Mais um SCJP5

Aliás, eu gostaria mesmo, que a prova fosse díficil e exigisse muito, para evitar que pessoas sem conhecimento, sem experiência, que somente dão uma lida em um livro, decoram algumas coisas passam e podem se dizer programadores certificados pela sun.

Gostaria que fosse mesmo mais díficil e exigisse mais… (quer dizer, se ela não é tão dificil mesmo como dizem). Pois acho que a certificação fica com moral baixa por ter tanta gente descapacitada sendo certificado.

Pois é… é esta a questão que quis abordar no primeiro post meu deste tópico. As vezes ficar 30 minutos lendo uma página, pode valer mais do que ler durante duas ou três horas um monte de páginas.
Por isso que fico indignado quando há depoimentos de pessoas dizendo que estudam 3 semanas, 1 mês, fazem a prova e passam. O que eles fazem? Certamente a leitura deles não foi tão minuciosa assim. Eu várias vezes faço isso… leio várias vezes a mesma página, mesmo item, até saber que entendi. E por isso que pergunto: será que sou muito crítico e exigente comigo mesmo por fazer isso??? Porque outros que passaram na prova com pouco tempo de estudo certamente não deram tanta atenção a detalhes assim.

Entende Camilo… é Camilo seu nome né?
Mas acredito, que o único prejuizo que tenho em estudar assim, é demorar mais para finalizar os estudos… pois ganho muito mais em conhecimento e preparação assim… [/quote]

nao bote muita pressao em cima de vc… estude e entenda apenas isso é essencial… vc é diferente de qualquer outra pessoa, como eu sou, e Rafael etc… entao nao tente vc se comparar com alguem… senao isso vai atrapalhar seus estudos… crie uma metodologia propria e a que vc se sinta confortavel, e seja produtivo para vc… claro que existe metolodologias em comum que ajudam bastante… porem sempre vai ter um percentual que é mais para o “seu EU”.
Eu mesmo na epoca que estudava, mandava mp para uns cara aqui do forum, pedindo dicas, conforme a experiência deles ja obtidas… e as vezes as tacticas de estudos de uns era bem parecido com a minha e perguntava a respeito… isso tudo ajuda… ainda mais quando trabalhamos, faculdade, certificacao(+ namorada para aqueles q tem) so isso ja é pressao e ainda vc colocar mais em cima de si mesmo… vai dar um treco… uhauau

flw! Bons estudos…

Sim

Pois é cara… cada um tem seu ritmo… seu método de estudo, não se preocupa com as outras pessoas cara, se preocupa com você… Eu gosto de ler esses relatos do pessoal que passou ou que reprovou e ver como eles estudaram, como foi a prova, etc. E nisso aprender mais e adaptar ao meu estilo. Mas saiba que cada um tem o seu mesmo.

Eu só consegui começar a aprender mesmo quando comecei a fazer meu resumo e programar os códigos que eu imaginava… a idéia nem é mesmo você fazer o resumo pra estudar por ele depois, o aprendizado tá na criação do resumo… pelo menos é o que eu acho e foi meu método de estudo.

Mas não se preocupa cara, não coloca pressão em cima de você não… estuda com calma, de acordo com seu ritmo. Leve o tempo que for, você vai saber quando estiver pronto… os simulados vão te dizer, e se por acaso for fazer o whizlabs, não se assuste com os resultados dele :shock: hahahaha

Abração e boa sorte na sua tragetória

Tá… Valeu mesmo pessoal…

Vou indo, devagar e com meu perfeccionismo… mas encomendei o voucher alguns dias atrás e até julho ou um pouco mais quem sabe quero fazer a provinha.

Abraços.

–> EDITADO <–

Desculpem aí. Dupliquei o post sem querer.

[quote=fernandoeick]Parabéns… Quanto tempo de estudo diário?

As vezes eu vejo relatos de pessoal falando que estudou por um, dois meses ou menos ainda. Já vi relatos dizendo que estudaram por algumas semanas, por poucas horas por dia e passaram. Aí fico pensando, será que sou eu que sou muito preocupado e exigente demais comigo mesmo, ou será que a prova é tão fácil assim que é só chegar, fazer e passar… por que não vejo como se preparar em tão pouco tempo, e eu apesar de já atuar profissionalmente com java há mais de seis meses, sendo que já estudava antes, encontro bastantes dúvidas quando respondo as questões do livro da kathy. Será que esse pessoal vai lá na “sorte” sem segurança e consegue passar??

RafaelF, pelo seu relato, percebi que você teve uns quatro meses de preparação.
:arrow: Você conseguiu absorver todos os tópicos?
:arrow: Foi fazer a prova com segurança de que passaria ou com receio de não passar?
:arrow: Como você ia nos mocks e no questionário do livro??[/quote]

Fernando, eu também tenho as mesmas impressões que você.
As vezes aparece umas pessoas aqui no GUJ, que praticamente com uma lida rápida no livro fazem a prova com os pés nas costas.
Mas como o LPJava disse no seu blog, o objetivo deve ser aprender pra vida inteira, e não apenas para passar na prova.
Acredito que tenham pessoas com mais facilidades do que nós.
Abraço.

Eu acho que esta colocação não é a ideal e o ponto mesmo não é este. Modéstia a parte, este é um dos meus pontos mais fortes… Facilidade de aprender (aliás isto é essencial em desenvolvimento - temos que aprender a aprender). É por isso que eu fico tão indignado com alguns relatos.

Eu acho que poderia fazer a prova (considerando somente os tópicos que já estudei) e passar, com folgas - baseado no relato do pessoal que passa com pouco tempo de estudo - Porque a impressão que estes me deixam, é que a prova é fácil. E por isso que conclui que estou um pouco exigente comigo mesmo… embora acho que estou certo de ser assim…

:idea: Por isso acho que a questão não é facilidade de aprender ou não… a questão é o quanto cada um se cobra, quanto tempo cada um leva pra ficar seguro sobre seus conhecimentos - porque tem gente que não sabe nada e se acha o cara (e acaba indo fazer a prova e passa, na cara e na coragem), e tem gente que sabe muito, estuda cada vez mais, e sempre acha que tem mais coisas a aprender - e é nisso que eu acho que estou me encaixando (quem sabe você também rmalati)- não no caso do saber muito, mas sim no de estudar e sempre achar que tem mais coisas para aprender.

Abraços.

A prova não é nem um pouco fácil, só com estudos você não passa, diria que ajuda a matar 50% da prova em média, porém simulados e exercícios complementam os seus estudos e a sua nota aumenta consideravelmente. Quem acha que a prova é fácil está bem enganado, já vi relatos que na Europa o índice de reprovação é maior que de aprovação.
Não se baseie muito no “eu acho”, aliás nunca vi ninguém dizendo que estudou um pouco e passou para essa prova, e se disse, tenho minhas dúvida, no mínimo quer se acha “o tal” mostrando que não precisa estudar para passar. A dica é sempre a mesma, estudar muito, entender todos conceitos, e praticar.

Abraços.

Então dá uma olhadinha neste fórum de certificações, em posts mais antigos, que você verá relatos de pessoal que estudou pouco. Ou pelo menos falou que estudou pouco.

Acho que o pessoal poderia relatar os casos de que não passaram, sem vergonha disso. Mostrar os pontos que erraram ou que subestimaram a prova. A gente entra no guj e só ve o pessoal passando e, em alguns casos, estudando em um período muito curto de tempo.

Então fica ai a dica para o pessoal, se não passarem, não fiquem com vergonha, voces podem ajudar alguém que acha estar preparado, mas não está.

Abraços

[quote=GustavoLaguna]Acho que o pessoal poderia relatar os casos de que não passaram, sem vergonha disso. Mostrar os pontos que erraram ou que subestimaram a prova. A gente entra no guj e só ve o pessoal passando e, em alguns casos, estudando em um período muito curto de tempo.

Então fica ai a dica para o pessoal, se não passarem, não fiquem com vergonha, voces podem ajudar alguém que acha estar preparado, mas não está.

Abraços[/quote]
Oi
http://www.guj.com.br/posts/list/63243.java ta aí o meu depoimento de quando fiz a primeira vez e já vi outros tópicos de não passei no forúm sim, é só dar uma procurada!!

Bela iniciativa Verônica, todos poderiam fazer o mesmo também quando não passarem no exame, querendo ou não ajudaria a todos.

Abraços.

aproveitando olha o meu

parabéns!