Bem, como ja vi que e tradicao eu vou relatar sobre java e a SCJP.
Comecei a estudar Java de verdade a uns 4 meses. Antes tinha tido algumas experiencias com Java (RNA ,etc), mas nada muito profundo ou que nao precisasse do google diversas vezes. Mas o que me ajudou foi a experiencia boa que ja tive com C++ e C. Quanto aos exercicios eu so me aprofundei no Whizlabs, o Testkiller fiz MUITO pouco.
Estudei todos os seguintes livros e apostilas:
Caelum FJ11,
Java 6 Como programar Deitel,
Java como programar em 21 dias,
Head first design patterns,
Kathy Sierra & Bates SCJP 5,
Todos os resumos dos capitulos la no JavaFree,
Bem, na verdade desses 4 meses eu estudei so uns 2 direito, rsrsrs. O resto eu passava ate 1 ou duas semanas sem estudar nada.
Uma coisa que eu dou dica pro teste: SEMPRE CODEM OS EXEMPLOS!!!
Tomem MUITO cuidado, as coisas que parecem mais obvias em 98% dos casos sao pegadinhas.
Uma boa parte da prova é herança, sobrecarga e sobrescricao. Vale a pena lembrar MUITO bem isso no capitulo 1 ou 2 do SCJP 5.
Usem uma especie simples de UML pra resolver as questoes de herança, sobrecarga, sobrescricao. AJUDA MUITO. voce nao tem que perder tempo lendo o codigo 2000x.
O TestKiller tem uma boa parte da prova.
O melhor sao os exercicios do Whizlabs.
Tomem muito cuidado com os detalhes de acesso (public, protected, private, etc). Ai mora muito do perigo.
Collections e generics voce tem que saber de cor.
Threads nao foi tao pesado, basicamente as regras basicas sobre threads e pra que servem os metodos (yield, sleep, etc).
RELEIAM MUITO, MAS MUITO MEEEESMO os resumos dos capitulos.
Nao se preocupem com o tempo ,dá numa boa! Sempre que cansar dá uma pausa de uns 2 min e volta.
Bem galera, é isso! Eu nao fui melhor pq fiquei sem saco pra resolver duas questões e marquei qualquer coisa. Mas o meu score foi até bom pra quem estudou tão pouco quanto eu. E bem, é isso!!!
Mais um SCJP!!
Objetivos futuros:
Ate julho do ano que vem ter SCWCD e SCEA, começar a programar pra TVDigital.
Não é necessario para o exame! Na verdade somente o livro da kathy, a ideia de usar outras bibliografias é somente para reforçar os estudos e ver como outro(s) autor(s) abordam o tema…
So o deitel dar quase 700 paginas sem entrar na parte de JEE…
Aproveitando que vc falou de Collections, é o assunto do meu blog dessa semana quem quiser dar uma passada por la está convidado rs! link
Realmente nao e necessario Design patterns pra certificação, mas é algo obrigatorio pra quem quer aprender java de verdade.
Outra coisa, blogs no estilo do Camilo sempre contém muita coisa interessante MESMO pra certificação. E vale a pena dar um olhada no guia de estudo pra certificação dele la no blog. Eu fui olhar pra ver se usava a um mes atrás mas ai quando eu li tuod eu descobri que ja usava , rsrsrs.
Realmente nao e necessario Design patterns pra certificação, mas é algo obrigatorio pra quem quer aprender java de verdade.
Outra coisa, blogs no estilo do Camilo sempre contém muita coisa interessante MESMO pra certificação. E vale a pena dar um olhada no guia de estudo pra certificação dele la no blog. Eu fui olhar pra ver se usava a um mes atrás mas ai quando eu li tuod eu descobri que ja usava , rsrsrs.
Abraço![/quote]
Ah! Claro Design Patterns é essencial na vida de um programador, desenvolvedor etc… so citei para quem for iniciar o estudo nao achar que faz parte e ficar “perdendo” tempo no momento que nao pode ser favoravel.