras]Olá,

Realmente nao e necessario Design patterns pra certificação, mas é algo obrigatorio pra quem quer aprender java de verdade.

Outra coisa, blogs no estilo do Camilo sempre contém muita coisa interessante MESMO pra certificação. E vale a pena dar um olhada no guia de estudo pra certificação dele la no blog. Eu fui olhar pra ver se usava a um mes atrás mas ai quando eu li tuod eu descobri que ja usava , rsrsrs.

Abraço![/quote]

Ah! Claro Design Patterns é essencial na vida de um programador, desenvolvedor etc… so citei para quem for iniciar o estudo nao achar que faz parte e ficar “perdendo” tempo no momento que nao pode ser favoravel.

obrigado por citar o blog!
flw!

Parabéns Sergio e obrigado pelo depoimento! :slight_smile: